domingo, 7 de setembro de 2008

Fluminense 0 x 0 Grêmio

Quando dois times empatam, devemos reconhecer: ambos perderam. É uma derrota recíproca e humilhante. O próprio público sai enfurecido e com razão: pagou para ver alguém vencer e alguém perder. Em futebol, qualquer resultado é bom, menos o empate. O empate deprime e desmoraliza os jogadores, o juiz, os bandeirinhas e o público. Convenhamos: só pode ser trágico um sentimento assim universal de frustração. Por exemplo: o jogo deste sábado, no Maracanã, entre Fluminense e Grêmio. Houve um empate, e o placar agrava a situação: 0 x 0! Quando a partida terminou, com o placar rigorosamente virgem, experimentei a seguinte sensação: a de que tudo ia começar de novo. De fato, uma peleja sem gol não existe, não chegou a existir. Eu julgaria procedente uma ação em que os espectadores exigissem seu dinheiro de volta. No futebol, o empate significa a derrota dos 22 jogadores. Considero nítida e insofismavelmente derrotados o Fluminense e o Grêmio. Como explicar tamanho fracasso?

Começo examinando o líder: por que os gaúchos empataram, ou melhor, perderam? Respondo: o líder é fraco. O time é limitado, e o técnico é covarde. Vieram ao Rio para empatar. OK, o Fluminense no Maracanã não é brincadeira. Na Libertadores, foram sete jogos e sete inquestionáveis vitórias. Mas isso não justifica uma postura tão retrancada, tão indigna de um líder do campeonato mais difícil do mundo. Já começo a questionar se o campeonato é mesmo tão difícil assim, pois o que vejo nos gramados brasileiros após as transferências do meio do ano é deprimente.

E por que empatou o meu Fluminense? Ou melhor, por que o meu Tricolor perdeu? Mesmo sem o brilhante Thiago Neves e os bons Cícero, Dodô e Gabriel, o time ainda é forte, ainda cria jogadas. Nesse sábado, foram duas as chances claras criadas. Por duas vezes, de frente para o arco vazio, com o goleiro Victor batido, com a bola nos pés, Washington errou. Todos vociferamos, "é o pior do mundo! o pior!". Injustiça, afinal ele já nos salvou muitas vezes nesse ano de 2008. Mas hoje foi mal. E ainda coroou a partida com uma agressão ao arqueiro gremista, sendo devidamente expulso por isso. Foi por causa da patética atuação do centro-avante que o Pó-de-arroz empatou. Ou melhor, perdeu.

PC, com boas doses de Nelson Rodrigues (1912-1980), cujas crônicas esportivas mantêm uma atualidade tão impressionante que chegam a retratar melhor os jogos de hoje que as crônicas atuais. Alguns trechos do texto de hoje (os melhores trechos, claro) foram adaptados de crônicas escritas por ele entre 1955 e 1959, na extinta revista Manchete Esportiva.

8 comentários:

  1. No último lance, naquela falta batida pelo Conca, o Luis(z) Alberto cabeceou corretamente para a pequena área. Sabe quem era para estar lá e receber esse passe? O Washington, o rei das caneladas, protagonista de muitas jogadas bisonhas e poucas efetivas!

    Vi alguns lances e percebi que o Flu está tendo azar... a vitória era possível nos dois últimos jogos. Por que será? Será que o azarento, fracassado e pessimista Cuca está pondo as asinhas de fora? O técnico mais azarado do mundo, segundo o Guinness! Percebeu como o Flu recuou contra o Fla depois de ter feito o segundo gol? OooooOOooo eu já sabia! É a cara do Cuca isso! Quantos jogos contra o Flamengo esse azarado e fracassado já entregou o ouro? Arre! Ainda bem que esse cara saiu do meu time!

    A Segunda Divisão já se mostrou como uma realidade para o time das Laranjeiras. Que a justiça seja redimida!

    ResponderExcluir
  2. Cara PC eu ia comentar e deixar palavras interessantes, mas estou muito desanimada pra não dizer IRRITADA. Diga-me como esse timeco medíocre e covarde do Grêmio é lider dessa campeonato? Estou tentando puxar pela memória quando vimos um Campeonato Brasileiro com um nivel técnico tão baixo... não me recordo, sinceramente.

    E p o Flamenguista, por favor, lave a boca antes de pronunciar qualquer palavra referente a Fluminense. E por favor, antes de falar de justiça olhe p a história da maior farsa do futebol nacional e entenda que, sem juízes e esquemas de papeletas esse time de mulambos n seria nada, me desculpe.

    PC: foi mal o desabafo, mas mulambo falar de justiça é brincar com a minha cara.

    bjinhos

    ResponderExcluir
  3. O Grêmio mais uma vez mostrou que é o menos brasileiro dos times da série A. Pratica um futebol meio italiano. Mas é possível que acabe ganhando o título.

    ResponderExcluir
  4. Eu não sou molambo, não
    Pra viver tão humilhado
    Eu não sou molambo, não
    Para ser tão desprezado.

    Ser burro-negro é participar do lixo e da escória.

    O Fluminense foi beneficiado por viradas de mesa e esquemas para sair da Terceirona direto para a Primeira Divisão. Tá bem claro que o Flu tem uma dívida a se pagar com a justiça.

    PC, ontem no jogo do Equador, sabe quem tava no gol? Ceballos!!

    Recordar é viver - o Ceballos acabou com você!!!!

    ResponderExcluir
  5. Para seu amigo mulambo....

    antes do Cebalos, Cabanas mandou lembranças e aquilo sim AMIGO foi RIDICULO. Aquilo SIM foi vexatório, mas não adianta, mulambo n enxerga um passo na frente, não reconhece meleca nenhuma e vive de glorias passadas e muitas vezes ROUBADAS (isso p n dizer sempre roubadas).

    Se o Fluminense cair n vai ser por justiça, ateh pq se fosse assim o Flamengo já tinha que ter sumido do mapa dada quantidade de "ajudas" que já tiveram. Cade a justiça, mulambo?

    PAREI.

    ResponderExcluir
  6. E caso n seja mulambo.... caro minoru, se for vasco, POR FAVOR SILÊNCIO, Vascaino atualmente n pode falar de ninguém... e se for botafogo.... nada pode ser mais nanométrico.

    ResponderExcluir
  7. PC, vou chamar o Romicran ou o Saviolli pra me proteger!

    SA!

    ResponderExcluir
  8. Sem briga, pessoal! :)

    zitolito: obrigado pelo comentário, como sempre lúcido.

    minoru: se houvesse justiça no futebol, o Fluminense estaria se preparando para jogar o Mundial.

    bel: tente entender o Minoru. Ele torce para o nanométrico (excelente apelido hehehehe), e ficou ofendido quando vc o chamou de mulambo (que ofensa!!!).

    ST!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.