domingo, 31 de maio de 2009

Personagem do domingo - Seneme

Amigos, ser tricolor é sofrer. Até os quarenta e oito minutos do segundo tempo, a doce e santa vitória estava nas mãos do Fluminense. Um golzinho de pênalti no último minuto, e dois preciosos pontos ficaram em Recife. Na minha condição de pó-de-arroz nato, confesso, hereditário e sofredor, me crispei, arquejei, vidrei os olhos, agonizei como um césar apunhalado. No campeonato de pontos corridos, cada partida é uma decisão. Vocês têm noção do que esses dois pontos perdidos podem representar? Eles podem ser a diferença entre o título e o vice, entre a glória suprema e o esquecimento eterno.

Escrevo logo após a batalha dos Aflitos, e portanto ainda sinto a angústia dos dois pontos perdidos no instante derradeiro. Só consigo me imaginar no futuro dia 6 de dezembro, na arquibancada do Couto Pereira, chorando um vice-campeonato por causa dos valiosos dois pontinhos deixados hoje em Recife. Pensem comigo: será muito triste perder um tricampeonato assim.

Jogamos toda a partida muito bem. Fred aproveitou passe açucarado de Diogo, e chutou cruzado no começo, abrindo o placar para o Fluminense. E depois o jogo todo foi controlado pelo Tricolor. Com vontade e inteligência, nossos jogadores administravam o resultado da vitória. Se eu fosse catar o personagem do domingo entre os 11 jogadores do Fluminense, teria uma tarefa ingrata. Foram muito bem o estreante Diogo, o goleiro Berna, o argentino Conca e o Fred. Ah, o Fred! Ele mostrou que entende do métier de centroavante. Além de ter feito o gol, mostrou durante todo o jogo uma categoria inexcedível.

Infelizmente, o camisa 9 teve que ser substituído por Parreira, mesmo jogando tão bem. O motivo? Ah, nesse ponto começou a influência do meu personagem do domingo. Ele andava sumido, mas está de volta: o juiz-ladrão! Vi e revi o lance, mas não consegui entender: por quê o capitão Luiz Alberto foi expulso? Ele não fez nada! O fato é que, para não deixar a defesa exposta, o pé-de-uva precisou colocar Cássio às pressas, no lugar de Fred.

Seneme é o nome do árbitro paulista. Vejam só, os jogadores do Náutico pareciam lutadores em campo: distribuíram bordoadas durante os noventa minutos. Em um lance, por exemplo, o lateral-esquerdo tricolor João Paulo levou um pontapé daqueles, e o agressor não foi expulso. Minutos depois, o Luiz Alberto recebeu o cartão vermelho por nada. Houve ainda um pênalti insofismável em Alan. O príncipe pó-de-arroz penetrou na área pela esquerda, e foi claramente derrubado pelo zagueiro do Timbu. O juiz Seneme mandou seguir. Aos 49 do segundo tempo, foi a vez de o tricolor Maicon fazer o pênalti. Dessa vez, o juiz-ladrão assinalou a falta. E assim o time pernambucano empatou, no último minuto.

Por ter influenciado decisivamente no empate que pode tirar-nos o tricampeonato, Seneme - o juiz-ladrão - é o ocupante do ilustre posto de meu personagem do domingo.

PC

13 comentários:

  1. http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=28077&tid=5342001428511069398

    ResponderExcluir
  2. não aguento mais.

    to de saco cheio amigo.

    juíz que rouba, jogador descompromissado...

    não tá dando.

    ResponderExcluir
  3. "não tá dando" não dá pra aliviar... com o perdão do termo, mas nessas horas só dá pra soltar um "TÁ FODA"

    ResponderExcluir
  4. Qual foi o último pênalti marcado a favor do Flu?

    http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=28077&tid=5342006689846006998

    ResponderExcluir
  5. A expulsão do Luiz Alberto, o pênalti não marcado no Alan, as bordoadas do Timbu...o Náutico tinha que ter uns 3 expulsos...
    Seneme, ladrão sem vergonha, nos rouba mais uma vez. E aí diretoria? Na próxima Libertadores vão deixar o Baldassi apitar também???

    Fora, Horcades! Até quando não tem culpa você é culpado!

    ResponderExcluir
  6. Caro PC,

    Gostei muito do começo do texto quando você fala em dois pontos que podem decidir um campeonato. Assim como eu e muitos tricolores, vejo que tem fé no time.

    Mas... e se o cenário é sombrio? E se, esses dois pontos não seriam aqueles que - Deus me livre isso de novo - livraríamos da segundona? Já pensou?

    Pois é... e tem gente que quer a volta de alguns dirigentes/técnico. Tomara que esse num seja mais um passo para a temida "americanização" do Fluminense.

    ST!

    ResponderExcluir
  7. Sinceramente, não acredito em rebaixamento. O time vem crescendo, a partida contra o Santos foi uma aberração.
    Estão nos roubando, mas estamos pontuando...e eu tô rimando!

    ResponderExcluir
  8. Apesar de toda robalheira do juiz, só perdemos pela CAGADA do Maicon. E é isso mesmo, ser tricolor é sofrer.

    ResponderExcluir
  9. a cagada do maicon me fez ter que aturar gritaria da mulambada!

    como tem mulambo no meu prédio!

    ResponderExcluir
  10. Bel, não ligue pros mulambos...
    Eles estão felizes pq ganharam do todo poderoso vice lanterna do campeonato, em casa, e por 2 a 1...
    Pode ter certeza que já sonham com título...hahahahahahaha
    Só rindo, mas urubu é isso, vive da desgraça alheia, porque felicidade com o próprio time eles não têm.

    ResponderExcluir
  11. Quero agradecer a visita ao meu blog! Gostei muito do seu também, principalmente da foto do glorioso Nelson Rodrigues no layout!
    Podemos trocar links sim, vou inlcuir o seu nos meus indicados.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  12. Obrigado a cada um de vcs pelos comentários!

    Bel e Ramón, tbm to de saco cheio. Não aguento mais ver o Fluminense ser roubado impunemente.

    Goten, aguardo seu próximo texto, hein! :)

    Jeff McFly, não quero nem imaginar esse cenário sombrio. Ainda acho que em 2009 nossa briga é lá em cima.

    Felipe, Maicon fez besteira mesmo. Mas acho que a arbitragem teve muita influência. E não devemos crucificar o garoto. Ano passado, Tartá também errou feio...

    Camila, seu blog é excelente! Vou indicá-lo no texto de amanhã, e já acrescentei à lista de links.

    ResponderExcluir
  13. jogar contra o adversário,contra o juiz e contra si próprio fica difícil

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.