domingo, 14 de setembro de 2008

Todos derrotados II

Faz pouco tempo que escrevi aqui que os quatro times do Rio haviam sido derrotados na rodada. Os resultados reais haviam sido empates, que nada mais são que derrotas duplas e recíprocas.

Porém, amigos, hoje foi pior! Disse pior e já amplio: bem pior! Os quatro cariocas foram derrotados, e dessa vez derrotados mesmo! O Flamengo foi a São Paulo, menosprezando o atual bi-campeão, achando que teria vida fácil no Morumbi. Claro que era uma impressão equivocada. O rubro-negro perdeu de dois, e poderia ter perdido de mais, não fossem as salvadoras intervenções de Bruno. O Fluminense foi a Santos e, mais uma vez, não chegou a ser nem uma caricatura do time que brilhou na Libertadores. Resultado: 2 a 1 para os santistas. Piores ainda foram os resultados de Botafogo e Vasco. Jogando em pleno Rio de Janeiro, ambos perderam. No Engenhão, festa gaúcha: 2 a 1. Em São Januário, festa pernambucana: Náutico 3 a 1.

Com as quatro derrotas, os quadros do Rio despencam na tabela. Na parte de cima, Botafogo e Flamengo vão dando adeus ao título, e talvez até à vaga na Libertadores. Tenho cá para mim que Grêmio, Cruzeiro, Palmeiras e São Paulo beliscarão o passaporte para a América. Na parte de baixo, Vasco e Fluminense se aproximam perigosamente da Segundona. Eu, na minha condição de pó-de-arroz nato, confesso e hereditário, acredito que escaparemos da degola. Mas o sinal amarelo de alerta está aceso em Álvaro Chaves.

Enquanto isso, na Europa, mais especificamente na Alemanha, o ex-tricolor Thiago Neves estreou bem, tendo participação fundamental na vitória do seu Hamburgo sobre o Bayer. Nós, no Laranjal, já sentimos saudades...

PC

5 comentários:

  1. Botafogo dando adeus à Libertadores? Caindo na tabela? Estamos em quarto ainda! As Éguas Paraguaias Burro-Negras é que estão cada vez mais longe! A disputa pelo título tá se restringindo a Palmeiras e Grêmio. Parece que o fôlego do Cavalinho Grêmio está no final. Acho que vai dar Palmeiras. Na próxima rodada, se não me engano, nem ganhando o Fluminense sai do C4. A situação tá feia. Não dá margem nem pra eu fazer piada.

    SA!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. "Botafogo dando adeus à Libertadores? Caindo na tabela? Estamos em quarto ainda!"

    Minoru, o "ainda" te entregou!!!
    Mostrou o que você realmente está pensando...

    Mas o Botafogo é sem dúvida o melhor carioca do campeonato, o mais lúcido de todos.

    O Fluzão está nas mãos do comandante maluco, e o C4(boa, Minoru) me assusta. Se o time não começar a vencer, vai bater o desespero...

    O Vasco está entregue às moscas e à Dinamite, e no momento, é o segundo pior time do campeonato. O time da colina só "perde" para o Galo mineiro, que vem jogando uma bolinha LAMENTÁVEL!!!

    O Flamengo hoje possui, ao meu ver, o melhor elenco.
    Mas os urubus não se livram do estigma da arrogância...

    ResponderExcluir
  4. Ramón, no final, acabou soando do jeito que você falou. Mas estava apenas respondendo ao comentário do PC, que disse que estávamos dando adeus à Liber...

    Olhando friamente para o Botafogo, eu não me empolgo. Talvez esteja no meu subconsciente essa idéia de que sairemos do G4. Talvez no subconsciente de todo botafoguense exista um pessimismo irresistível, que faça com que os torcedores do Glorioso não acreditem nem mesmo dia 25 de dezembro é Natal.

    PC, dessa você vai gostar. Nelson Rodrigues uma vez escreveu:

    " Ponham uma barba postiça num torcedor do Botafogo, dêem-lhe óculos escuros, raspem-lhe as impressões digitais e, ainda assim, ele será inconfundível. Por quê?

    Pelo seguinte: – há, no alvinegro, a emanação específica de um pessimismo imortal. Pergunto eu: – por que vamos ao campo de futebol? Porque esperamos a vitória. Esse otimismo é o impulso interior que nos leva a comprar ingresso e vibrar os noventa minutos. E, no campo, o otimismo continua a crepitar furiosamente. Não importa que o nosso time esteja perdendo de 15 a 0. Até o penúltimo segundo, nós ainda esperamos a virada, ainda esperamos a reação. Pois bem: – o torcedor do Botafogo é o único que, em vez de esperar a vitória, espera precisamente a derrota.

    Os outros comparecem na esperança de saborear como um chicabom o triunfo do seu clube. Mas o torcedor do Botafogo é diferente: – ele compra o seu ingresso como quem adquire o direito, que lhe parece sagrado e inalienável, de sofrer. Eis a verdade: – ele não vai a campo ver futebol. O futebol é um detalhe secundário e, mesmo, desprezível. Ele quer, acima de tudo, desgrenhar-se, esganiçar-se, enfurecer-se e rugir contra Zezé Moreira. No dia em que retirarem do torcedor alvinegro o inefável direito de sofrer e, sobretudo, o direito ainda mais inefável de descompor o seu técnico, ele ficará inconsolável, como um ser que perde, subitamente, a sua função e o seu destino."

    Acho que é isso!

    ResponderExcluir
  5. Nelson Rodrigues definiu perfeitamente o torcedor alvinegro... E olha que isso foi antes do jejum!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.