sexta-feira, 17 de abril de 2009

Recordar é viver - O fim do jejum

Rio de Janeiro, 21 de junho de 1989.

Amigos, vinte e um anos demoram muito para passar. É tempo à beça, é tempo pra chuchu. Dá para nascer, viver e morrer em 21 anos. Imaginem ter que esperar tanto tempo por um evento! Eis o drama maior da torcida do Botafogo: o jejum de 21 anos sem títulos.

Foram vinte campeonatos seguidos longe de General Severiano: nove do Fluminense, seis do Flamengo, e cinco do Vasco. Durante o período, os rivais também abocanharam o Campeonato Brasileiro: três vezes o Flamengo, duas vezes o Fluminense, e uma vez o Vasco. Em 1981, o Flamengo ganhou até a Libertadores. Em 1982, até o América conquistou uma taça, a de campeão dos campeões. Enquanto via os rivais se encherem de glórias, o botafoguense persistia aguardando o triunfo que cismava em não vir.

E o que dizer do botafoguense nascido no final da década de 60, ou no início dos anos 70? Se ele persistiu Botafogo, é um herói, nada menos que um herói. Passou a infância sem comemorar um caneco, passou a adolescência sem viver uma glória, e começou a vida adulta ainda esperando pela primeira taça. Há que se ter uma paixão feérica para não virar a casaca nessas circunstâncias! Alguns certamente desistiram do botafoguismo. Disse alguns, mas talvez tenham sido muitos. Não importa: ficaram apenas os botafoguenses de carne e alma, os botafoguenses para a vida e a morte. A cada um que abandonava a Estrela Solitária, crescia o sentimento daqueles que ficavam no Botafogo.

Hoje tinha que ser o grande dia: o Botafogo chegou invicto à decisão com o Flamengo. E essa invencibilidade foi dura de se manter. No dia 7 de maio, portanto há 1 mês e 2 semanas, o Flamengo de Telê estava batendo o Botafogo por 3 a 1. "Cai o último invicto do campeonato carioca", anunciou, aos berros, o locutor da TVE, Januário de Oliveira. Porém, com uma reação espetacular, o quadro de General Severiano conseguiu o empate redentor no finalzinho. Aquele 3 a 3 foi a prova de que 1989 seria mesmo o ano do Botafogo. Amigos, não se levanta uma taça em único dia: um título é todo sangue, todo suor e todo lágrimas de um campeonato inteiro. O Botafogo provou isso com a conquista invicta de hoje.

E quem é o personagem do jogo? Ora, só pode ser o camisa 7 alvinegro: Maurício. Foi ele que marcou o aguardado gol do título. Aguardado, sim - esse gol era mais aguardado que um Moisés em General Severiano! Há quem diga que ele empurrou o zagueiro rubro-negro: será? Bom, a discussão ocupará bares e esquinas nos próximos dias, mas pouco importa. Se Maurício fez mesmo falta, foi sutil o suficiente para que o árbitro não percebesse. De mais a mais, independentemente da irregularidade ou não no gol do título, o Botafogo merecia o caneco. Desde o início do certame, não houve equipe mais regular, com uma batida mais harmoniosa, que o Alvinegro.

Durante o longo período de jejum, os botafoguenses vestiram as duras e feias sandálias da humildade, e choraram rios de tristeza, mas o sofrimento chegou ao fim hoje. Pode comemorar, torcedor alvinegro: o Botafogo é de novo campeão. Porém, ressalto que é preciso continuar vencendo, para não se esquecer de como é que se faz. Portanto, alvinegros, tratem de pensar no bi!

PC

3 comentários:

  1. Esse é um daqueles jogos imortais, toda quebra de jejum é sempre lembrada, como a do Corinthians contra a Ponte. Mas essa é única, vencer 21 anos sem títulos, em cima do Flamengo, com um gol irregular, é maravilhoso.

    O gol de Maurício é o mais marcante do Botafogo em cariocas, como o gol de barriga é para o Flu e o do Pet contra o Vasco é para o Fla.

    ResponderExcluir
  2. falta sutil foi brincadeira,moh empurrão do mauricio XD

    ResponderExcluir
  3. "Imaginem ter que esperar tanto tempo por um evento! Eis o drama maior da torcida do Botafogo: o jejum de 21 anos sem títulos."

    HUIAUIAUIAHAUIAHIAHUIAH sarcasmo venenoso HAUIAUIAHUIAUHIHA

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.