quinta-feira, 2 de julho de 2009

Um ano

Amigos, parece que foi ontem, mas hoje se completa um ano. Há exatos 365 dias, nós estávamos no Estádio Mário Filho, cantando, gritando, acreditando, sorrindo, chorando, rezando, e empurrando o Fluminense para a glória suprema da América.

Nove anos antes, nós também estávamos no Maracanã, em uma circunstância bem diferente: a Terceira Divisão. Há torcidas que vão embora do estádio quando o seu clube sofre três gols. Pois bem: o Fluminense sofreu três rebaixamentos, e nós continuamos lá, a apoiá-lo.

Há um ano, fomos recompensados pela insistência, pela teimosia em continuar seguindo o Fluminense Football Club. Após viver o fundo do poço, estávamos delirando de emoção no Mário Filho lotado, aguardando o começo da final da Libertadores da América!

O filme com duração de nove anos passava na cabeça de cada pó-de-arroz. Do caos da série C ao topo da América, eis a maravilhosa jornada tricolor. De Dom Pedro e Anapolina a São Paulo e Boca Juniors. O dia dois de julho de 2008 era o dia da recompensa: as melhores 24 horas de nossas vidas como torcedores.

Amigos, foi um dos grandes dias da história do Fluminense. A torcida tricolor protagonizou a festa mais bonita de todos os tempos. Primeiro, a tempestade de bandeiras e de pó-de-arroz, os pombos tricolores. Depois, os sinalizadores à direita das cabines, escrevendo FLUMINENSE como se a arquibancada fosse uma folha de papel. Quando o escrito se apagou, surgiu outro, como num truque de mágica: FÉ. A desvantagem de dois gols exigia mesmo que tivéssemos fé.

O árbitro Baldassi já prejudicava o Fluminense antes de a bola rolar: atrasou o início do jogo em quinze minutos, como que aguardando a torcida tricolor esfriar. Então, logo no início, Bolaños fez 1 a 0 para a Liga de Quito, aumentando a vantagem equatoriana para três gols. Golpe duríssimo nas nossas esperanças. Porém, o que eu ouvi dez segundos depois eu nunca mais esquecerei.

"O dale dale dale dale dale Fluminense!
O dale dale dale dale dale Tricolor!
Há tantos anos juntos na vitória e na derrota!
Mas a certeza é que eu nunca vou te abandonar!
Eu canto NENSE quando o time vai bem!
Eu canto NENSE quando o time vai mal!
Um gol sofrido não vai me abater!
NÃO VOU PARAR DE CANTAR!"

A nossa torcida não havia desistido. Nós iríamos até o fim, a qualquer custo. Os jogadores em campo entenderam a mensagem das arquibancadas. E, a partir daí, o Fluminense fez uma exibição perfeita, irretocável. Lutou com a alma indomável do campeão, apresentando ímpeto, garra e paixão inexcedíveis. Thiago Neves assombrou o Maracanã: o camisa 10 teve uma atuação que o próprio Pelé assinaria, sem hesitar.

Ele fez o primeiro, ele fez o segundo e ele fez o terceiro. Aos 12 minutos do segundo tempo, a finalíssima estava empatada. Só faltava um tento tricolor para o capitão Luiz Alberto erguer aquele pedaço de metal à beira do campo.

Infelizmente, não conseguimos o sagrado gol do título. Um dos principais responsáveis por isso é o já citado juiz argentino Baldassi, que ignorou um pênalti em Washington (foto), outro em Cícero, e ainda foi conivente com a cera do goleiro Cevallos.


E assim fomos para os pênaltis. A partir daí, a competição passa a ser um cara e coroa. O Fluminense perdeu três cobranças, e a Liga só perdeu uma. Eis regulamento de rara estupidez. Tem que se descobrir uma outra solução. A mais simples, e mais certa, é fazer um novo jogo. Imaginem que beleza se os dois partissem para outro jogo. Futebol é futebol e não tem nada de futebol quando a vitória se vai decidir no puro azar. Ah, não foi só loteria não: o juiz-ladrão conseguiu prejudicar o Fluminense até na disputa. A atitude de Cevallos ao abandonar o gol na cobrança de Thiago Neves deveria ter rendido a expulsão do arqueiro, além da validação do gol. Maldita seja a arbitragem tendenciosa de Hector Baldassi.

Maldito seja também o regulamento contraditório, que classificou a Liga nas fases anteriores, mas não a eliminou na grande final. Maldita seja a injustiça do futebol, que não deu a quem merecia o que merecia. O Fluminense tinha a melhor campanha, eliminara os melhores adversários, e portanto era o merecedor do troféu.

Como definir aquele dois de julho? Um amigo diz: "um dia para esquecer para sempre e lembrar para sempre". Outro prefere comentar: "não ganhamos porque não existe perfeição". Na minha opinião, a melhor definição é a de Nelson Rodrigues. Os idiotas da objetividade me garantem que ele estava sete palmos abaixo da terra. Eu garanto que não. O Fluminense precisava de número, de modo que os vivos e também os mortos subiram as rampas do Maracanã. Os vivos saíram de suas casas e os mortos de suas tumbas. A morte não exime ninguém de seus deveres clubísticos. Portanto, o profeta tricolor estava lá, entre nós. E então ele disse a frase que ficou, fica e ficará para sempre na memória de todos: "Eu vos digo que o melhor time é o Fluminense. Podem me dizer que os fatos provam o contrário, que eu vos respondo: pior para os fatos!".


Encerro a crônica com uma profecia: tricolores, acreditem. Um dia nós estaremos lá de novo. E então poderemos vibrar de emoção, com o título que já é nosso de direito. Desde 2 de julho e para sempre.

PC

Vídeo de homenagem aos heróis de dois de julho:

41 comentários:

  1. .:ORGULHO DE SER TRICOLOR:.
    Parabéns pela crônica e pelo trabalho no BLOG

    ResponderExcluir
  2. Uma facada no peito.

    E as lágrimas correm...

    ResponderExcluir
  3. Perfeito.
    "Eu vos digo que o melhor time é o Fluminense. Podem me dizer que os fatos provam o contrário, que eu vos respondo: pior para os fatos!"

    ResponderExcluir
  4. Muito Bom, PC!!! Me fez lembrar e chorar mais uma vez! Foi bom demais!!! Nós merecemos mais!!! Muito mais!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o texto.
    Voltaremos para buscar o que nos tiraram ;/

    ResponderExcluir
  6. Não sei se isso acontece com outras pessoas, mas comigo há a impressão de que o tempo parou antes da cobrança de pênaltis, como se aquilo jamais tivesse acabado, até então... o que pode ser isso? Seria um sinal de que "teremos continuidade"?

    Espero que sim
    ST

    ResponderExcluir
  7. A única coisa q me irrita nisso tudo , é o tal do reglamento que na final mudou(e continua mudando. esse ano vai ser assim de novo). Uma mudança sem o mínimo de coerência ou critério. Mas tudo bem ... nada apagará o que fizemos. Um dia estaremos lá de novo. E esse dia não está longe. Tenho certeza disso.

    ResponderExcluir
  8. O melhor e o pior dia da minha vida!

    2 de julho de 2008 vai ficar para sempre na minha memória.Cada detalhe,cada gol,cada lance desse jogo será para sempre inesquecível.

    Parabéns pelo blog PC.

    ResponderExcluir
  9. inevitavél não chorar , qq tricolor apaixonado pelo Club vai lembrar e se emocionar . FLUMINENSE ATÉ A MORTE

    ResponderExcluir
  10. 'O Fluminense é como um filho.
    Um amor incondicional, que traz orgulho, paixão,cumplicidade.Que a gente briga,cobra mas ama de forma tão profunda que chega doer.
    Parabéns pela crônica.
    Orgulho de ser Tricolor.

    ResponderExcluir
  11. Acho que não há um tricolor que não fique com o coração apertado ao lembrar desse dia. Estive com o Flu na série C e infelizmente só de longe pude ver a belíssima campanha feita. Belíssimo texto PC, belíssimo.

    ResponderExcluir
  12. nada pra chorar.. eu ta ORGULHO para vai ser TRICOLOR. ontem, hoje, e sempre!

    ResponderExcluir
  13. Este dia nunca vai sair da minha memória e com certeza nós chegaremos novamente numa final de Libertadores e desta vez para ganhar.

    Abraços
    Alexandre Caldas

    SOU TRICOLOR DE CORAÇÃO!!!

    ResponderExcluir
  14. Depois que li a cronica ..

    as lagrimas foram inevitaveis no video .



    Otimo texto... sempre cabe espaço para ter mais orgulho de ser tricolor !

    Romulo Pisete

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. nada pra chorar.. eu ta ORGULHO para vai ser TRICOLOR. ontem, hoje, e sempre!

    ResponderExcluir
  17. Querido Paulo sou de Campo Grande - ms, fui neste jogo só para ver meu FLUZÃO, enfim vi o dia mais lindo do MARACA, e sai com a sensação que aquela partida nao significava o fim.

    RETORNAREMOS E SEREMOS CAMPEOES.

    SAUDAÇÕES SEMPRE TRICOLORES

    ResponderExcluir
  18. Retornaremos, não há dúvidas!

    Mas discordo que foi loteria. Penalti não é loteria tão simplesmente. É treino, dedicação, qualidade. Perdemos 3 penaltis, com nossos 3 principais jogadores, infelizmente. Porém, durante a semana, lembro de ter lido de poucos treinos de penalti. O TN tinha tido a melhor performance, mas tinha tentado ao todo 5 (cinco) vezes!!! Ora, não dá né??

    Voltaremos, e levaremos o que nos está reservado. Como diria João Saldanha (acho), azar o da Libertadores. A Libertadores de 2008 será lembrada apenas pelo seu vice campeão e por seus feitos: melhor campanha, maior goleada, 1 hattrick na final, vitórias heróicas, não perder do "temido" BJ.

    Voltaremos, é verdade. Mas temos que abrir o olho com o que vem vindo pela frente, com as politicagens que assolam nossa paixão. Um clube refém de um patrocinador. Pilhado por seus dirigentes.

    :::ORGULHO DE SER TRICOLOR:::
    ::::AMOR IGUAL NÃO SE VIU::::
    :::SOU TRICOLOR DE CORAÇÃO:::

    ST

    ResponderExcluir
  19. Não tem como não chorar.. E de qq forma, fica sempre, orgulho se ser tricolor!! Mais do que mereciamos o título.. Texto belíssimo!

    ResponderExcluir
  20. O FLUMINENSE SEMPRE ME EMOCIONA, NÃO IMPORTA O DIA , A HORA, SOU FLUMINENSE E PRONTO.

    ResponderExcluir
  21. Triste e orgulhoso ao mesmo tempo...
    Parabens PC. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  22. ...sinto a mesma sensação que foi citada anteriormente, pra mim, aquele jogo ainda não terminou, os penaltis sumiram da minha memoria, so consigo lembrar da bola rolando, dos gols inesquesiveis do TN, e aquela bola, maldita bola, que se negou a entrar...

    ResponderExcluir
  23. Que coisa mais linda!
    As minhas lágrimas também correram, assim que eu comecei a ler o título elas já começaram a se acumular! rs
    Parabéns pela crônica maravilhosa e salve salve Nelson Rodrigues.
    O FLUMINENSE NÃO PASSARÁ JAMAIS.

    ResponderExcluir
  24. Estive no Maraca... senti na pele... sorri, sofri, chorei... ai de um dia voltarmos e levantarmos essa taça...
    Flu eterno amor!

    ResponderExcluir
  25. Parabéns pela crônia.
    mto boa mesmo!
    me fez chorar.

    ST

    ResponderExcluir
  26. Obrigado a cada um de vocês pelos comentários! São eles que me motivam a continuar escrevendo! Valeu mesmo, pessoal!

    Abraços a todos!
    PC

    Links externos para o texto:
    - http://ffc1902.com.br/beta/2009/07/02/ha-1-ano/
    - http://blogdoarroto.blogspot.com/2009/07/dor-do-quase.html
    - http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=5335742&tid=5353833857680651713&na=4
    - http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=19830523&tid=5353563987285939480&na=2&nst=38
    - http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=28077&tid=5353832040481952982
    - http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=28077&tid=5353910161657708017
    - http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=27228234&tid=5353849933642292213&na=4
    - http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=11811552273452049794
    - http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=fpp&uid=18313627694409281140

    ResponderExcluir
  27. A LDU mereceu ser campeã por causa do primeiro jogo (goleada de 4 a 2), mas o Fluminense também o mereceu no segundo jogo, ao ganhar de 3 a 1. Os pênaltis foram a consequência lógica do equilíbrio. Só achei estranho o regulamento mudar na final, retirando a vantagem do gol fora de casa.

    ResponderExcluir
  28. Outra citação ao post:
    http://www.blogols.com.br/2009/07/03/ha-exatos-365-dias-a-torcida-do-fluminense-encantou-o-mundo/

    ResponderExcluir
  29. Parabéns pelo texto.
    Emocionante!!!

    ResponderExcluir
  30. Vi o VT do jogo esta madrugada. Cara, como eu xingava o Washington!

    Perdemos por vários detalhes, vários mesmo, não dá para buscar uma explicação, se não que não era nossa hora.

    Talvez muita coisa ainda tenha que mudar para podermos gritar 'é campeão!'

    O que eu vi na venda de ingressos da Libertadores foi algo revoltante, indigno de um campeão de Libertadores.

    ResponderExcluir
  31. Gabi

    Obrigado pelos parabéns!

    Diegosw

    Ainda não tive coragem de rever o jogo todo. O episódio da venda dos ingressos foi mesmo ridículo.

    Concordo contigo em alguns pontos. O Fluminense não se preparou para chegar a uma final de Libertadores. Basta ver que treinamos em um único e esburacado campo.

    Porém, considero que merecíamos mesmo assim. Talvez até por termos superado tantas dificuldades (nós torcedores e jogadores do clube).

    A diretoria, essa não merecia mesmo ganhar, não.

    ResponderExcluir
  32. Em saber que aquele 02 de Julho estará sempre na memória de cada ser presente no Estádio Mario Filho, é lindo. Amei, sua homenagem. O link esta nos favoritos, pra toda vez que eu puder ver, estar aqui, relembrando. Um abraço, ST.

    ResponderExcluir
  33. JFM,

    Obrigado pelo prestígio! :)

    ST,
    PC

    ResponderExcluir
  34. Poesia "Venceu Sem Levar", do amigo Igor Wolfe. Arrepiante...


    Ah, Fluminense, todo dia de manhã

    Remonto o jogo, tua torcida merecia ser campeã


    Ah, Fluminense, fez tua gente chorar

    De alegria até o dia em que venceu sem levar


    Ah, Fluminense, tu foste sensacional

    Até a hora em que jogaste fora o tiro penal


    Ah, Fluminense, tu foste fenomenal

    Time aguerrido, comprometido até o minuto final


    Ah, Fluminense, tua torcida agrediu

    Todas as outras, fazendo uma festa nunca vista no Brasil


    Ah, Fluminense, temos certeza de que

    Num próximo dia, aquela taça, com raça iremos erguer


    Ah, Fluminense, eu me orgulho de ti

    Rio e choro, canto e te imploro: jamais deixe de existir



    Igor Wolfe 24/04/09
    http://poesiaeu.blogspot.com/2009/07/venceu-sem-levar.html

    ResponderExcluir
  35. Muito bom voltar ao passado e ver como amadureci como torcedor, aos 49 anos vi meu time ser campeão da América em 2023 em nossa segunda final de Libertadores, uma pena ter perdido meu pai também tricolor e quem me inspirei como homem e torcedor, dois anos antes dessa conquista! Por isso quando os rivais falam da série C não me abalam, pois sinto orgulho de tudo que esse clube nos proporcionou até hoje! "O Fluminense é enorme!".
    Parabéns pela cônica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Carlos Eduardo.

      O Fluminense é mesmo enorme. :)

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.