domingo, 17 de maio de 2009

0 a 0 na Arena Barueri

Antes de começar a análise de Grêmio Barueri 0 x 0 Fluminense, farei um breve prólogo. Nilton Santos, parabéns pelos 84 anos de vida! Tu és a gloriosa enciclopédia do futebol brasileiro, e merece todas as homenagens!

Amigos, o empate é a derrota mútua das duas equipes. Nelson Rodrigues já escrevia isso no século passado, quando a vitória só valia dois pontos. Atualmente, o vencedor da partida leva três pontos, o que desvaloriza ainda mais o empate. Por isso, repito as palavras do Profeta: quando se empata, na verdade se perde.

Na humilde opinião deste escriba, Carlos Alberto Parreira é o melhor treinador de futebol na face da Terra. Seu vasto currículo de títulos corrobora minha afirmação. Porém, não é por isso que deixarei de criticá-lo. Faltou ousadia no segundo tempo do jogo contra o Grêmio Barueri. Não é porque jogávamos na Arena Barueri que deveríamos nos satisfazer com o empate. O objetivo do Fluminense é o título, só pode ser o título. O campeonato é de pontos corridos, e o campeão será quem somar mais pontos. Não importa se os pontos vieram no Maracanã ou fora de casa. Há que se ganhar a maior quantidade possível de pontos, seja onde for.

Eu sei que, para tentar vencer, é necessário ousar, abrir espaços, e com isso eventualmente perde-se a partida. Mas acompanhem o meu raciocínio. Vamos imaginar que 9 dos 38 jogos cheguem empatados aos 30 do segundo tempo. Se a postura tricolor for a de hoje, conseguiremos 9 empates e, portanto 9 pontos. Se a postura for a que eu defendo - tentar a vitória a qualquer custo - certamente perderemos alguns jogos, para vencer outros. Se ganharmos 3 - só 3 - das 9 partidas, e perdermos as outras 6, ganharemos os mesmos 9 pontos. Porém, teremos 3 vitórias a mais - e o número de triunfos é o primeiro critério de desempate.

É por isso que eu abomino o empate. Além disso, o placar igual gera uma insatisfação coletiva. O público pagou ingresso para ver um dos times vencer. Vinte e dois jogadores encharcaram a camisa de suor - e para quê? Certamente não foi para o jogo terminar empatado. Pior ainda é o score de 0 a 0. Fica aquela sensação de que o jogo nem aconteceu. Eu julgaria procedente um pedido de devolução do dinheiro do ingresso. O público do futebol merece ver gols: o placar virgem é uma tragédia para o amante do esporte bretão.

Parreira, isso é tudo o que eu peço: ousadia no Campeonato Brasileiro! Esqueçamos a segurança dos empates. Arrisquemos tudo pelas vitórias! São elas, e não eles, que nos darão o doce tricampeonato.

Tricolores, nos vemos na quarta-feira, no Estádio Mário Filho. Quando o Fluminense precisa de número, acontece o suave milagre: os tricolores vivos, doentes e mortos aparecem. Os vivos saem de suas casas, os doentes de suas camas, e os mortos de suas tumbas. Vamos subir as rampas do Maracanã, e vamos empurrar o Fluminense à semifinal da Copa do Brasil.

Vem chegando o Gravatinha...

PC

7 comentários:

  1. http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=28077&tid=5336803414276314326

    ResponderExcluir
  2. É preciso ter ambição, ousar. Nada de ficar satisfeito com um empate com o Barueri, mesmo sendo fora de casa com um time misto. Na vida, só se destacam os que ousam. É precisou ousar para ser reconhecido e triunfar. Quarta-feira temos mais uma batalha. Um duelo de titãs. Depois de tudo que declararam a nosso respeito, nosso time tem que mostrar sua força. Que o nosso suor seja sangue! Que honrem o manto sagrado e nos tragam a tão desejada classificação para as semifinais da Copa do Brasil!
    Saudações Tricolores.

    P.S.: Excelente blog, PC. Já o conhecia, mas não o acompanhava. Acompanharei freqüentemente a partir de hoje. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Faltou ousadia ao Tricolor e sobrou tolerância para as faltinhas anti-jogo do Barueri...acho que a FEDEração tá instruindo os juizes a "deixar o jogo correr", para árbitros que não sabem a regra, como os nossos, essa instrução é equivalente a "deixar a porrada comer"! Lamentável!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o seu comentário. A conta dos nove jogos é perfeita. Parreira é tricolor, é bom, mas infelizmente não é e nunca será ousado. Vamos nos concentrar, vestir a camisa e partir nesta quarta para o Maraca. Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Só nesse jogo o Dieguinho jogou mais que o JP no ano todo!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.