sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Por um Botafogo Glorioso


Amigos, outro dia, ou melhor, outra noite, eu estava com insônia. A culpa, é claro, é do meu Fluminense, que agoniza na lanterninha do Brasileirão. Então, me lembrei que estava devendo um comentário no blog do meu amigo Minoru (o excelente The Wind-Up Bird). Apesar de ter nome de torcedor do Nagoya Grampus ou do Kashima Antlers, o Minoru é botafoguense de dar cambalhota. Escrevi não só um comentário, mas um texto quase completo sobre a triste situação do Botafogo, que é tão lamentável quanto a do Fluminense.

Ontem, minha amiga Jenny, outra botafoguense fanática, me emocionou com um belíssimo texto sobre o Fluminense em seu blog (o não menos excelente El Bigodon Mardiiito). Então, resolvi desenvolver o "comentário" e transformá-lo em um post para cá. Não só o Minoru e a Jenny, mas também os outros leitores alvinegros deste espaço merecem (Massami, Marcelo, Níkolas e André).

É de causar muita tristeza o que os administradores recentes têm feito com o outrora Glorioso Botafogo.

O patrocínio é o menor dentre os 12 clubes grandes brasileiros. Por que isso? Será que eu, tricolor, enxergo um Botafogo maior que o visto pelos seus próprios dirigentes?

O Engenhão é o melhor estádio do país: eu conheço pessoalmente quase todos os principais estádios brasileiros e asseguro que é lá que se recebe o melhor tratamento. Apesar disso, as médias de público do Alvinegro despencaram desde que se arrendou o estádio. Sinal de que há algo muito errado.

Por que o Botafogo se contenta em montar elencos "bons, bonitos e baratos"? O Botafogo tem que pensar alto. É inadmissível que a Estrela Solitária entre em um Campeonato Brasileiro almejando não cair, ou conseguir uma vaga na Sul-Americana. É muito pouco para a história alvinegra.

Domingo, teremos o Clássico Vovô mais desesperador de todos os tempos no Engenhão. Convoco os torcedores de Fluminense e Botafogo para o jogo. Não me venham com a desculpa de que os jogadores medíocres não merecem nossa presença. Quem disse que iremos à cancha por eles? Não, nós estaremos lá para apoiar as duas instituições centenárias: o Botafogo de Futebol e Regatas, e o Fluminense Football Club. Elas não podem ser abandonadas por suas próprias torcidas.

Do lado do Fluminense, haverá a tradicional tempestade de bandeiras tricolores e de pó-de-arroz, tenho certeza. Do lado alvinegro, haverá a constelação de estrelas solitárias, e os pavilhões pintados em preto-e-branco.

O clássico de maior tradição no futebol brasileiro há de um dia retomar os gloriosos momentos de outrora. As decisões de 1957, 1971 e tantas outras merecem ser revividas. Quando isso acontecer, Garrincha, Telê, Didi, Waldo, Valentim, Castilho, Nilton Santos, Carlos Alberto Torres, Lula, Zagallo e tantos outros serão mais felizes, estejam na terra ou estejam no céu. Amém.

PC

7 comentários:

  1. Pc, Pc...é uma pena que nesse domingo tenhamos que assistir o clássico dos clássicos com o coração tão na mão.

    E tem sido uma pena lamentar a situação do meu time, semana após semana, mesmo enxergando vontade nos jogadores e no Estevam. Não lamento por mim sabe...eu sou jovem e ainda tenho mto tempo pra ver o Botafogo Glorioso, mas lamento pelo meu avô, no fim da vida (mesmo, ele não tá nada bonzinho) perigar partir vendo isso. Falei com ele ao telefone outro dia e não queria comentar nada, mas ele puxou o assunto. De cortar o coração.

    Botafogo, Fluminense e suas respectivas administrações xexelentas deviam ter VERGONHA por eles, pelos torcedores q dedicaram uma vida inteira ao time, pra isso...

    Só lamento. E torço, que é o que posso fazer.

    ResponderExcluir
  2. Realmente lamentável a situação em que se encontram as duas instituições mais tradicionais do futebol brasileiro. Como não somos times de "massa" (ainda bem!) não temos a proteção da globo e por conseguinte podemos ser rebaixados...diferentemente do urubu, que já escapou "milagrosamente" da segundona por diversas vezes...

    Os movimentos de torcida conscientes devem tomar posse dos clubes e forçar o início dos tempos profissionais. Só assim Botafogo e Fluminense voltarão a ocupar as posições de liderança no futebol tupiniquim.

    Jenny, saúde para o seu avô!

    ResponderExcluir
  3. Apesar de não ser botafoguense, é de arrepiar sempre que vejo o pavilhão com a cara do Garrincha na torcida alvinegra. Clube com identidade única, mística, melancólica e gloriosa. Grande Botafogo.

    ResponderExcluir
  4. PC, valeu pela menção ao meu blog! hehe de uma média de 1 leitor por dia, hoje eu tive... 10! hehehe...

    Eu olho para o Botafogo de hoje e só vejo um time pequeno, de dar dó. O clube tenta se reconstruir, mas, com tantas dívidas, fica muito difícil voltar a ser grande. O que o Botafogo tem feito nos últimos anos no futebol brasileiro? NADA. Se não fosse pelos seus torcedores e sua história, já teria ficado irrelevante. É patético e decepcionante.

    Se esse clássico não se repetir em 2010 na série B, o que acho bastante possível, será o mais melancólico de toda a história.

    ResponderExcluir
  5. bom texto, PC! o botafogo está entranhado na minha alma. mesmo que o time vá pra quinta divisão, sempre estarei lá pra incentivar. vc pensa o mesmo do fluminense. não falemos do "time do mal", da imensa massa de iletrados. eles não merecem consideração. abraços

    ResponderExcluir
  6. PC,

    Primeiramente, parabéns por mais um belo post.

    Há quem se alegre com a triste situação do rival (seja ele botafoguense ou tricolor). Mas também há quem olhe para o passado e sinta saudades de um glorioso futebol carioca.

    Botafogo e Fluminense em termos de tradição, não perdem pra nenhum time do Brasil. É uma pena que seus respectivos dirigentes fazem de tudo para apagar isso, ou não fazem nada para manter.

    Espero que domingo o meu Fluminense vença, vou ficar feliz pois será o início de uma possível recuperação.
    Mas qualquer que seja o resultado, desde já expresso aqui minha insatisfação com o nosso futebol carioca.

    Saudações Tricolores,
    Carlos

    (PS.: É bom ver que ainda há torcedores assim, que reconhecem que o espetáculo do futebol vai muito além do time de coração)

    ResponderExcluir
  7. Para a botafoguense do primeiro comentário: eu penso o contrário, o seu avô é muito feliz por ter presenciado o verdadeiro Botafogo, aquele que orgulhou o Brasil nas décadas de 1940/1950/1960/1970. Eu fico triste é com a nossa geração, que apenas viu times medíocres (com exceção de alguns anos) e que não vislumbra nenhuma mudança, nenhum futuro otimista. Eu lamento muito pelas crianças que torcem pelo Botafogo. O Botafogo está há quase 40 anos vegetando no futebol brasileiro. Isso é muito tempo. É muito injusto com os torcedores. E, pelo que se vê agora, dificilmente a situação irá mudar.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.