terça-feira, 15 de setembro de 2009

Polêmica na Série D - nós avisamos

Amigos, no domingo tivemos os últimos jogos da controversa terceira fase da Série D, disputada por dez clubes.

O regulamento mais esquisito da história previa cinco confrontos mata-mata. Os cinco vencedores seriam classificados, junto com os três melhores perdedores (!). Veja nosso post sobre o assunto, publicado no dia primeiro de agosto, clicando aqui.

A própria situação de classificar equipes que perderam um confronto mata-mata já é de causar espanto. Mas dona CBF consegue se superar.

A questão é: como definir os três melhores perdedores? (Vale repetir o óbvio ululante: isso não tinha como dar certo!)

O regulamento diz:

Art. 10:
Parágrafo único - Em todas as fases os clubes as começarão com zero ponto (ganhos e perdidos).

Art. 13 - Na 3ª Fase, os dez clubes classificados na fase anterior serão divididos em cinco grupos (C1, C2, C3, C4 e C5) de dois clubes cada conforme composições abaixo, classificando-se para a fase seguinte os clubes vencedores de cada grupo, e mais os três clubes melhores classificados como segundos dentre os disputantes da 3ª fase;

Vamos aos resultados dos confrontos:

TERCEIRA FASE

GRUPO C1

30/08/2009 - 17:00 - São Raimundo/PA 4 x 1 Cristal/AP
13/09/2009 - 18:30 - Cristal/AP 3 x 1 São Raimundo/PA

GRUPO C2

30/08/2009 - 16:00 - Sergipe/CE 3 x 1 Alecrim/RN
13/09/2009 - 17:00 - Alecrim/RN 3 x 0 Sergipe/CE

GRUPO C3

30/08/2009 - 16:00 - Tupi/MG 1 x 1 Macaé/RJ
13/09/2009 - 15:00 - Macaé/RJ 0 x 0 Tupi/MG

GRUPO C4

29/08/2009 - 16:00 - Uberaba/MG 2 x 0 Araguaia/MT
13/09/2009 - 17:00 - Araguaia/MT 1 x 0 Uberaba/MG

GRUPO C5

30/08/2009 - 15:00 - Chapecoense/SC 2 x 1 Londrina/PR
13/09/2009 - 16:00 - Londrina/PR 1 x 1 Chapecoense/SC

Ganhadores dos confrontos do mata-mata da 3ª fase:
1º melhor 1º: Chapecoense, 4 pts
2º melhor 1º: São Raimundo, 3 pts, saldo +1 ( 5 gols pró )
3º melhor 1º: Alecrim, 3 pts, saldo +1 ( 4 gols pró )
4º melhor 1º: Uberaba, 3 pts, saldo + 1 ( 2 gols pró )
5º melhor 1º: Macaé 2 pts

Perdedores dos confrontos do mata-mata da 3ª fase:
1º melhor 2º: Cristal, 3 pts, saldo -1 ( 4 gols pró )
2º melhor 2º: Sergipe, 3 pts, saldo -1 ( 3 gols pró )
3º melhor 2º: Araguaia, 3 pts, saldo -1 ( 1 gol pró )
----------------
4o. melhor 2o. Tupi 2 pts ( eliminado )
5o. melhor 2o. Londrina 1 pt ( eliminado )

Portanto, os confrontos das quartas-de-final são os seguintes:
- Chapecoense/SC x Araguaia/MT
- São Raimundo/PA x Sergipe/SE
- Alecrim/RN x Cristal/AP
- Uberaba/MG x Macaé/RJ

Certo?

Não para dona CBF, que divulgou a seguinte tabela:
- Chapecoense/SC x Araguaia/MT
- Macaé/RJ x Tupi/MG
- São Raimundo/PA x Cristal/AP
- Alecrim/RN x Uberaba/MG

Não é só o embaralhamento dos times que está incorreto. Reparem que o Sergipe é considerado eliminado pela CBF! Em seu lugar, entrou o Tupi, de Juiz de Fora.

A argumentação é a de que valeria a campanha toda do campeonato para essa definição, e não apenas a da terceira fase. Mas isso não está escrito no regulamento!

A imprensa não publica nada sobre o assunto. Mas a diretoria do Sergipe, alertada pelo nosso amigo Bruno Vargas, deve entrar com uma ação pedindo a paralisação do campeonato.

Estamos de olho!

PC
(com a colaboração de Bruno Vargas)

24 comentários:

  1. Valeu PC pelo apoio a massa do Sergipe agradece por isso.....

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela matéria!! E vamos torcer que o departamento juridico do Sergipe faça valer o que é de nosso direito, a vaga para a proxima fase!!

    ResponderExcluir
  3. Isso aí PC, obrigado pela ajuda, a dirtoria do Sergipe já está preparandoa a ação.

    ResponderExcluir
  4. GOSTEI DE CONHECER ESSA BLOG AQUI
    PARABÉNS A VCS
    E SAUDAÇÕES COLORADAS

    ResponderExcluir
  5. PC, realmente a série D foi muito mal planejada, você tem razão. Fique de olho na série C que está sendo decidida. O América-MG só precisa de um empate em casa pra ser campeão.

    ResponderExcluir
  6. É claro que a imprensa não divulga nada, né PC...quem se interessa pela série D? Quem dá dinheiro pra série D? Ninguém.

    Vergonha e descaso com os times que disputam a série e com os torcedores dos mesmos, afinal, prevalece o pensamento de que "ah...é só a série D". Mas existe gente, sim acompanhando. Eu mesma, por exemplo, triste pela eliminação do Zequinha.

    Espero que o Sergipe seja reparado e possa disputar o que lhe é de direito.

    MTO FEIO, Dona CBF... ¬¬

    ResponderExcluir
  7. Vlw ah todos aii ki apoiãoo

    o GipãoO!!!

    eu acreditooO!

    vamus com tudoo massa colorada!!

    SAUDAÇÕES COLORADA!

    ResponderExcluir
  8. "e mais os três clubes melhores classificados como segundos dentre os disputantes da 3ª fase;"

    Vejo que este é o trecho causador de toda a polêmica. Observem especialmente o "e mais os três clubes melhores classificados". Melhores classificados sob qual critério? O restante da frase, "como segundos dentre os disputantes da 3ª fase", trata apenas de dizer que quem não se classificou pra terceira fase está fora. A grande questão é que o critério de classificação não é estabelecido. Ou seja, o regulamento é ambíguo.

    O que fazer agora?

    Acho absurda a continuação do campeonato, este tem que ser paralisado. Dona CBF e os dirigentes dos clubes têm que se reunir para chegar a um consenso e alterar a ambigüidade do regulamento.

    ResponderExcluir
  9. Se ha chace do Sergipe conseguir tem é que entrar na justiça msm!! vejam que bizarro: um mata-mata com um time ja classificado!! e outro injustiçado pq caiu no grupo da morte na 1 fase!!! absurdo!!

    ResponderExcluir
  10. Zolito

    claro ganhou de 3x1 em arapiaca no primeiro jogo, agora só precisa empatar e o ASA precisa 3x1 pra ir pros penaltis ou 4x2 pra ser campeao

    ResponderExcluir
  11. Valeu PC pelo apoio ao Club Sportivo Sergipe.

    ResponderExcluir
  12. Confesso que fui ao Batistão ver o jogo de ida contra o Alecrim na famigerada 3ª Fase da Série D, torçendo para que houvesse mais um outro empate nos outros dois jogos daquela tarde, já que Tupi X Macaé haviam empatado na véspera, pois, assim, em o Sergipe em vençendo seu jogo, já estaria classificado para a 4ª Fase. Esse era o entendimento conforme o que está escrito no regulamento.
    Ano passado o Sergipe já tivera sido prejudicado e injustiçado pela CBF quando teve sua classificação para a 2ª Fase da Série C garfada por mais um desses regulamentos mal formulados e esdrúxulos. Mesmo tendo seguido rigorosamente o que estabelece o Art. 133 do CBJD, o Sergipe fez cumprir a legislação e deixou o atleta Chicão de fora do jogo de volta contra o CSA, pois, o mesmo havia sido julgado e suspenso no dia do citado confronto, tendo o escalado no jogo seguinte contra o Vitória da Conquista. A CBF entendeu que o atleta não poderia ter enfrentado o time baiano uma vez que aquele seria o primeiro jogo depois do dia do julgamento, enquanto que, o Sergipe entendeu que tendo conhecimento de que seu atleta tinha sido julgado e suspenso, este teria que cumprir imediatamente a punição, e como o primeiro jogo teria sido no dia da sentença não havia como hesitar,pois, fazer o contrário era o que parecia menos óbvio.
    Há um diálogo bastante interessante sobre o assunto em http://listas.cev.org.br/pipermail/cevleis/2007-May/025621.html que foi usado pela diretoria do Sergipe na época, mas que de nada adiantou, pois, a Dona CBF e seus dirigentes só fazem o que eles querem. Acesse e veja o real entendimento do que vem a ser "dia imediato".
    Hoje um dirigente da CBF já deu uma entrevista ao site FUTEBOLINTERIOR.COM.BR que já havia dito que vai prevalecer o que "ele" já havia dito, ou seja, que vai valer a classificação das fases anteriores. E agora fica a pergunta no ar: vai valer sempre o que "ele" quer ou o que está escrito? A tirar pelo que aconteceu ano passado parece que já temos teoricamente a resposta, mas acredito que a teoria possa ser superada pela praxis e que se ponha em prática a verdade dos fatos e estes são fundamentados pelo que está escrito e o que está escrito não diz respeito ao somatório de todas as fases.
    O Sergipe é centenário e precisa ser respeitado.

    ResponderExcluir
  13. Márcio,

    Eu não quis dizer que a série C teve um problema no regulamento. Era só para o PC ficar alerta para o fato importante da decisão da série C. Realmente acabei juntando num post que critica a série D e ficou esquisito, parecendo que eu esta insinuando algo. Valeu pelo alerta.

    ResponderExcluir
  14. temos k corre atras do que é certo se esta no regulamento temos sim de ir para a proxima vaga.bairro cirugia-arajau-sergipe vamos la gipao

    ResponderExcluir
  15. Penso que deveria ler e postar mais este parágrafo constante do regulamento:

    § 3º – Os critérios definidos no caput do presente artigo também serão aplicados
    para a identificação dos cinco melhores primeiros e dos três melhores segundos clubes
    classificados após o encerramento da 3ª fase, para a composição prevista no Artigo 14,
    considerando-se as campanhas acumuladas nas três primeiras fases.

    ResponderExcluir
  16. Que tipo de regulamento permite que um ou mais times já entrem na competição classificados para a próxima fase, mesmo que não venham a conquistar nenhum ponto, nenhuma vitória, não marquem nenhum gol e ainda sofram goleadas inéditas, não se preocupem com os desgastes das viagens ou com o psicológico de seus atletas, que permita ainda escalar o time reserva para poupar o titular para a próxima fase?

    Este é o regulamento da Série D do Campeonato Brasileiro de Futebol organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

    Vejam o que já comentava o site ESTADÃO.COM.BR vinculado ao jornal O Estado de São Paulo em 25/08/2009, ou seja, antes mesmo do início da 3ª Fase, em (http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,regulamento-pode-gerar-situacoes-esdruxulas-na-serie-d,424605,0.htm)

    “A preocupação excessiva da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em organizar uma competição enxuta para evitar despesas acabou gerando um regulamento esdrúxulo para o Campeonato Brasileiro da Série D. Mesmo antes de iniciar a terceira fase, no próximo final de semana, dois clubes já estão classificados para a quarta fase e outros dois podem garantir suas vagas com resultados combinados.

    Como têm 17 pontos cada, Macaé e Chapecoense, os melhores times até agora, não dependem dos seus jogos contra Tupi e Londrina, respectivamente. Além disso, São Raimundo e Cristal, que defendem as quarta e quinta melhores campanhas, vão se enfrentar. Caso combinem resultados iguais, como uma vitória para cada um pelo mesmo placar, a vaga será definida nos pênaltis, o perdedor chegará aos 17 pontos e também estará classificado pelo índice técnico.

    O regulamento ainda gera outras situações absurdas. Os adversários dos dois times já classificados antecipadamente, no caso Tupi e Londrina, podem até “comprar” suas vagas, uma vez que seus adversários não precisam se desgastar. A popular “mala preta”, bonificação para o adversário perder, não é rara no futebol.

    Outra situação esquisita é vivida pelo próprio Tupi, terceiro melhor time, com 15 pontos. Mesmo perdendo seus dois jogos, ele ainda poderá se classificar por índice técnico.

    A confirmação dessas situações absurdas partiu do próprio diretor de competições da CBF, o baiano Virgílio Elísio. Para dirimir dúvidas em relação ao confuso texto do regulamento, ele confirmou que o índice técnico levará em conta as três fases. Mas o texto deixava aberta uma interpretação diferente, que dava a entender que o índice técnico seria válido apenas para a terceira fase. “Realmente os melhores por índice técnico serão apontados pela somatória de toda a competição e não apenas na terceira fase”, garantiu o dirigente.” (transcrito do site).

    ResponderExcluir
  17. Entendo que é regulamento é dúbio sim, cabendo a interpretação do cartola, assim como, o contrário, até por que se o §3º do Art. 14 do regulamento da competição estabelece as regras para o aproveitamento das 3 primeiras fases, ele mesmo se contra-diz na medida em que o Art. 10 manda classificar os 3 melhores segundos. Ora, nas competições realizadas pela CBF os critérios que definem as classificações ou colocações dos times são, pela ordem: maior número de pontos ganhos; maior número de vitórias, melhor saldo de gols etc. Na 3ª Fase o Tupi conquistou no Grupo C3, 2 pontos com 0 vitória, o Sergipe no Grupo C2, 3 pontos com 1 vitória. Qual foi o clube anunciado como classificado? Tupi.

    O Sergipe já foi prejudicado em 2008 quando lhe teve tirada sua classificação à 2ª Fase da Série C, também por uma questão de dúbia interpretação acerca do Art. 133 do CBJD, mais especificamente sobre o que vem a ser "dia imediato" para aplicação da pena a atleta julgado e suspenso. O Sergipe fez cumprir suspensão em partida ocorrida no dia da sentença e a CBF disse que a suspensão só poderia ser cumprida na primeira partida que viesse a ocorrer do dia seguinte em diante ao da sentença.

    Importante ler o debate entre dois renomados juristas relatado no link (http://listas.cev.org.br/pipermail/cevleis/2007-May/025621.html) para ver que futebol é coisa séria e precisa ser melhor organizado e regulado.

    Pra tentar remediar de uma vez por todas tudo isso, entendo que a CBF deveria dar uma reorganizada na estrutura de seus campeonatos, como: 1º. extinguir a Série D em 2010; 2º. deixar a Série C com 60 times divididos na 1ª Fase em 10 grupos de 6, garantindo presença aos 10 times que chegaram à 3ª Fase deste ano, resolvendo assim o imbróglio gerado pelo regulamento que ressuscitou 3 times, sendo os outros 50 definidos pelos critérios já usuais considerando o ranking dos Estados; 3º. deixar a Série B com um número de times numa posição intermediária entre as Séries A e C, ou seja, com 40 times divididos na 1ª Fase em 4 grupos de 10; 4º. acabar com esse negócio de mata-mata e manter sempre sistema de grupos; 5º. fortalecer e revitalizar os campeonatos estaduais que estão sucumbindo; 6º. estabelecer cotas fixas de ajuda aos times da Série C a partir das receitas da Série A; 7º. destinar uma melhor fatia das arrecadações das loterias federais para os times nas três Séries; 8º. criar um ranking nacional de times a partir do campeonato brasileiro de 1971 relacionando os times a partir das suas classificações em todas as Séries ou Divisões e não por pontos obtidos nas partidas. `

    É muito incoerente os times das Séries A e B jogarem 38 partidas cada, praticamente ao longo do ano todo, enquanto os da C jogam 8, e os da D jogaram só 6, isso na 1ª Fase, onde a grande maioria vai embora.

    Entendo que o campeonato brasileiro precisa ser mais brasileiro. Talvez esteja na hora da organização do campeonato passar para as mãos do Governo Federal.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  18. Eduardo Pereira

    O primeiro post meu aqui no Jornalheiros reclamando do regulamento inacreditável foi no dia primeiro de agosto, antes ainda dessa matéria do Estadão.

    Sobre sugestões para os próximos anos, para mim todos os campeonatos deveriam ser em pontos corridos, da Série A à Série D (ou E, ou F...).

    O problema é que dona CBF resolveu ser "a gerenciadora da Seleção" e só. Os clubes, que são o que a sustenta, ficam deixados totalmente de lado. Em suma: a CBF só quer o filet mignon...

    ResponderExcluir
  19. Caro PC, permita-me discordar, em parte, do seu ponto de vista. Até concordo que a Série A seja do jeito que está hoje, 20 times, jogos em ida-e-volta e pontos corridos. Contudo, defendo a tese de só 3 Séries, uma principal (a A), uma intermediária (a B) e uma de acesso (a C) que venha a servir de trampolim entre o campeonato estadual e o brasileiro. Entendo que os campeonatos estaduais precisão voltar a ser mais valorizados, com um quantitativo de times participantes, com formulas, regulamentos e calendários idênticos para todas as federações.
    Há quem defenda a idéia de que o atual modelo de campeonato, nos moldes dos países europeus, por pontos corridos seja mais interessante, mais emocionante etc. Ocorre que os países europeus são, na sua grande maioria, pequenos territorialmente (média de 256.847 km2/país). Já o Brasil tem 8.514.876 km2, ou seja, pode-se dizer que o Brasil é 33 vezes maior do que os países europeus. O território do Brasil é ainda equivalente a 81% de toda a Europa junta, tendo, portanto, dimensões continentais, o que nos permite concluir que adotar o modelo dos pequenos países europeus em um gigante de dimensões continentais, é, no mínimo, querer privilegiar poucos em detrimento de muitos. A Itália, por exemplo, tem um campeonato da 1ª divisão com 20 times. Contudo, o território italiano é ainda menor (304.102 km2) do que a média territorial dos estados brasileiros (315.365 km2).
    Nesse tom, não podemos conceber que no Brasil tenhamos 4, 5 ou 6 Séries ou Divisões no campeonato nacional, até por que, o exemplo que se viu nesta primeira edição da Série D foi um vexame total, uma verdadeira evasão de clubes por uma infinidade de fatores extra-campo. Vários e vários times desistiram de participar da competição. O CSA-AL foi um dos últimos classificados no campeonato alagoano, tendo sido rebaixado para a Segunda Divisão do estadual, mas como o vice-campeão, assim como o terceiro, o quarto etc. etc., não quiseram participar, sobrou pra ele a vaga.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  20. Eduardo Pereira

    Obrigado pelo seu comentário. Sou obrigado a concordar que é inviável ter mais de três divisões nacionais.

    Inclusive, acho 20 um número muito pequeno para a Primeira Divisão de um país continental como o Brasil.

    É como tentar organizar a UEFA Champions' League com 20 clubes. Vai ficar sempre algum time interessante de fora.

    Forte abraço,
    PC

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.