quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Lágrimas de esguicho

Amigos, na condição de tricolor nato, hereditário e confesso, minha vontade é sentar no meio-fio e chorar lágrimas de esguicho. Já faz um tempo que o Fluminense monta elencos indiscutivelmente melhores que os do Botafogo. Trata-se de um fato: os clubes brasileiros, e em especial os cariocas, estão boiando em dívidas colossais e eternas. Nesse cenário desolador, somente com um bom patrocinador se pode montar um grande time. O Tricolor possui esse patrocínio salvador, ao passo que o Alvinegro não. Dessa forma, o Fluminense pode construir times recheados de craques, e o Botafogo não. Isso explica a diferença técnica que observamos ano após ano: o abismo entre o pó-de-arroz e a estrela solitária.

Expliquei o cenário e cito um exemplo: no primeiro semestre do ano passado, o time tricolor foi o melhor da América, quiçá o melhor do mundo. E o Botafogo lá, quietinho com seu elenco modesto. Porém, nos dois turnos do Campeonato Carioca, o Fluminense cruzou com o Botafogo, e o resultado nós sabemos: duas tristes derrotas tricolores.

Eis que o destino novamente coloca frente à frente o Tricolor e o Alvinegro, na semifinal da Taça Guanabara de 2009. Como em 2008, há um abismo técnico entre Laranjeiras e General Severiano. O torcedor pó-de-arroz encheu-se de esperança. Os vivos, doentes e mortos tricolores subiram as rampas e invadiram as arquibancadas e cadeiras do Estádio Mário Filho. A esperança da revanche brilhava nos olhos de cada fluminense. As arquibancadas verdes e amarelas à esquerda das cabines, destinadas à torcida tricolor, estavam completamente tomadas. Do outro lado, a quantidade muito menor de alvinegros evidenciava que nem mesmo a própria torcida do Botafogo confiava no triunfo de seu modesto time.

Porém, como em 2008, o resultado foi a vitória do Botafogo. Os resultados do ano passado eram mais explicáveis que o desse ano. O Botafogo tinha mantido uma base, uma espinha dorsal inalterada, enquanto o Fluminense ainda entrosava seu poderoso elenco. O maior entrosamento alvinegro foi, de fato, o fator determinante para as vitórias de 2008. Já em 2009, o Botafogo não tem mais o entrosamento de outrora, pois desmanchou o time do ano passado. Portanto, o menor entrosamento não pode ser aceito como justificativa para a derrota do quadro de Álvaro Chaves.

Então, o que terá causado a derrota de ontem? Nosso time é tecnicamente superior, e o Botafogo não tem mais o entrosamento que o salvava. Não há unanimidade na torcida tricolor, o que é bom, afinal toda unanimidade é burra. Cada torcedor do Fluminense parece ter uma visão diferente das causas do fracasso do time. Escuto um amigo na saída do Maracanã: "falta preparo físico". Considero que meu amigo tem razão, afinal o time sempre morre no segundo tempo. Um pé-rapado, durante o jogo, gritou para quem quisesse ouvir: "falta tesão a esse time". Também concordo com ele. Aquele ímpeto, aquela garra, aquela vontade inexcedível que víamos na Libertadores, por onde andam?

Também não gosto do comportamento do técnico René Simões. Primeiro, houve a insistência com Leandro Amaral e Roger, os dois atacantes que não vinham bem. Escrevi aqui antes e repito: eles não podem ser titulares, quando se tem um Tartá, um Maicon, um Alan no banco. O argumento de que eles são garotos não me convence. Pelé ganhou uma Copa com 17 anos, e Ronaldo com 18 anos já integrava o elenco do tetra. Há que se apostar na garotada, sempre que possível.

Comecei minha crítica ao treinador tricolor, e continuo: hoje, ele foi inútil à beira do gramado. Vejam só o que aconteceu no segundo tempo: a torcida pediu Tartá, e René pôs Tartá no minuto seguinte. Depois, o urro da arquibancada foi Bonfim, e René pôs Bonfim no minuto seguinte. No fim, tirou um cansado Leandro Amaral para por Roger, uma alteração que até um paralelepípedo faria no lugar dele. Eis o que foi René Simões hoje: um fantoche comandado pela torcida do Fluminense. E não foi a primeira vez que isso aconteceu. Por fim, considero que a falta de preparo físico também deve ser posta na conta da comissão técnica. Todos os outros times estão voando, se comparados com o nosso. Está evidente um erro de preparação.

O Botafogo se aproveitou dos nossos erros, e decidiu o jogo em uma bola parada. Domingo, o Alvinegro tem a faca e o queijo na mão para levantar a Taça Guanabara. O time do Resende é ainda mais limitado que o quadro de General Severiano, de forma que o favorito é o Botafogo.

PC

10 comentários:

  1. http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=55088092&tid=5306893103113180374&na=4

    ResponderExcluir
  2. http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=28077&tid=5306894262754350294&na=4

    ResponderExcluir
  3. É como eu disse antes, o time que gastou mais sempre é o maior favorito. Pelo dinheiro investido (ou jogado fora), o Flu deveria ter ganhado fácil. O René é um incompetente. Com tanto dinheiro para gastar, fez escolhas erradas. Das contratações deste ano, só Conca e Thiago Neves se salvam. Apesar disso, eu me divirto com as abobrinhas que ele costuma falar ("o único sonho impossível é o que não é sonhado" hehe).

    O motivo de o Botafogo ter ganhado ontem é simples: Ney Franco é um treinador muito melhor que René Simões. Mesmo com 4 volantes e 3 zagueiros.

    ResponderExcluir
  4. PS: havia muito mais botafoguense no Maracanã!

    ResponderExcluir
  5. "PS: havia muito mais botafoguense no Maracanã!"
    Hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahahahahahahahahahahahahaha!!!

    Falando sério agora...
    O botafogo jogou como time pequeno que é. Com elenco claramente inferior ao do Flu, como ganharia?
    Eu respondo, do mesmo jeito que ganhou ano passado, se fechando numa retranca vergonhosa e explorando contra-ataques...pq se tentasse jogar de igual pra igual ia tomar um 3 a 0 mesmo contra o Fluminense sem pernas que vimos ontém...

    Falemos do Grande agora...
    O Flu continua sem preparo físico, pouco entrosado e sem cooperação, era só um jogador do Flu ter a posse de bola que a cena se repetia, ele não tinha opções de passe e tentava um passe longo ou uma jogada individual, tentativas inúteis contra um time que se defende com 10 jogadores...os jogadores do Flu não aparecem, não se movimentam!!!

    "Ney Franco é um treinador muito melhor que René Simões."
    Menos, Minoru. Tá certo que o Renê anda errando muito, mas compará-lo com Ney Franco é um absurdo!!! Gay Frango é um retranqueiro de merda que não entende absolutamente nada de futebol...

    ResponderExcluir
  6. PS: havia muito mais botafoguense no Maracanã!

    PAREI!

    ResponderExcluir
  7. Ramón, também achei vergonhosa a retranca no segundo tempo. Se não fosse por ela, certamente o Botafogo teria goleado o Fluminense. Acorda, Ney!

    ResponderExcluir
  8. "Ramón, também achei vergonhosa a retranca no segundo tempo. Se não fosse por ela, certamente o Botafogo teria goleado o Fluminense. Acorda, Ney!"
    É por não jogar na retranca contra o menguinho que vcs tomam as enfiadas usuais lideradas pelo "craque" Obina...
    Eu não tô falando só do segundo tempo, tô falando do jogo INTEIRO...acorda, Minoru, seu time é medíocre, jogando ofensivamente seria goleado pelo Flu do mesmo jeito que sempre é derrotado pelo flamengo...eis a INCONTESTÁVEL verdade.

    ResponderExcluir
  9. No primeiro tempo, o Botafogo jogou muito bem e poderia facilmente ter feito 3 ou 4 gols.

    ResponderExcluir
  10. E um time que perde para um outro chamado de medíocre, deve, no mínimo, ser mais medíocre ainda...

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.