terça-feira, 21 de abril de 2009

Recordar é Viver especial F1 - A Primeira Vitória de Ayrton Senna


Vigésimo primeiro dia de abril de mil novecentos e oitenta e cinco. Um dia histórico para o esporte brasileiro. Neste dia, Ayrton Senna da Silva conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1. A primeira de muitas.

Piloto revelação da temporada de 1984, Senna foi para a Lotus, onde poderia realmente brigar pelas vitórias. Na primeira corrida da temporada, no Brasil, Ayrton ficou em quarto nos treinos, mas um problema no carro o tirou da prova. A redenção veio na corrida seguinte.

Grande Prêmio de Portugal, circuito de Estoril. O piloto que se tornaria mito cravou a pole position no sábado, o prenúncio de um fim de semana inesquecível. No domingo, sob um dilúvio, Ayrton Senna deu show. Manteve a ponta na largada, liderou todas as voltas, fez o melhor tempo da corrida pela primeira vez subiu no degrau mais alto do pódio. Foi aí também que ele ganhou o título de Rei da Chuva.


"Os organizadores tinham-nos dado dez minutos extra de aquecimento para nos adaptarmos àquela chuva. Eu estava tão perdido naquelas condições... porque não fazia a mínima idéia de como o carro iria comportar-se com tanta água, depois de ter saído do seco para o molhado com os depósitos cheios. Por isso, saí dos boxes como que pisando em ovos. Lentamente, com medo de perder o carro naquela volta e nem largar. Aí veio a largada, senti que o carro estava... normal e fui embora. Tive vários momentos difíceis, mas o maior foi quando passei com as quatro rodas por cima de uma enorme poça de água e o carro aquaplanou para fora da pista. Felizmente não bati em nada e pude voltar ao asfalto" comentou Senna.

Ao receber a bandeirada, Senna estava em êxtase, logo tirou o pé, e obrigou Mansell a jogar o carro para fora da pista para não bater; só um pequeno detalhe. Logo tirou o cinto e ergueu os braços comemorando seu primeiro triunfo.

Ayrton Senna, do Brasil!

rafs

Chegada, na voz marcante de Galvão Bueno:

Corrida comentada pelo próprio Ayrton:

8 comentários:

  1. Impressionante a capacidade que o Senna tem de me emocionar.

    ResponderExcluir
  2. Maior piloto da história!!!
    Nunca tinha pilotado na chuva e deu logo um banho em todo mundo!

    Gênio!!!

    ResponderExcluir
  3. Achava que 85 tinha sido o primeiro ano e essa, a primeira chuva, mas ele estreou em 84, já devia ter enfrentado uma chuvinha...o que não torna seu feito menos genial, já que o cara só tinha um ano de F1!

    ResponderExcluir
  4. Agradecimentos:

    http://www.ayrtonsenna.kit.net/

    http://paddockformula1.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. AYRTON,AYRTON,AYYYRTOON SENNA É DO BRASIIIIL

    PÃPÃPÃ,PÃPÃPÃÃÃÃÃ

    melhor de todos os tempos

    ResponderExcluir
  6. PAN PAN PAAAAAAAAAN
    PAN PAN PAAAAAAAAAAAAAN
    PAN PAN PAAAAAAAAAAAAAAN
    PAN PAN PAAAAAAAAAAAAAN

    Inesquecível! Ayrton Senna, é do Brasil! (Brasil sil sil)

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.