segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Comparação com 2008

A tabela de 2008, após a vigésima-terceira rodada:


A tabela de 2009, após a vigésima-terceira rodada:


Desanimador:

- o Ipatinga, que terminaria 2008 em último, tinha 4 pontos a mais do que temos hoje (21 contra 17). Conclusão: o Fluminense de 2009 está mais afundado que o Ipatinga do ano passado.

- o Atlético-PR era o primeiro time fora da zona de rebaixamento em 2008, e tinha 23 pontos. Hoje, o Náutico é o primeiro time fora da zona de rebaixamento, e tem 25 pontos. Conclusão: o poço de 2009 é mais fundo que o de 2008.

Animador:

- o São Paulo de 2008 estava em quinto, com 10 pontos a menos que o líder Grêmio. E terminou em primeiro. O Fluminense de 2009 precisa tirar uma diferença menor para o Náutico ("apenas" 8 pontos).

[podem argumentar que o time do SPFC de 2008 era bem melhor que o Flu atual. É verdade, mas os seus adversários também eram bem melhores que os nossos]

- no "campeonato inferior", que o Fluminense está disputando, os times perdem muito. Quem começa a vencer muito, sai do campeonato.

De que precisamos?

- em 2008, o Náutico se livrou com 44 pontos.
- em 2007, o Goiás se livrou com 45 pontos.
- em 2006, o Palmeiras se livrou com 44 pontos (mas se livraria com 40).

Temos 17 pontos, de modo que, para chegar a 44, precisamos de mais 27. Seriam 9 vitórias em 15 jogos. Ou 8 vitórias e 3 empates.

Difícil? Sim, muito difícil.

Impossível? Não.

Ainda há 9 jogos no Rio de Janeiro. E ainda há 6 jogos fora de casa, nos quais o Fluminense também pode obter preciosos pontos (inclusive contra os adversários diretos Santo André, Coritiba e Sport).

"A verdade incontestável é que ninguém ganha da forma como nós ganhamos. As vitórias dos outros são simples, quase sem graça. Algumas beiram a banalidade, ao ridículo, as nossas não. As nossas são cardíacas. As dos outros são previsíveis, esquecidas ao apito do primeiro jogo do próximo campeonato, as nossas são inesquecíveis. Por todos, por nós, pelos adversários e até pelo mais indiferente leigo. As nossas vão da extrema falta de perspectiva, do máximo sofrimento, da crueldade, ao êxtase, ao épico, ao apoteótico. Tudo junto, quase sem fronteiras entre esses opostos." (Mauro Jacomé)

17 comentários:

  1. Acredito numa vitória dramática, no Couto Pereira na 38a. rodada, para livrar o Flu do rebaixamento. Mas acredito no Flu escapando com 40 a 42 ptos. Mais do que isso, acho que o Flu não faz. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Enquanto houverem possibilidades matemáticas estarei torcendo!

    ResponderExcluir
  3. PC é o capitão do time dos que ainda acreditam rsrs

    Tamo junto!

    ResponderExcluir
  4. pelo amor de deus paulo cezar para de viajar cara, comparar time do fluminense com sp?
    pelo amor de deus pare com esses tetxtinho amadores que nao levam a nada o time ja caiu amigo
    ja era

    ResponderExcluir
  5. PC, isso não é nada animador.

    O Flu tá muito na merda. Com 44 pts a gente não se livra, pois o Vasco caiu com 44 pts ano passado por causa dos critérios de desempate.

    45 é o que nos garante fora da zona. Temos 17 pts, precisamos de 28. Isso dá 9 vitórias e um empate. Temos 9 jogos no RJ, é verdade, mas contra Inter, Palmeiras, Corinthians, Flamengo, e até o Avaí é um adversário difícil para a gente..

    Só uma campanha épica nos livra. Só muito heroísmo mesmo. Mas não vejo heroísmo em lugar nenhum no Flu atual. Todos incorporaram o espírito da derrota. Aí fica difícil.

    ResponderExcluir
  6. Claro que ainda é possível vencer! Ainda não acabou e com o Flu nada é impossível. Esse time não cai sem lutar

    ResponderExcluir
  7. Leonardo, se os textos são tão ruins, por que diabos vc continua lendo? Vai arrumar o que fazer e larga de ser recalcado...

    Fábio Barbosa, podemos sim nos livrar com 44, podemos até mesmo nos livrar com 40. Como também podemos cair com 46. Acho que a pontuação que livra matematicamente um time é 48. A análise não é nem de perto tão simples quanto você imagina...

    A situação é muito difícil, mas não é impossível. Mas pra gente conseguir vamos precisar de uma grande mudança de cenário que eu sequer consigo imaginar...

    ResponderExcluir
  8. Zitolito, se escapar está ótimo. :)

    Igor Schechtel, exatamente, só jogo a toalha quando a chance for ZERO.

    Goten, "tamo junto", até o fim!

    Leonardo, obrigado pelo prestígio de sempre a esses textinhos amadores.

    Fábio Barbosa, 45 não garante nada. Tudo depende dos resultados...

    Rafael, isso aí. É difícil, mas não impossível.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Enquanto houver VIDA, estarei torcendo... na alegria e na tristeza, até que a morte me tire deste mundo...
    Eu nunca gostei de matemática mesmo!!! :p

    ResponderExcluir
  11. eu achava que se o time jogasse com raça conseguiria alguns resultados,ontem o time estava com raça,dava carrinho,corria atras da bola(quase todos)mas mesmo assim não adianta,eles podem suar sangue que não da certo,não tem como pedir pra eles jogarem bem,eles sao RUINS mesmo não posso esperar mais nada dele

    ResponderExcluir
  12. " EM 2009, O FLUMINENSE NÃO CAIRÁ PRA 2ª DIVISÃO " ...foi escrito à 2 milhões de anos atrás !

    ResponderExcluir
  13. Postarei aqui a frase que digo a todos que me questionam sobre o Flu:
    "A arrancada começa na próxima partida". Infelizmente tenho dito isso desde a décima quinta rodada. Nada melhor que afundar o Bosta pra ganhar moral.

    ResponderExcluir
  14. Problema é que o time de 2008 era infinitamente superior a esse e muito mais entrosado, pois vinha de um campanha irrepreensivel na Libertadores. Esse time de 2009 é sofrível, não temos laterais e nossos volantes são horriveis. Quando os reforços irão jogar? será que vai dar tempo?

    ResponderExcluir
  15. Vamos torcer neh, so nos resta isso!!

    ResponderExcluir
  16. Fabiano Reis

    Em momento nenhum eu comparei o time de 2009 ao time de 2008.

    ResponderExcluir
  17. Como é bom olhar para trás e ver que o milagre aconteceu... :)

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.