segunda-feira, 29 de junho de 2009

Os personagens do Fla-Flu

Amigos, costumo iniciar as crônicas de empates com o tradicional discurso de que o empate é na verdade a derrota mútua das duas equipes. E pior ainda que o empate em si é o zero a zero: o placar virgem é a derrota até do público, que deveria receber o dinheiro de volta. Pois bem, o Fla-Flu de ontem terminou 0 x 0.

Mas, apesar do resultado melancólico, que afunda Fluminense e Flamengo na tabela de classificação, o jogo foi muito bom. Os 43 mil presentes assistiram a uma batalha cheia de alternativas. Tanto Flu quanto Fla - mais o Tricolor que o Rubro-Negro - tiveram muitas chances claras de gol. Todas desperdiçadas, o placar de zero a zero não me deixa mentir.

Pelo Flamengo, a melhor oportunidade foi de Adriano, no minuto derradeiro do confronto. Bom, quem lê as minhas crônicas sabe que o último minuto é doce, santo, e acima de tudo tricolor. Estava escrito há seis mil anos que aquele chute do Imperador não arrombaria a meta de Ricardo Berna. Sim, amigos, já estava escrito. É o destino. Nada, absolutamente nada, poderia mudar a trajetória daquela bola. Nem mesmo o próprio Sobrenatural de Almeida em pessoa poderia fazer aquele chute estufar as redes tricolores. Amém.

O Fluminense foi muito envolvente no primeiro tempo. Com marcação cerrada, e toque de bola rápido, dominou, cercou e acuou o Flamengo. Conca, Thiago Neves e Fred apareceram algumas vezes em boas condições de marcar o gol, mas acabaram por desperdiçar todas as oportunidades. As cobranças de falta - aliás, como batem os times de Cuca! - ou pararam na barreira, ou não acertaram a meta rubro-negra.

Os leitores devem estar se perguntando ansiosos: e o personagem do Fla-Flu? Pensei em catá-lo entre os 22 jogadores, ou entre os reservas, ou no trio de arbitragem (que teve atuação lamentável, invertendo faltas, escanteios e até mesmo laterais). Porém, o jogo foi zero a zero, de modo que ninguém em campo mereceu a ilustre indicação.

Lembrei agora que ainda houve outro momento de perigo rubro-negro: a cobrança de falta de Bruno, que passou muito perto do gol. Pela primeira vez num jogo tenso e dramático, vi o Bruno ir lá na frente bater uma falta. Parabéns ao arqueiro rubro-negro pela coragem. Porém, esse lance mostrou um absurdo do clássico: os gandulas, personagens geralmente esquecidos, desimportantes, quase inúteis, viraram os heróis do Flamengo. Explico: a meta de Bruno estava vazia, abandonada, escancarada para os atacantes tricolores. E o que fizeram os gandulas? Esconderam todas as bolas, para que o Fluminense não pudesse recomeçar o jogo com Bruno fora do gol.

Pronto, achei os personagens do Fla-Flu: são eles, os gandulas. Ontem, eles conseguiram sair do anonimato e da mediocridade de sua reles função. Tiveram participação vital no Fla-Flu, pois impediram a vitória tricolor. Não sei os nomes de nenhum deles, e provavelmente nunca saberei. Mas são eles, os gandulas, os ilustres personagens do Fla-Flu.

PC

Melhores momentos:

10 comentários:

  1. isso gandulas e ladroes mesma que isso juiz mulambo hj...
    desculpe para fala chato sobre alguem eu nao conhece mas achei verdade...
    mto bom que Fluminense jogo bem hj.

    ResponderExcluir
  2. Os favorecimengos de ontem passaram da conta...faltas invertidas, não marcadas qndo favoreciam o Flu, inventadas qndo favoreciam o Fla, jogadores do Flamengo batendo sem parar, e o juizão fazendo aquela vista grossa...
    Ibson foi o jogador mais cínico do jogo, sim, ele superou até mesmo Juan Cai Cai Finge que Joga Maldonado.
    Ibson tomou amarelo logo no início da partida e deveria ser expulso direto qndo pouco tempo depois deu uma entrada desleal no jovem João Paulo. E reclamava de tudo, mesmo sabendo que estava MUITO errado. Juan fez o seu arroz com feijão, se jogou sem parar, não jogou nada e meteu a porrada, como todo o time do flamengo. O terceiro maior pateta da partida foi Adriano, outro que cometeu faltas sem parar e caía por qq coisa. Estava impedido, duvido que o bandeira fosse marcar, quando perdeu o gol mais feito da história no finzinho do jogo...a perna treme quando enfrenta o Flu, normal.
    Eu sei que o Flamengo só ganha título roubado, mas não é por isso que seus jogadores devem ser bandidos também, lamentável!!!

    Time pequeno é mengo!
    Nem com a ajuda, e que ajuda, do trio de arbitragem e dos gandulas conseguiram nos vencer.

    O Fluminense foi heróico ao conseguir o empate contra o time de bandidos que jogou com uns 17 ontem.

    ResponderExcluir
  3. Pô PC... que vacilo... se esqueceu do F5 porrador (ele foi F8 no jogo, mas será sempre o F5). O meio campo teve muito mais consistência com ele campo. Isso foi visível !!!

    FABINHO F5 É O PERSONAGEM !!!

    (e o Berna que mostrou ao FH em alguns lances como se agarra)

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Eric, Ramón e Fabiano, pelos comentários.

    http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=28077&tid=5352478533078226134

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que vi outro jogo...
    Não gostei do Flu...
    O time cada dia mais está com a cara do parreira... Que acredita que o gol é apenas um detalhe...
    Agora sem o TN eu não sei o que esperar do time... Espero que não seja o pior...

    ResponderExcluir
  6. Realmente, foi um absurdo!!! Todo contra-ataque nosso era parado com faltas e o juíz não fazia nada! Ridículo!

    ResponderExcluir
  7. Fla x Flu que termina em 0x0 é quase uma infâmia.

    ResponderExcluir
  8. pra variar,mais uma vez passamos em branco,isso está me irritando profundamente
    espero que agora sem o thiago neves o time melhore

    ResponderExcluir
  9. Mariana Factorine:

    Bom, quem lê as minhas crônicas sabe que o último minuto é doce, santo, e acima de tudo tricolor. Estava escrito há seis mil anos que aquele chute do Imperador não arrombaria a meta de Ricardo Berna.








    chorei

    ResponderExcluir
  10. Salve PC,
    Vou discordar um pouco de vc. Conforme conversamos no final do jogo, o lance da reposição do Berna após a falta do Bruno foi apenas mais uma mostra de que o time inteiro estava contente com o empate.

    Me lembro bem do FH num dos jogos contra o SPFC ano passado. Quando Rogerio Ceni veio bater uma falta, nosso arqueiro já deixou uma bola em cada canto separada, justamente para agilizar a reposição.

    E o que fez o Berna? Já havia uma bola no canto esquerdo do gol; Berna saiu pela direita, deu a volta por trás do gol e foi pegá-la do outro lado.

    É só ler as declarações no GE: não só nosso técnico gosta de empates, mas grande parte do time já entrou na onda.

    Assim, esse ano vai ser só ladeira abaixo.

    ST,
    ALan

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.