quinta-feira, 22 de maio de 2008

A profecia de Nelson Rodrigues

Acabo de chegar do Maracanã. Não posso deixar para contar depois a história da épica vitória tricolor. Tenho que escrevê-la agora.

Segunda-feira, de madrugada, tive um animado papo com Nelson Rodrigues. Há quem diga que eu estava sonhando, pelo horário e por acharem que Nelson morreu. Como ele sabe das coisas, perguntei a ele sobre o jogo de quarta-feira, contra o São Paulo, no Maracanã, pela Copa Libertadores da América. Ele me respondeu, seco: "O Flu se classificará. Washington desencantará. Ele fará dois gols!" Bom, não sei se os caros leitores acreditarão em mim, mas eu contei sobre o papo a algumas pessoas, antes do jogo, de modo que tenho testemunhas do fato. Conversamos sobre mais algumas coisas, e nos despedimos com as tradicionais "saudações tricolores". Acreditando nas palavras do sábio mestre, fui ao estádio empurrar o meu time.

Quarta-feira, 21:45, Estádio Jornalista Mário Filho. 80 mil tricolores lotam o mais importante estádio do futebol mundial. Assim que o time entra em campo, fazemos a tradicional festa do pó-de-arroz, e começamos uma cantoria que só pararia ao fim do primeiro tempo. Eu estava posicionado na arquibancada amarela, à esquerda das cabines de rádio, como sempre. Acompanhado de minha família, um amigo e mais uma multidão de torcedores apaixonados.

Como freqüentador assíduo de estádios de futebol, e amante do esporte, devo dizer que nunca havia visto uma torcida tão ativa, tão empolgante, tão concentrada no jogo como a que vi hoje. Foi impressionante, de arrepiar! Cantamos o tempo inteiro, e vaiamos muito o time do São Paulo, que errou muito, estando visivelmente apavorado com a massa que cantava contra ele. Essa torcida merecia a classificação!!!

Ainda nos primeiros minutos do jogo, Washington abriu o placar, com um leve desvio que tirou Rogério Ceni do lance! O mesmo Washington que não marcava há não-sei-quantos jogos. Ele desencantou, e a profecia de Nelson Rodrigues começava a se confirmar.

O time jogou muito, e jogou com raça! Por pouco, não ampliou o placar ainda no primeiro tempo, em lindo chute de Thiago Neves, que bateu caprichosamente na trave! Veio o intervalo... 15 minutos de silenciosa tensão no maior estádio do mundo. A massa poupava sua voz para a batalha do segundo tempo. Ainda precisávamos de um gol.

Apesar de continuar bem no jogo, lá pelos 24 minutos do 2º tempo, aconteceu o que todos temíamos: gol do São Paulo. Sempre ele, Adriano. Agora, precisaríamos de dois gols. Eis que, um minuto depois, a torcida já voltava a incentivar o time após alguns segundos de choque, e... GOL!!!! Gol do Fluminense! Dodô, o artilheiro dos gols bonitos, em chute fraquinho! 2 a 1. Novamente, só faltava um gol.

"O Flu se classificará. Washington desencantará. Ele fará dois gols!" O Flu atacava, o time jogava com raça, a torcida empurrava das arquibancadas com uma força que eu jamais vi torcida alguma fazer. Mas o gol não saía.

Quando já estávamos nos acréscimos do juiz, escanteio. 46, talvez 47 do segundo tempo. Thiago Neves foi para a cobrança. Seria talvez nossa última chance. A cobrança do habilidoso meia encontrou a cabeça de Washington. E ele, tal qual seu xará da década de 80, sabe usar a cabeça. A bola entrou. GOL!!!! Vivi um momento de êxtase inexplicável, inenarrável. Chorei. Chorei muito. O segundo gol de Washington! A profecia de Nelson Rodrigues estava quase cumprida. Só faltava terminar o jogo!

O São Paulo ainda teve uma chance de se classificar, mas nosso goleiro Fernando Henrique coroou a belíssima atuação com uma defesa segura. Acabou. O Fluminense se classificou. A profecia estava cumprida. A torcida, os jogadores, e o técnico Renato Gaúcho puderam então comemorar a merecida vitória. A épica vitória! A espetacular vitória!

Obrigado, torcida do Fluminense. Fazemos parte da mais fantástica torcida que uma agremiação esportiva jamais reuniu. Sou Tricolor de Coração...

Obrigado, jogadores do Fluminense. Vocês honraram o manto que vestem, e nos representaram com amor e com vigor! Fizeram a torcida querida vibrar de emoção...

Obrigado, Renato Gaúcho. Você foi o perfeito comandante. A imagem de você, sentado no gramado, ainda emocionado minutos após a vitória, jamais sairá de minha memória.

Obrigado, Nelson Rodrigues. Você provou para nós que não está morto. Você é imortal! E mostrou que sabe das coisas! "O Flu se classificará. Washington desencantará. Ele fará dois gols!" Aguardo ansiosamente nosso próximo papo!

Saudações Tricolores!
PC

6 comentários:

  1. Épico, histórico, inesquecível! Essa classificação vai ficar pra sempre na memória, até mesmo na dos botafoguenses como eu!

    ResponderExcluir
  2. PC, tenho medo de você! Eu sou testemunha, ele me contou essa história antes do jogo! Desse jeito, vai ficar milionário! Qual palpite pro próximo jogo???

    ResponderExcluir
  3. sacanagem esse texto vir logo depois do maracanazo...

    vi a reportagem do jogo e até eu me emocionei... continuo não querendo que sejam campeões, mas acho q vou torcer pra vcs...

    da próxima vez, pede pro Nelson chamar o irmão dele e pergunta sobre os jogos do Mengão!!!

    ResponderExcluir
  4. Corrigindo: o chute na trave foi do Conca, não do Thiago Neves.

    Agora, já sabemos que o próximo adversário é o Boca Juniors. Certamente conversarei com Nelson Rodrigues essa semana, sobre esse confronto espetacular!

    ResponderExcluir
  5. PC

    já passamos pelo Boca Juniors! Estou falando contigo no MSN, mas ler isso me fez relembrar cada emoção que eu senti no jogo no Maracnã contra o SP. Estou arrepiada e em prantos. E acredito em tudo o que você falou, pq em "sonhos" muitas vezes recebemos mensagens! :)

    Bjão querido!

    ResponderExcluir
  6. Nossa... mais de um ano depois eu ainda me arrepio com esse jogo!!! Estava no Rosas, com minha diretora e colegas da faculdade, haviamos acabado de ensaiar nossa peça de formatura - Viúva, porém honesta... o autor? Nelson Rodrigues! Estavamos comendo uma horrorosa comida mexicana (eca!)... na mesa ao lado, paulistas, arrogantes e são paulinos... foi MARAVILHOSO!!!
    E no finalzinho, como só o FLU sabe fazer...
    Que a profecia do 6x0 se concretize!!! Seja ela terminando na prorrogação, ou não! (Eu sinceramente prefiro que não... rs... é demais pro meu coração... rs)

    Bela crônica!!!
    Belo papo com Nelson...
    que venham outros...
    Bjs

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.