quinta-feira, 2 de outubro de 2008

1 a 1 no Maracanã

Amigos, eis a verdade cruel: continua a agonia Tricolor. Há exatos três meses, vivíamos num céu de diamantes: jogávamos a final da América, na mais linda festa que uma torcida jamais protagonizou.
Ontem, noventa dias após a quase conquista da Libertadores, vivemos um inferno. O time não é nem sequer uma caricatura do grande quadro que deu show na Libertadores. Saíram Gabriel, Cícero e Thiago Neves. Saiu também o Renato Gaúcho do comando. A garra, a vontade, o élan e o ímpeto inexcedíveis que caracterizavam o plantel igualmente saíram. Boa parte da torcida também saiu do Maracanã: ontem, havia apenas 15 dos 90 mil que lá estavam em 2 de julho. Saiu tanta coisa que o Fluminense de hoje é outro Fluminense.

E foi esse outro Tricolor que entrou em campo ontem. Sem garra, sem vontade, sem ímpeto, sem o élan que caracteriza um time vencedor. O Goiás meteu uma bola na trave, e nada de o Fluminense reagir. Resultado: o lateral-direito Vitor abriu o placar para o alviverde goiano. O quadro esmeraldino fez o gol, mas logo cometeu o erro fatal: o de recuar. E mais por isso que por mérito próprio, o Pó-de-arroz empatou. O argentino Conca, um dos poucos resquícios do time que assombrou a América, fez o gol, de falta.

Eis que, ainda no primeiro tempo, o Fluminense recebe uma preciosa ajuda. Um tal de Fredson, reserva que acabara de entrar no Goiás, dá um carrinho violento e desnecessário, e é expulso de campo. Com um homem a mais, o Flu tinha a faca e o queijo na mão para, finalmente, conquistar a doce e santa vitória. Porém, a superioridade numérica não durou muito: nosso atacante Maicon botou a mão na bola, e foi expulso também. E assim fomos para o intervalo: dez contra dez.

O Goiás voltou para a segunda etapa com a postura incorreta: a de se defender para garantir o empate. A estratégia que, por si só, seria um tiro no pé ainda recebeu um duro golpe: mais uma expulsão. Os nove remanescentes goianos então recuaram ainda mais. O gol da vitória Tricolor parecia questão de tempo.

Porém, no inferno as coisas não dão certo como no céu. A bola não entra tão facilmente. Ciel que o diga: perdeu gols aos borbotões. Os gols feitos que ele desperdiçou são como proezas de Hércules às avessas. O Goiás lá, recuadinho, esperando sofrer um gol, quase pedindo para sofrer um gol... E o Tricolor não conseguia arrombar as redes adversárias. O tempo foi passando, e o Fluminense não desempatou mais. Nunca mais.

Na volta para casa, um dos arrasados e desanimados torcedores me disse a verdade: a torcida merecia a Libertadores; a diretoria merece o rebaixamento - proferiu ele. Sábias palavras. O time hoje está desfigurado por causa da falta de planejamento da diretoria. Já se sabia que alguns bons jogadores iriam embora no meio do ano, mas nenhuma contratação de substituição a eles foi realizada previamente. A demissão de Renato Gaúcho foi outro erro, o qual eu alertei aqui. A mudança de treinador só traria efeitos ruins a curto prazo. Nem mesmo as duas vitórias de Cuca me animaram: disse aqui que o time ganhou por causa da sorte, porque não havia padrão de jogo. Desde então, não houve mais vitórias: somente empates e derrotas.

Hoje, foi a vez de Cuca dar adeus. Ele realmente não vinha bem, mas novamente duvido que a mudança de técnico melhore nossa dramática situação. Na minha feliz condição de Tricolor nato, confesso, fanático e hereditário, evidentemente espero estar errado. Que chegue Renê Simões, e salve do naufrágio o barco das três cores que traduzem tradição.

PC

4 comentários:

  1. Não costumo ser favorável à troca de treinador, mas alguma coisa tinha que ser feita...
    Pode ser que agora nossas chances de cair sejam enormes, mas com o Cuca essas chances eram certeza.
    O grande erro foi a demissão do Renato justo na época em que tinha conseguido acertar o time sem os Thiagos.
    E a verdade é que a preparação da diretoria no início do ano foi de altíssimo risco. Dodô e Leandro Amaral estavam por um fio das rescisões e nós não tínhamos time reserva. Veio a belíssima campanha na Libertadores e a diretoria não segurou jogadores essenciais...esse planejamento só daria certo se ganhássemos a Libertadores ou se não passássemos das quartas, como o flamengo.
    Pagamos o preço de termos o melhor time do mundo no primeiro semestre sem uma diretoria capaz de administrar um time grande.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.