sábado, 12 de agosto de 2017

Efemérides tricolores - 12 de agosto


1904: um grupo de jovens com idades entre 14 e 15 anos, estudantes do Colégio Alfredo Gomes, em Laranjeiras, fundou o Electro Club, no chalé de um velho casarão em ruínas, na rua Conselheiro Gonzaga, esquina da rua Humaitá com o largo dos Leões. Os meninos, frequentadores dos jogos do pioneiro Fluminense, curiosamente estavam fundando aquele que viria a ser o primeiro grande rival do Tricolor: em 18 de setembro daquele ano, o Electro Club passaria a se chamar Botafogo Football Club (hoje Botafogo de Futebol e Regatas).

1906: no jogo final do turno do Campeonato Carioca, no campo da rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras), o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Rio Cricket. Félix Frias e Edwin Cox marcaram os gols tricolores, com Vero assinalando o tento do Rio Cricket. Esta foi uma das nove partidas do Fluminense com seu fundador Oscar Cox em campo. Entre os presentes na arquibancada, estava José Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio Branco, ministro das Relações Exteriores do presidente Rodrigues Alves. O Fluminense encerrou o primeiro turno com 5 vitórias em 5 jogos (a derrota para o Paysandu em 5 de agosto já era o primeiro jogo do returno). Nas semanas seguintes, o Fluminense se consagraria como primeiro campeão do Rio de Janeiro.

1923: em jogo do returno do Campeonato Carioca, disputado no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o America por 3 a 1. Os gols tricolores foram marcados por Moura Costa, Coelho e Nascimento.

1937: no segundo amistoso da viagem ao Rio Grande do Sul, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Força e Luz, no Estádio da Timbaúva, em Porto Alegre. Os gols tricolores foram de Vicentino e Romeu Pellicciari.

1945: em partida válida pelo primeiro turno do Campeonato Carioca, na rua Conselheiro Galvão, o Fluminense derrotou o Bangu por 2 a 1. Os gols tricolores foram de Bilulu (contra) e Rodrigues Tatu.

1950: em sua estreia no Campeonato Carioca, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Olaria. Os dois gols tricolores na partida foram de Orlando Pingo de Ouro. Este foi o primeiro jogo do Fluminense no Estádio do Maracanã, com duração de noventa minutos.

1956: em jogo válido pelo turno do Campeonato Carioca, diante de 44.857 pagantes no Maracanã, o Fluminense venceu o aniversariante Botafogo por 2 a 1. Os dois gols tricolores foram assinalados por Telê.

1959: em jogo válido pela 4ª rodada do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o São Cristóvão por 1 a 0, gol de Maurinho, aos 11 do segundo tempo. A defesa tricolor ainda não sofreu gol na competição. Este foi o 19º dos 20 triunfos consecutivos daquele time: a maior sequência de vitórias da história do Fluminense, entre 31 de maio e 18 de agosto (vejam a lista completa de resultados aqui). Aquela campanha terminaria com a conquista do título estadual pelo Tricolor.

1973: na última rodada do terceiro turno do Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense perdeu para o Vasco por 1 a 0. Com o resultado, o Fluminense terminou o turno empatado com o Botafogo, provocando a realização de jogo extra (vide 15 de agosto). De qualquer forma, o Fluminense já estava classificado para a fase final, por ter sido o campeão do segundo turno (vide 25 de julho). O Tricolor terminaria campeão estadual, na decisão contra o Flamengo (vide 22 de agosto).

1976: a Máquina Tricolor venceu mais uma no Campeonato Carioca: 4 a 0 sobre o Goytacaz, no Maracanã, gols de Carlos Alberto Torres (2, um de pênalti), Rivellino e Doval. Com um dos grandes times de sua história, o Fluminense conquistaria o bicampeonato estadual nas semanas seguintes.

1978: no único Fla-Flu da história no exterior, Fluminense e Flamengo empataram em 0 a 0, no Estádio Riazor, em La Coruña, na Espanha. A partida foi pela semifinal do Torneio Teresa Herrera (troféu que o Fluminense conquistara em 1977 - vide 7 de agosto). Na disputa de pênaltis, apesar de o goleiro tricolor Wendel ter defendido a cobrança de Júnior, o Flamengo venceu por 3 a 1. No dia seguinte, o Fluminense enfrentaria o Deportivo La Coruña na decisão do terceiro lugar, e Flamengo e Real Madrid fariam a decisão (vide 13 de agosto).

1980: o Fluminense venceu jogo amistoso contra o Colatina, por 1 a 0, no Estádio Justiniano de Mello, na cidade capixaba, com gol de Gilberto.

1984: no Stadio Friuli, em Udine, na Itália, o Fluminense derrotou o Milan por 1 a 0, na semifinal do Torneio de Udine. O centroavante Washington marcou o gol da vitória tricolor, aos 21 minutos do primeiro tempo, após lançamento espetacular de Deley, do campo de defesa. Na outra semifinal, o Köln, da Alemanha Ocidental, venceu a Udinese nos pênaltis - assim, Fluminense e Köln disputariam a decisão, dois dias depois (vide 14 de agosto).

2007: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 3 a 0 do Santos, com gols de Luiz Alberto e Thiago Neves (2).

2009: no primeiro Fla-Flu válido por uma competição da Conmebol, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Flamengo, na Copa Sul-Americana, com mando de campo tricolor, no Estádio do Maracanã. O Fluminense iniciava ali a campanha do vice-campeonato na competição continental.

2012: em jogo da 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Engenhão, o Fluminense venceu o Palmeiras por 1 a 0, com um gol de Jean, aos 38 minutos do segundo tempo. Antes da partida, os capitães Marcos Assunção e Fred trocaram as faixas de campeões mundiais, em comemoração dos 60 anos da conquista tricolor (vide 2 de agosto). O Fluminense passou a ter 35 pontos ganhos na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, com 10 vitórias, 5 empates e 1 derrota. Na partida contra o mesmo Palmeiras, no returno, o Tricolor garantiria matematicamente a conquista do quarto Brasileirão de sua história.
Foto: Nelson Perez (Fluminense FC).

****

Aniversariante do dia:

Jean Carlos Dondé (1983), lateral-esquerdo com 3 gols marcados em 21 partidas disputadas pelo Fluminense, na temporada de 2006.

PCFilho

2 comentários:

  1. Parecendo ver no Fluminense uma associação mista, onde a presença de estrangeiros e descendentes de estrangeiros era muito acentuada, Flávio Ramos propôs a Emmanuel Sodré juntar outros companheiros para fundar um clube que prescindisse da participação britânica em sua formação, após terem sido convidados por Oscar Cox para frequentarem os jogos do FFC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reza a lenda que o papelzinho em que trocaram ideias sobre a fundação, durante as aulas no Alfredo Gomes, foi interceptado por um professor de álgebra. Rsrs.

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.