quinta-feira, 23 de abril de 2009

A Torcida Tricolor

(créditos da foto: Mylena Mattos)

Este é um post em homenagem à torcida do Fluminense. Em 2008, a escolhi para personagem do ano, e em 2009 a massa pó-de-arroz continua demonstrando por quê merece homenagens. Começo com um relato emocionante de uma leitora do blog sobre a nossa épica campanha na Libertadores de 2008. Quando o li, fiquei ansioso para voltar à competição e conquistar o que, desde o ano passado, é nosso de direito: a suprema glória das Américas. Com a palavra, Letícia:

"Quando eu me lembro da Libertadores de 2008, é como se dentro de mim viesse um grito de "eu acredito". É como se eu ainda estivesse contando os dias pra final. O jogo ainda vai existir, vamos vencer, vamos triunfar e vamos conquistar o que é nosso de direito! E por um momento, um instante sequer, vem aquele jogo e cada momento, cada detalhe é guardado na minha cabeça, um jogo que pra mim ainda nem existiu mas é tão real quanto cada um de nós. Me vem uma lágrima, tão pequena, que se aglomera no meu olho e vira uma enchente. Me vem cada jogador, cada gol, toda a campanha... e eu me lembro da torcida, eu me lembro do amor, eu me lembro do amor não só na arquibancada, mas era em campo também! Eu vi futebol arte na época das táticas, dos rios de dinheiro. Eu vi amor à camisa em época de jogador mercenário. E então eu lembrei: era tudo real."
(Letícia Fernandes, torcedora do Fluminense)

Complemento o post com o emocionante vídeo "Três Cores, Uma Paixão - Homenagem à torcida do Fluminense", editado pelo leitor Ricardo Corrêa. Vale a pena conferir!





Enxuguem as lágrimas e comentem!

PC

42 comentários:

  1. pode nao ser a maior,mas certamente a mais apaixonada

    ResponderExcluir
  2. chorei.

    e chorei.


    como eu amo o Fluminense.

    ResponderExcluir
  3. Realmente, às vezes sinto a sensação de que a Libertadores ainda não acabou...acho que esse fim trágico só torna essa merda mais inesquecível e única...

    O que a nossa torcida grita na hora do gol não é brincadeira!!! Nunca vi nada parecido!!!

    ResponderExcluir
  4. "sinto a sensação" foi foda!!!
    Foi mal galera...
    Ainda não superei essa merda, acho que nunca vou superar...

    ResponderExcluir
  5. Ramon

    somos dois.

    não consigo ver vídeos da libertadores sem chorar. :/

    ResponderExcluir
  6. Ramón falou uma verdade. O vice-campeonato tornou a Libertadores mais inesquecível que se tivéssemos vencido.

    Impressionante.

    ResponderExcluir
  7. espetacular parabéns, eu apareço nesse vídeo segurando uma bandeira do japão de cartolina no jogo contra o arsenal..

    ResponderExcluir
  8. pode nao ser a maior,mas certamente a mais apaixonada [2]

    o vídeo é excelente .. já tinha visto na comunidade do Flu :)
    e o texto não fica atrás.

    às vezes ainda acho que vou acordar no dia 02/07, e ter a final de novo. mas, se Deus quiser, ano que vem estaremos lá e vamos gritar 'É CAMPEÃO !'

    ResponderExcluir
  9. o texto fico muito foda! tinha que mostra pra esses jogadores atual do fluminense! pra ver se pelo menos eles demonstran raça!!

    os video foda tambem

    ResponderExcluir
  10. infelizmente não fomos campeões, mas Deus sabe que o faz...com certeza algo de melhor ele tem guardado pra gente...Mais do que ninguém nós merecemos isso!!!
    "A nossa maior glória não reside do fato de de nunca termos caído, mas sim em nos levantarmos sempre após cada queda"..."O Fluminense nasceu com vocação para eternidade"

    ResponderExcluir
  11. ótimo vídeo...nossa ...cheguei a respirar fundo ápós a exibição das imagens do Maracanã na final (ainda pensei...caraca...terei que ver os penaltis, mas graças a Deus essa parte foi cortada).

    Ao final ter as vozes das crianças cantando o Hino do Flú foi nota 10...é o futuro dos nossos torcedores!!!!!
    Nós somos a torcida ++++++++ apaixonada!!

    ResponderExcluir
  12. Muito emocionante, nosso Fluminense de Glórias Mil. Que torcida mavilhosa, lembro-me de cada minuto, a ansiedade a cada jogo, os minutos fora do Maracana. De fato, essa torcida é a mais bonita.Sem falar de nosso hino. Sinto saudade de cantá-lo com todos na saída do Maraca, todos lá fora ouviam. Foi demais. Vamos cantar nosso hino sempre.

    ResponderExcluir
  13. esse vídeo e esse texto faz qualquer um tricolor de coração se emocionar se arrepiar ao lembrar de cada lance...daquele golzinho do washington no ultimo momento no jogo contra o são paulo em que ganhamos e nos classificamos para a tão esperada semifinal ganhamos do boca e fomos a tão esperada final..faz qualquer um tricolor que assistiu aquele momento se arrepiar se emocionar...simplesmente nota 100000000000000000000000000000000...!!!!

    ResponderExcluir
  14. SEREMOS CAMPEÕES !!!!!!!!!!!!

    FLUZÃO !!!

    ResponderExcluir
  15. Nense de coração
    Tricolor eterna paixão

    Quantidade não é qualidade, meu amor pelo FLUZÃO é incondicional. Raça FLUZÃO,o ano é nosso, e nós temos que comparecer e apoiar :)

    ResponderExcluir
  16. Cada vez mais eu me apaixono, por esse clube por esta torcida, que sem sombra de duvida,é e continuara sendo a torcida mais bonita desse Brasil.Sinto saudades da Libertadores. Parabens!!

    ResponderExcluir
  17. Impossivel não se emocionar, até hoje não consigo ver o teipe do jogo contra a ldu, mas como disse alguem acima, a ''tragédia'' deixa ainda mais inesquecivel...S2 FLUMINENSE.

    ResponderExcluir
  18. - leembro-me de todaas as iras, xingamentos, gritoos de alegria, angústia, desespero. Valeu a pena, isso é o FLUMINENSE, feito de glórias e derrotas. A América ainda será nossa. FLUMINENSE, EU TE AMO DEMAAIS;

    ResponderExcluir
  19. Mtu bom ! Enxuguei as lágrimas por esse time sensacional n tenho vergonha de ter perdido uma final de libertadores, mtu pelo contrário tenho mtu orgulho de ter chegado até lá! Parabéns pelo vídeo e parabéns à toda nação tricolor por todo esse espetáculo que tem protagonizado!

    ResponderExcluir
  20. impossivel não chorar vendo o video e depois lendo os comentarios!

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. PARABÉNS PAULO !


    NOSSA TORCIDA É NOTA 10 !

    ResponderExcluir
  23. Parabéns,mto bom, sem erro nenhum :P


    tenho orgulho de ser tricolor !

    ResponderExcluir
  24. ORGULHO DE SER TRICOLOR, O SHOW ESTÁ COOOOMEÇANDO \õ/

    ResponderExcluir
  25. nossa, muito bom, muito mesmo! orgulho de fazer parte dessa torcida, de amar esse clube, que mesmo não nos correspondendo sempre, é mais forte que nós, nos segura!

    ResponderExcluir
  26. É isso que mim faz ser um tricolor de caração, amo esse time

    ResponderExcluir
  27. chorei forçando pra não chorar...
    nunca vi alguém expressar tão bem um sentimento utilizando apenas.. palavras..

    ResponderExcluir
  28. Roberto

    Eu tenho poucas obsessões na vida:
    Esta é a minha maior. Me pergunto todo dia porque perdemos este campeonato, hoje sei: Foi para ficar ainda mais marcado, porque a nossa vitória está por vir.
    Pergunte para qualquer torcedor do mundo qual o título que ele mais quer ganhar?? Nenhum terá o brilho nos olhos que os tricolores tem pela libertadores. Talvez demore, talvez ano que vem. Mas é certo que será o título mais celebrado de todos os tempos. Soltarei fogos 365 dias ineterruptos, a cidade se transformará, o Fluminense se transformará: Escutem meus amigos, depois do título que está chegando, haverá dois paralelos no futebol brasileiro: antes e depois do título tricolor da libertadores. Nunca mais o Flu jogará de estádio vazio, todos se comoverão. Garanto: se o Flu chegar na libertadores 2010 , serão 75 mil todos os jogos. Da estréia a glória. E o parâmetro mudará. O futebol brasileiro será outro depois do título do Fluminense na Libertadores.

    ResponderExcluir
  29. A torcida do fluminenese pode ñ ser a maior, mais é a mais linda do mundo.

    ResponderExcluir
  30. SER FLUMINENSE É SER REALMENTE DIFERENTE.

    ResponderExcluir
  31. cara,
    vcs podem até querer me apedrejar. mas a torcida do Fluminense demorou muito pra aparecer como fez em 2008, sendo que não fez mais do que a obrigação, ora.
    Na década de 80 (a que vivi de perto nossa gloriosa tradição tricolor), essa festa era habitual.. nada de mais.. que precisassemos ficar exaltando pra se vangloriar.
    Nesse ano de 2009 o que mas se fala nos blogs e comunidades tricolores é sobre o mérito da torcida. Que a torcida é isso, que a torcida fez aquilo....
    Fico preocupado quando o centro das atenções deixa de ser o clube, ou o time, pra ser a torcida. principalmente quando dito por ela mesma. Se ainda fosse por terceiros, no caso a mídia....
    O que percebi é que a torcida se entrometeu tanto no clube que até assumiu sua gestão. Das vezes passadas isso não deu certo.
    Mas o vídeo é lindo, é de emocionar de verdade.

    ResponderExcluir
  32. expetacular!!!!!
    FLUZÃAAAAAAAAAOOOOOOOOOOO
    ATÉÉÉ MMMOORRREEERRRR

    ResponderExcluir
  33. chorei

    muito linda essa torcida

    Saudação Tricolor

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.