quinta-feira, 26 de junho de 2008

Eu acredito

Caros,

Escrevo após o primeiro jogo da final da Libertadores. O placar: LDU 4 x 2 Fluminense. O jogo chegou a estar 4 x 1 para os equatorianos. Ninguém, absolutamente ninguém, acreditava que isso poderia acontecer. Pois aconteceu. Os idiotas da objetividade perguntarão: o que aconteceu com a melhor defesa do campeonato? Há culpados pela derrota? Eu vos respondo: isso não importa!

Tricolores do Céu e da Terra: eu acredito! Você também acredita. Isso é o que importa! Nós seremos os campeões. Isso já está escrito há mais de 10 mil anos, segundo Nelson Rodrigues.

Em 1983, o cronômetro já invadia os acréscimos do segundo tempo quando Assis fez o gol do título estadual, contra o Flamengo. Em 1984, a história se repetiu.

Em 1995, vimos o título escorrer pelas mãos com dois gols rubro-negros no segundo tempo. Mas nada estava perdido. Há exatos 13 anos, Renato Gaúcho fez o gol do título, aos 42 minutos.

Em 2005, perdemos o primeiro jogo da final do Campeonato Estadual: Volta Redonda 4 x 3 Fluminense. Uma semana depois, vencemos por 3 a 1, com gol aos 47 do segundo tempo.

Nesta Libertadores, um gol do São Paulo aos 24 do segundo tempo, e tínhamos 20 minutos para fazer 2 gols. Dodô e Washington fizeram os gols. O segundo aos 46 minutos.

Também nesta Libertadores, já no segundo tempo, nos vimos em desvantagem contra o Boca Juniors. A virada aconteceu, e conquistamos novamente a vaga. É por essas e outras que o sábio escreveu:

"A verdade incontestável é que ninguém ganha da forma como nós ganhamos. As vitórias dos outros são simples, quase sem graça. Algumas beiram a banalidade, ao ridículo, as nossas não. As nossas são cardíacas. As dos outros são previsíveis, esquecidas ao apito do primeiro jogo do próximo campeonato, as nossas são inesquecíveis. Por todos, por nós, pelos adversários e até pelo mais indiferente leigo. As nossas vão da extrema falta de perspectiva, do máximo sofrimento, da crueldade, ao êxtase, ao épico, ao apoteótico. Tudo junto, quase sem fronteiras entre esses opostos."

Seremos Campeões!

PC

3 comentários:

  1. PC

    obrigada pelas palavras que acalentam um coração machucado, mas ainda com esperança. Obrigada por lembrar dos nossos momentos históricos e do poder de superação do Fluminense. Escute o que te digo: ACORDARAM O GIGANTE AGORA ATUREM...

    SEREMOS CAMPEÕES!

    ResponderExcluir
  2. jah digo logo, ganhar essa pelada eh obrigação! a verdade eh q o fluminense tremeu no primeiro tempo, naum suportou a pressao de estar na final da libertadores e amarelou! a sorte de vcs eh q esse time da ldu eh bem fraquinho, e naum kis tentar aumentar no segundo tempo...
    repito: o fluminense tem a obrigação de ganhar essa parada, se naum ganhar, merece voltar pra terceirona (e olha que naum tah longe naum, hein)

    ResponderExcluir
  3. Tiro de meta... gol da LDU!
    O juiz apita o fim do primeiro tempo... gol da LDU!
    Os portões se fecham... gol da LDU!
    Escanteio para o Flu... gol da LDU!

    Mesmo assim, o Flu vai ganhar. Já to vendo que quarta-feira não vou dormir tão cedo...

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.