domingo, 3 de maio de 2009

NBA - Celtics x Bulls

Amigos, na noite de ontem aconteceu o sétimo e último jogo da histórica série que colocou frente a frente Boston Celtics e Chicago Bulls. Pergunto: o que estava em jogo em Boston? Eu mesmo respondo: nada demais. Explico: não havia medalhas para os vencedores; não havia troféus; não havia anéis de ouro; não havia passeatas; não havia eleição de MVP; não havia desfile no carro dos bombeiros. O único prêmio para o vencedor era o direito de jogar mais sete jogos. Só isso, apenas isso, e nada mais do que isso.

Me arrisco a dizer que nunca na história da NBA duas equipes suaram tanto a camiseta por tão pouco. Em sete encontros fascinantes, os jogadores dos dois times encharcaram seus uniformes com o grosso suor do esforço físico extremo. Foi a série mais equilibrada e dramática de todos os tempos. Recordemos as seis primeiras partidas:

Jogo 1 (em Boston): Chicago 105, Boston 103, após uma prorrogação.
Jogo 2 (em Boston): Boston 118, Chicago 115, decidido numa cesta de 3 de Ray Allen, a 3 segundos do fim.
Jogo 3 (em Chicago): Boston 107, Chicago 86, único jogo desequilibrado na série.
Jogo 4 (em Chicago): Chicago 121, Boston 118, após duas prorrogações.
Jogo 5 (em Boston): Boston 106, Chicago 104, após uma prorrogação.
Jogo 6 (em Chicago): Chicago 128, Boston 127, após três prorrogações!

A ausência de Kevin Garnett, o monstro dos Boston Celtics, decerto contribuiu para todo este equilíbrio. Porém, o basquete é um esporte coletivo, e é necessário saber lidar com as lesões dos atletas. A superação das adversidades faz parte do currículo de um time campeão.

E o que ocorreu ontem, afinal? Os Celtics mostraram por que são os atuais campeões da Liga. A aristocrática franquia de Boston começou pior que o time de Chicago: o primeiro quarto terminou 28 a 23 para os Bulls. Mas a reação não demorou. Um segundo quarto avassalador (29 a 11) pôs os verdes em vantagem. No intervalo, então, estava: Celtics 52, Bulls 39. O suspense tomava conta da atmosfera no ginásio: a vantagem seria suficiente para conter o ímpeto do Chicago?

Foi suficiente, amigos. Os Bulls chegaram a encostar no final, ficando a cinco pontos do empate. Porém, não conseguiram mais que isso. Na hora H, a experiência de Ray Allen, Paul Pierce e Rajon Rondo foi determinante. E o sétimo jogo da série mais dramática da história terminou 109 a 99 para o Boston.

Os Bulls estão de parabéns. A franquia de Chicago possui um time jovem, que deu muito trabalho aos atuais campeões. Se mantiverem o bom trabalho, nas próximas temporadas se credenciarão para a suprema glória do título.

Já os Celtics, mesmo que Garnett não volte, certamente lutarão pelo bi. Um título é todo sangue, todo suor e todo lágrimas de uma temporada inteira. E quem derramou mais sangue, mais suor e mais lágrimas nesta primeira fase dos playoffs foi, sem sombra de dúvidas, a equipe de Boston.

PC

4 comentários:

  1. Foram jogos de arrepiar, mas o Celtics, mesmo sem Garnett, era favorito. Mesmo assim, parabéns ao bom trabalho do Bulls!

    ResponderExcluir
  2. Chicago é 1 Fortissimo candidato para as próximas temporadas,junto com Blazers e o sixers.

    ResponderExcluir
  3. Go, Celtics!!!
    Mais uma grande vitória!!!
    Rumo ao bi.

    Faltam 21 (no máximo)!!!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.