quarta-feira, 18 de março de 2009

Recordar é viver - Fluminense 3, Volta Redonda 1

Rio de Janeiro, 18 de abril de 2005.

Amigos, desde ontem o Fluminense é o campeão do estado. No maior jogo de sua história, o Volta Redonda chegou muito perto da glória. A equipe aurinegra vencera a partida de ida por 4 a 3, uma semana antes. Tinha, pois, a vantagem de poder empatar. Porém, o Fluminense tinha uma vantagem ainda maior: o Maracanã transbordava de tricolores. Dos mais de 70 mil presentes, pelo menos 60 mil eram pós-de-arroz. E não eram 60 mil espectadores meramente assistindo à batalha. Eram 60 mil fanáticos, dispostos a vencer ou perecer pelo Querido Pavilhão. Eis a maior vantagem do Fluminense Football Club ontem: a torcida tricolor.

Logo no início, porém, veio o duro golpe para o pó-de-arroz: o atacante Fábio, do Voltaço, apareceu livre na frente e fuzilou para o gol de Kléber: 1 a 0. A vantagem do Volta Redonda ficou ainda maior. O jogo tornou-se dramático: o Fluminense atacava, atacava e atacava, e o gol teimava em não sair. Porém, água mole em pedra dura tanto bate até que fura. Antes de ir para o intervalo, Tuta cabeceia, a bola bate na trave, volta no zagueiro Ailson e entra: gol contra. Com o gol mais chorado do ano, começava a reação tricolor.

No segundo tempo, a missão tricolor se torna muito mais difícil, quando Tuta passa de herói a vilão: agride um adversário e é expulso pelo juiz. O Volta Redonda, que já tinha um gol a mais, passou a ter um homem a mais em campo. Porém, logo a sorte voltou a sorrir para o quadro de Laranjeiras, quando o árbitro expulsou o aurinegro Mário César, com um segundo cartão amarelo.

Os ponteiros do relógio corriam cada vez mais rápido. O tempo é relativo para os torcedores de futebol: quando estamos vencendo, ele passa devagar; e quando estamos perdendo, ele corre como um coelhinho de desenho animado. A torcida tricolor pedia, desesperada, a benção de João de Deus, o santo papa que falecera havia menos de um mês. Eis que surge a grande chance: falta na ponta direita, próxima à área. Juan cobra a infração, e Marcão desvia de cabeça: era o gol da virada - Flu 2 a 1. Na soma dos placares, o 5 a 5 que nos levaria para a loteria das cobranças.

Corria o doce e santo último minuto do segundo tempo. Eu, na arquibancada, já calculava como seria a disputa de pênaltis. Acontece, então, o suave milagre: Leandro busca uma bola quase perdida na lateral direita do campo. Olha para a área e resolve fazer um lançamento para lá: o chuveirinho derradeiro. O zagueiro Antonio Carlos corre para a bola e pula. Disse pula, mas já me corrijo: voa! Voa como uma sílfide leve, alada e incorpórea! A bola passa pelo goleiro Lugão, e cai devagar, dentro dos arcos. Era o gol do campeonato! Como diz o meu irmão, "o último minuto é tricolor"!


Só quem estava lá sabe como foi...

Não se levanta uma taça em um só jogo. Um título é todo sangue, todo suor e todo lágrimas de um campeonato inteiro. Não há como negar que o Fluminense mereceu o caneco. Iniciamos o certame a duras penas, é verdade, mas depois que reagimos ninguém mais conseguiu interromper nossa jornada. O belo troféu repousará feliz, para sempre, em Álvaro Chaves.

PCFilho

6 comentários:

  1. Esclarecimento aos leitores: publiquei um "Recordar é viver" excepcional hoje, devido à ausência de jogos no meio de semana.

    Amanhã, publicarei mais um.

    Atenciosamente,
    PC

    ResponderExcluir
  2. Nenhuma menção à arbitragem cretina do jogo...

    O gol do Tuta foi completamente IRREGULAR.

    Gilmar Ferreira diz que: "... o Fluminense venceu o Volta Redonda na final com o atacante Tuta empurrando o goleiro Lugão, do Volta Redonda, no jogo final do Estadual de 2005".

    O Volta Redonda teve a melhor campanha do campeonato. Se fosse por merecimento, o título seria dele.

    ResponderExcluir
  3. Minoru, o Tuta nem fez gol. :-P

    Já cansei de analisar o replay do lance do primeiro gol, e até hoje não sei que falta viram no lance.

    O fato é que o Lugão saía muito mal do gol.

    ResponderExcluir
  4. Tuta no seu post anterior perdia o jogo jogando bem, neste post ganha o jogo sendo expulso. É um anti-herói.

    ResponderExcluir
  5. "O Volta Redonda teve a melhor campanha do campeonato. Se fosse por merecimento, o título seria dele."

    Não vi declaração semelhante dos não tricolores em relação à Libertadores do ano passado...

    ResponderExcluir
  6. O gol de Tuta foi irregular?
    E o pênalti no jogador do América na final da taça guanabara de 2006?
    O pênalti mais escandaloso de todos os tempos, no dia em que alvinegros e alvirrubros dividiram o Maraca meio a meio...

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.