quinta-feira, 21 de maio de 2009

Há que se pensar no tri

Amigos, o Fluminense está fora da Copa do Brasil de 2009. Como toda eliminação, também essa doeu na carne e na alma de todos os tricolores. A festa da torcida no Maracanã foi mais uma vez fantástica. O mosaico foi um verdadeiro espetáculo: das coisas mais emocionantes que eu já vi num estádio. A nuvem de pó-de-arroz a cobrir a arquibancada também nos encanta sempre, apesar de não ser propriamente uma novidade. Acho que o Alessandro (lateral do Corinthians) aprendeu que nossa torcida faz, sim, muita diferença. Será que ele terá a hombridade de nos pedir desculpas?


Tivemos azar no início do jogo: quando dominávamos a partida, sofremos o gol de bola parada. É o tipo de gol em que não se pode culpar ninguém: a cobrança de Chicão foi magistral. Quando ainda assimilávamos o golpe, veio outro, ainda mais duro: o gol de Jorge Henrique. Prejudicado pelo regulamento sem lógica, o Fluminense passou a precisar de quatro gols. Todos ao meu redor diziam que tudo estava acabado. "Vou embora", decretou minha amiga, que felizmente não cumpriu sua promessa.

O time tricolor continuou perdido em campo, durante o restante do primeiro tempo. O Corinthians estava mais próximo do terceiro gol que o Flu do primeiro. Veio o intervalo, vieram as alterações de Parreira, mas veio principalmente a mudança de atitude. Apesar de a torcida estar calada, os jogadores voltaram do vestiário com uma vontade e um ímpeto inexcedíveis. Ah, mas eu ainda tenho esperanças de ver a galera tricolor cantando mesmo com um placar tão adverso - o que infelizmente não aconteceu. Eu sei que marcar quatro gols em quarenta e cinco minutos parece missão impossível. Mas não é. Não é mesmo. E o papel do torcedor é acreditar, e incentivar. Bradei no intervalo: "eu acredito, sim". Às testemunhas, peço que se manifestem nos comentários, provando que eu, de fato, disse isso. E eu realmente acreditava na virada. E é essa mentalidade que eu queria ver nos olhos de cada tricolor na arquibancada. E eu não vi em ninguém! Ninguém, exceto eu mesmo, claro.

O Fluminense começou a se aproveitar da insegurança do goleiro Felipe, do Corinthians, e fez o primeiro com Alan, e o segundo com Thiago Neves. Aos 23 do segundo tempo, já havíamos marcado dois dos quatro gols necessários. Repito o questionamento: não era para acreditar? Se mantivéssemos o ritmo, viriam mais dois tentos, e com eles a santa classificação.

Infelizmente, os dois tentos não vieram. Dessa forma, demos adeus ao bicampeonato da Copa do Brasil. Mas, convenhamos, a equipe tricolor caiu de pé. Cada jogador lutou com a alma indomável digna de um guerreiro, principalmente na etapa final. Assim foi a eliminação do Fluminense de uma copa que o clube nem deveria estar disputando. Afinal, nosso lugar em 2009 era para ser a Libertadores, como campeões de direito que somos desde 2 de julho.

Agora, a Copa do Brasil são águas passadas. O Campeonato Brasileiro está aí, e há que se pensar no tri. As taças de 1970 e 1984 se sentem solitárias em Álvaro Chaves. Mickey e Romerito aguardam companhia na galeria de heróis do pó-de-arroz. Domingo, convoco a torcida a comparecer novamente ao Mário Filho. Sei que é difícil, e já prevejo as palavras feias que lerei em resposta à convocação. Mas o foco tem que estar no tricampeonato. Lugar de tricolor domingo é no Maracanã, incentivando o Fluminense contra o Santos. Há que se pensar no tri. Amigos, há que se pensar no tri!

PC




18 comentários:

  1. nossa torcida é a mais bonita do Brasil, depois de hoje já não resta mais dúvidas. Quanto ao Alessandro, como bom flamenguista, não terá hombridade suficiente para admitir que nossa torcida faz diferença

    ResponderExcluir
  2. fizemos a diferença sim. hoje o corinthians é mais time. uma pena.

    ResponderExcluir
  3. Longe do Rio, tive que ver o jogo pela TV... Quando vi o mosaico, tao perfeito, premeditado e confeccionado por torcedores tao apaixonados, eu me emocionei... Chorei na frente da TV, orgulhosa da nossa torcida por fazer uma festa tão linda e esfregar na cara de todo mundo como fazemos a diferença SIM! Eu gritava na frente da TV, tambem acreditava, cantava as nossas musicas e até promessa eu fiz... Conversava com os jogadores: "vai que dá tempo, mais dois, mais dois, vai, vai..." Infelizmente não deu... Mas que ninguem duvide do show que nossa torcida dá!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Daniel, Fabio e Pam, pelos comentários!

    Comunidade do Flu no Orkut:
    http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=28077&tid=5338045978379818198

    ResponderExcluir
  5. PC, há que se pensar no tri sim.

    Mas antes disso, há que se montar um time compatível com o sonho do tri.

    ResponderExcluir
  6. Quando o Fluminense resolveu pressionar, o Corinthians se apequenou, como um time de várzea. Tomou 2 gols e poderia ter sofrido uma goleada. Eu dizia há tempos: esse time do Corinthians é limitadíssimo. Joga com 10 e tem uma zaga anã. Fred quase fez de cabeça. O destaque negativo do jogo foi o Parreira, que escalou de forma bisonha o time, ao colocar o Mariano (que mal joga como direito) como lateral esquerdo (tendo o Marquinho como opção).

    ResponderExcluir
  7. A verdadeirda derrota

    Pessoal, muito pior do que a nossa derrota em campo foi a cena que tive que presenciar na saída do maraca ontem.

    Um motorista de van, negro, oferecia a altos brados transporte para Caxias. Neste momento, vira-se um energúmeno do meu lado e grita: "Aqui ninguém vai pra Caxias não! Torcida tricolor não vai pra Caxias, isso aqui não é Flamengo não!". E ficou repentindo isso à exaustão.

    Pra um time que se orgulha de ter a "Melhor e mais bonita torcida do Brasil", esse fato mostra a lamentável sensação de "torcida de elite" que alguns idiotas têm. Eu adoraria imaginar que isso foi um fato isolado, mas sei existe uma parte considerável da torcida que pensa assim. E estes mesmo torcedores devem ficar "chocados" quando ouvem casos de racismo nas torcidas européias. Não há diferença nenhuma.

    Isso me lembrou a constatação do Juca Kfouri logo após elogiar a festa da final da Libertadores: "mas não havia negros...".

    Se quisermos mesmo ser a "Melhor e mais bonita torcida do Brasil", temos que acabar urgentemente com esse tipo de atitude.

    ST,
    ALan

    ResponderExcluir
  8. Bruno: sim, eu espero que a diretoria esteja correndo atrás dos reforços. Mas eu também que nossa torcida faça sua parte no Maracanã.

    Minoru: vc tem razão na crítica ao Parreira. Porém, mais errada que ele está a direção do clube, que não possui laterais-esquerdos no elenco.

    Alan: lamentável MESMO o episódio relatado. Triste ver esse falso elitismo. Sobre isso, Nelson Rodrigues dizia: "Nada, porém, é tão impressionante quanto o pé-rapado tricolor". Quero esse falso elitismo longe do Fluminense!

    ResponderExcluir
  9. Essa desclassificação foi daquelas... Gol num lance de bola parada no início do jogo quando o Flu parecia querer dominar e arrancar a classificação na unha. O time sentiu, infelizmente.
    Desafio alguém a me dizer que o bandeira anulou de modo consciente o gol do Fred ao marcar impedimento. Esse gol mudaria a história do jogo. Não sou do tipo que reclama dessas coisas mas já é o terceiro jogo que isso acontece.

    ST

    ResponderExcluir
  10. Cheguei do cursinho e fui direto pro quarto. Coloquei a camisa que me acompanhou em todos os jogos esse ano, a de treino, branca, que é a única oficial que possuo. Ela sofreu tanto quanto eu, e ficou impregnada com a sensação de "acabou". Dormi com ela. Acordei com ela. Acordei mais tricolor do que nunca.

    ResponderExcluir
  11. Eu nao encontrei o PC no maracana, foi uns dos motivos pra nao classificação =/, ah o moisaco foi fodastico, mas espero que da proxima vez ele nos traga mais sorte, já foram 2 desclassificaçoes , ahahah

    ResponderExcluir
  12. Euripedes: o Simon e um dos bandeiras erraram muito mesmo. Mas não acho que isso tenha sido decisivo.

    Goten: isso é um fenômeno típico de tricolores, aumentar o amor a cada derrota.

    Rafael: mais mosaicos ainda virão, e certamente virão triunfos inesquecíveis junto com eles. Vc não me encontrou pq eu cheguei tarde e fiquei do outro lado. Pelo menos vi e filmei o mosaico. :)

    ResponderExcluir
  13. Tenho muito orgulho de ser tricolor e de ter pessoas tão criativas e apaixonadas por um clube de futebol.

    ResponderExcluir
  14. O pessoal critica muito os laterais, não acho totalmente justo. Eles são muito novos e ainda têm muito a crescer.
    Quem tem que ser duramente criticada é a nossa pífia diretoria. Nosso time é tecnicamente muito superior ao do Corinthians, mas não temos entrosamento, como sempre, porque o time é desmontado temporada após temporada. O time do Corinthians é basicamente o mesmo que disputou a segundona ano passado, limitadíssimo como bem disse o Minoru. Se não me engano os únicos jogadores que surgiram na equipe foram Ronaldo(que continua gordo) e Jorge Henrique. Mas justamente por isso eles têm o entrosamento, que foi o principal fator para nossa desclassificação.

    ResponderExcluir
  15. Apesar de não ter sido o que decidiu o jogo, a arbitragem do Simon foi ridícula. Tá na hora de se aposentar!!!

    Quando o bom senso vai prevalecer, e as câmeras serão usadas na arbitragem?

    ResponderExcluir
  16. André Santos convocado! Esse sarrafeiro do Corinthians na seleção...
    Dunga, pede pra sair!!!

    ResponderExcluir
  17. O Fluminense não perdeu a classificação nesse 2º jogo contra o Corinthians, e sim no 1º jogo, quando jogou de forma acovardada na casa do adversário. Agora me diga, pq jogar com medo fora de casa? Sendo que qualquer gol que a gente faça na casa deles tem um peso grande? Pq o Fluminense tem a mania de sempre correr atrás? Nunca deixa que os outros o façam...

    ResponderExcluir
  18. PC, não credito a desclassificação a arbitragem, porém este gol poderia sim mudar a história do jogo. O triste é isso ocorrer seguidamente e em menos de 2 semanas 3 situações. No mais é seguir rumo ao tri, visto que o "todo poderoso timão" não esteve tão longe de ser batido.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.