sábado, 30 de maio de 2009

Carta aberta da torcida do Fluminense

Abaixo, a íntegra da carta aberta escrita por alguns torcedores do Fluminense, em nome de toda a torcida tricolor, sobre a preocupante situação atual do clube. Enviamos para a imprensa, divulgamos em fóruns da internet, e fizemos chegar a jogadores, comissão técnica e dirigentes. Espero que eles entendam o teor da carta, e passem a honrar as três cores que traduzem tradição.

-----

Prezados jogadores, membros da comissão técnica e dirigentes do Fluminense Football Club,

No dia 2 de julho de 2008, a torcida do Fluminense, reconhecendo e apoiando a brilhante trajetória do time na Taça Libertadores da América, fez a maior e mais bonita festa da história do Maracanã, reconhecida até pelas torcidas dos times adversários.

Infelizmente, o resultado não foi o que todos esperávamos, mas o apoio incondicional ao time continuou a ocorrer durante o Campeonato Brasileiro, mesmo com atuações pífias, que nos levaram a conviver com o fantasma do rebaixamento até a penúltima rodada.

E sempre estivemos com o time. Até mesmo na última rodada do Campeonato Brasileiro, em jogo em que nada estava sendo disputado, mais de 50 mil torcedores foram ao Maracanã para homenagear o zagueiro Thiago Silva, que fazia a sua última partida com a camisa tricolor.

Foi um ano de proximidade com o Paraíso e de proximidade com o Inferno. Mas, não importando onde o time estivesse a torcida sempre esteve ao seu lado. Incondicionalmente.

Porém, é necessário que fique claro: mais um ano de terror, de vergonha, de chacotas, de distância de suas tradições, a torcida do Fluminense não aceita mais! Longe do Campeonato Carioca (sem disputar uma final há 4 anos), longe da Copa do Brasil e já namorando com a parte baixa da tabela no Campeonato Brasileiro... Esse pacote da VERGONHA nós, torcedores, não podemos aceitar.

Pela primeira vez em muitos anos, no dia 24 de maio – último domingo, nós vimos a torcida do Fluminense unida na vaia por conta de mais uma apresentação vergonhosa deste time, na derrota por 4 X 1 para o Santos.

Nas palavras do jornalista Fernando Calazans, em sua coluna no jornal O Globo, em 25 de maio de 2009, intitulada Atuação indigna: "...se bem que a atuação deste último, o Fluminense, foi algo indigno do clube e de sua torcida. Um placar de 4 a 1 para o Santos, logo no Maracanã, pode até acontecer. Outros times grandes já passaram por esse desgosto. Pior foi a forma como o Fluminense perdeu, com uma aparente mistura de incompetência e desinteresse, com desorganização, com dois jogadores expulsos e com uma única atuação individual digna, até pelo espírito de luta: Conca" (grifos nossos).

O Sr. Fernando Calazans conseguiu captar esplendidamente o sentimento da torcida do Fluminense.

Srs. jogadores do Fluminense Football Club: honrem a camisa e o clube que hoje os srs. representam. A camisa que Preguinho, Castilho, Gerson, Romerito vestiram com tanta honra não pode ser manchada pela falta de dedicação, pela falta de entrega, pela falta de suor que os Srs. vêm demonstrando. Ser profissional, Srs., não é ter o direito de receber o salário todos os meses. Ser profissional é dar a sua máxima dedicação quando estão representando o clube "das três cores que traduzem tradição". É suar sangue para conseguir uma vitória. É morrer de chuteiras não aceitando uma derrota. É ter orgulho de ouvir o seu nome gritado pela mais bela torcida do Brasil. É poder falar para seus filhos e netos com orgulho "Eu joguei e ajudei a escrever a bela história do Fluminense Football Club".

Nosso hino fala no verde da esperança. Porém, não sentimos esperança alguma com a apatia que vem sendo mostrada pelos senhores. Nosso hino fala no sangue, no amor e no vigor. Porém, não vemos sangue, amor e vigor em campo. Nosso hino fala em usar a fidalguia. Porém, o que vimos foi um atleta tricolor sendo expulso por agredir covardemente um adversário.

Temos uma sensação completa de vazio, de que algo muito bonito nos foi roubado, tomado da forma mais mesquinha e vergonhosa. Tem de haver um jeito, isso não pode permanecer assim.

É toda uma história indo pelo esgoto. Parece que uma essência natural que o Fluminense tinha, de se impor, de amedrontar pela força da camisa, de se afirmar sobre qualquer dificuldade, desaparece a cada dia.

O Fluminense do jogo com o Santos não é o Fluminense. Aquilo não é Fluminense. Hoje nós temos vergonha de vocês.

O que mais nos preocupa é A IMENSA DISTÂNCIA QUE SEPARA O CLUBE FLUMINENSE FC, representado em campo e fora dele por vocês – jogadores profissionais, comissão técnica e dirigentes, DE SUA TORCIDA. A sensação para qualquer torcedor tricolor, presente ou não, domingo no Maracanã foi de uma torcida à frente do tempo do clube. Estamos fazendo nossa parte. Com sobras. Somos apaixonados e pedimos que se não podem demonstrar nossa paixão que pelo menos honrem nossa paixão. A respeitem.

Caso se sintam tão afastados da história do clube, procurem saber mais sobre Castilho, Pinheiro, Telê, Romerito, Assis (que está aí, trabalhando no clube, perto de vocês). Procurem saber sobre Arnaldo Guinle. Leiam uma bela resenha de um jogo feita pelo Nelson Rodrigues. Escutem o hino nas vozes apaixonadas do Evandro Mesquita, do Chico Buarque ou no dedilhar brilhante do grande Arthur Moreira Lima.

A torcida do Fluminense é hoje reconhecida pelas festas e pelas músicas de apoio que cantamos os 90 minutos do jogo. Tem uma música que diz assim:

VAMOS TRICOLOR.

JOGA COM GARRA QUE NÓS TE APOIAREMOS.

Lembrem-se disso e correspondam. É somente isso que pedimos.

Assinado

Torcida do Fluminense Football Club.

Em 26 de maio de 2009, fatos lamentáveis ocorreram durante o treino. Os signatários desta carta repudiam veementemente o ocorrido e alertam para:

a) Havia pessoas estranhas ao treino na tribuna social do clube, demonstrando total falta de comando por parte da Administração do Fluminense.

b) Esperamos que os próximos tiros dados de dentro do campo das Laranjeiras, sejam tiros de fogos de artifício e não de armas de fogo.

-----
Vídeo que resume nossos 106 anos de glórias, editado pelo amigo Bolt:

5 comentários:

  1. sinceramente,acho que eles(a maioria) leram essa carta,amassaram,jogaram no lixo e foram tomar um chopp depois,vejo a maioria deles descompromissados e sem nenhuma vontade,estao se lixando pra nós torcedores.


    infelizmente

    ResponderExcluir
  2. Comentários sobre o video no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=28077&tid=5341312382612804822&na=1&nst=1

    Comentários sobre a carta no orkut:

    http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=28077&tid=5341331185979626710

    http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=28077&tid=5341364583645320406

    http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=5335742&tid=5341157845578493401

    ResponderExcluir
  3. Em tempo:
    - não sou o único autor da carta, apenas dei contribuições.
    - não há vínculo com nenhuma torcida organizada, nem com nenhum grupo político do Fluminense.

    ResponderExcluir
  4. Não concordo com tudo o que foi dito, mas no geral a carta exprime bem o que a torcida tá sentindo...

    A cada dia que passa aumenta a minha vontade de derrubar essa corja que comanda o Tricolor...

    ResponderExcluir
  5. Perfeito. simples assim, com P maiúsculo.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.