sexta-feira, 8 de maio de 2009

O Brasileirão

Amigos, nesse fim de semana começa o Campeonato Brasileiro, principal competição do país nos dias de hoje. Vinte agremiações darão sangue, suor e lágrimas pela glória suprema da nação. Quem erguerá a taça no dia 6 de dezembro?

A míope crônica esportiva nacional sai cravando favoritos sem pensar. Citam São Paulo, Cruzeiro, Grêmio e Palmeiras, por exemplo. Aqui, do meu espacinho, discordo dos especialistas. Essas quatro equipes estão focadas na Libertadores e, se forem longe, certamente pouparão suas equipes no certame nacional. Quando voltarem o foco à Série A, pode ser tarde demais.

Outros times que são cantados em verso e prosa pelos cronistas são Corinthians, Internacional e Flamengo. Os três campeões estaduais realmente fizeram boas campanhas no início do ano. Porém, não entendo como isso pode credenciar as equipes ao título nacional. Sinceramente, vencer Bangus, Cantos do Rio e Internacionais de Santa Maria não credencia clube nenhum a título nenhum. Os estaduais não podem servir como parâmetro para análise.

Os leitores mais críticos já devem estar babando bovinamente: "Ele está achincalhando os críticos, e não dará a opinião dele!". Calma, amigos, calma! Opinarei aqui, sim. E fugirei do lugar comum. O São Paulo é o atual tricampeão, de modo que é quase unanimidade. Eu disse "quase unanimidade", porque há pelo menos um cronista que não considera o clube do Morumbi favorito: eu.

Tenho três favoritos, e nenhum deles é citado na imprensa. São Fluminense, Botafogo e Sport Recife. Já escuto as gargalhadas ecoando pela cidade e pelo país. Provavelmente divulgarão meu texto por aí, dizendo "olhem o que esse maluco escreveu!". Alguns pedirão, com o olho rútilo e o lábio trêmulo: "Interna! Interna!".

Explicarei minha visão. O Botafogo não tem mais a Copa do Brasil para se preocupar. Além disso, possui bons jogadores, como o goleiro Renan, o zagueiro Juninho e o meia Maicossuel. Há também o técnico Ney Franco: ele desfila competência e humildade por onde passa. Essas duas características são essenciais à alma de um campeão. Minha única ressalva com relação ao Alvinegro é a ausência da torcida. Se ela comparecer ao Engenhão, transfigurando-o em um caldeirão, acreditem em mim: o Botafogo lutará pelo título que não vem desde 1995.

Já o Sport Recife é a única equipe brasileira que realmente demonstrou força esse ano, contra adversários de peso. Foi sorteado para o "grupo da morte" da Libertadores, e todos o eliminaram antecipadamente. Ninguém acreditava no Sport, ninguém! E então aconteceu a classificação sublime, em primeiro lugar. A atual campeã da Libertadores sucumbiu, e o Colo-Colo do Chile também. Na Ilha do Retiro, o Sport é muito forte. Se conseguir manter o ritmo fora de casa, o rubro-negro de Recife lutará pelo bi.

Na minha feliz condição de tricolor nato, confesso e hereditário, também aponto o pó-de-arroz como favorito. Mas não é só a minha tradicional parcialidade que contribui para o meu palpite. Amigos, o Fluminense tem Parreira, e tem um grande elenco. A estrutura inexiste, é verdade. Os próprios jogadores do Flu declararam que o Atlético Goianiense está melhor que o Tricolor nesse aspecto. Mas o pé-de-uva tem visão, e eu espero que ele cobre a estruturação da amadora diretoria da rua Álvaro Chaves. Se um mínimo de estrutura for oferecido, a torcida tricolor empurrará o Fluminense ao tricampeonato. Tenho a certeza profética da taça, conforme já escrevi aqui, ainda em janeiro. O pó-de-arroz será tricampeão.

PC

14 comentários:

  1. Favoritos: 1) Inter 2) Cruzeiro 3) Palmeiras 4) São Paulo.

    ResponderExcluir
  2. Essa imprensinha de merda só fala besteira!!! Apontam favoritos demais, assim é fácil!!!
    Eu aponto Inter e São Paulo como canditatos principais ao título.
    Se o Fluminense conseguir o entrosamento (como o Inter o conseguiu no final do ano passado e acabou "papando" a Sulamericana) em uns 10 jogos passo a acreditar no Tricolor. Temos elenco, técnico, uma tradição inigualável e uma das melhores torcidas do país.

    A janela de transferências pode ser decisiva para definir o campeão e deve ser ainda mais decisiva na definição das vagas na Libertadores.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Já estou "seguindo" o seu blog. Achei ótimo tudo aqui, com pensamentos bem pessoais que tanto combinam com o meu!

    Em relação ao seu post, estou mais confiante que o Fluminense 'leva' a Copa do Brasil, como foi citado.. o Goiás já passamos por eles, que venha o Corinthians (o que dizem ser o tal polêmico timão), não descarto eles assim tão fácil, afinal eles apresentaram um bom elenco esse ano, será um tanto difícil para o Fluminense.. mas passamos até pelo Boca (comparo, mesmo sabendo que o elenco não é o mesmo), o Corinthians mediante a isso não é muita coisa! Um abraço, e ST.

    ResponderExcluir
  5. sente-se bem PC?

    botafogo,sport e Fluminense?
    pra mim os 3 serão meros coadjuvantes ficando em posicoes intermediarias,no maaaaaaximo lutando pela 4ª vaga na libertadores,mesmo assim duvido muito

    para mim os favoritos são
    inter,cruzeiro,são Paulo,se um dos 3 nao for campeão pra mim seria uma surpresa grande,correndo por fora o cornorinthians e gremio.

    ResponderExcluir
  6. Muito sensata sua opinião quanto ao botafogo (não estar disputando a copa do brasil, jogadores que desequilibram como juninho e maicosuel, além de reforços que estão vindo) e um técnico que trabalha bem e no jeito mineirinho). Botafogo proporcionará belas exibições.

    ResponderExcluir
  7. É mais fácil pegar um modelo econométrico, tipo aqueles de bancos e seguradoras (como o Ben Stiller fez em "Quero ficar com Polly"), e ver as chances de cada time. Ou então escutar o que a Mãe Diná tem a dizer. O Campeonato Brasileiro é uma competição chatíssima. 6 meses de enrolação, excesso de times (sendo que só uns 5 ou 6 são decentes) e interesses obscuros por trás de tudo. A verdade é: qualquer time pode cair e qualquer time pode subir. Cara eu venço e coroa você perde.

    ResponderExcluir
  8. Acredito tb no Botafogo. Na decisao do estadual, vcs notaram que o Flamengo nao fez gol contra o Botafogo. Eles foram marcados por falhas individuais em gols contra. Decisao em penalty qualquer um ganha. Alem disso, o time jogou uma final sem tres tirulares. E mesmo assim, empatou na pressao. Se o Sao Paulo nao intervir com arbitragem comprada, o que tem feito nos ultimos anos(nao soh em seus jogos mas em outros onde os resultados manipulados a seu favor acontecem ) o Botafogo realmente vai lutar por titulo. Enfim um blog sensato e nao bairrista

    ResponderExcluir
  9. bom a respeito do botafogo concordo com meu amigo do blog.O Botafogo normalmente vem sempre aparecendo bem no campeonato brasileiro nos ultimos anos , só q por alguns motivos: como salários atrasados, jogadores q pediram rescisão de contrato por falta de pagamento.
    Em 2007 por exemplo o botafogo estava em primeiro lugar no primeiro turno absoluto no campeonato, só q depois q o dôdo foi detido por dopping o time caiu de produção e estava sendo um dos favoritos ao titulo.

    ResponderExcluir
  10. Passei a última semana inteira contando os dias pra começar o Brasileirão... e já é amanhã!

    NO DIA EM QUE EU MORRER, SAIBA O QUANTO EU TE AMEI, FLUMINENSE!

    ResponderExcluir
  11. Acredito no Flu nesse brasileirão também. Campeão é difícil afirmar pois o campeonato é longo, mas espero boa participação. O botafogo eu acho que padece pela falta de elenco, provou na final do carioca que cai vertiginosamente sem o Maicosuel. No doupitaco em mais niguém pois não acompanhei seus jogos, mas o Cruzeiro fez boa partida pela libertadores na quinta. O difícil é engolir a imprensa querendo empurrar a mulambada como favoritos ao título. Se bem que todo ano eles são e no fim...

    ResponderExcluir
  12. Quanto ao nosso amado tricolor, já notaram o tom de longo prazo que houve em algumas declarações do Parreira? Isso me agrada.

    ResponderExcluir
  13. Eu acho que esse tom de longo prazo se deve à associação entre Flu e Traffic, o Parreira é empregado dos dois.

    Isso também me agrada.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.