sábado, 26 de setembro de 2009

Recordar é viver - Campeão de 1937

Ontem, o Fluminense venceu o Olaria por 7 a 1, no Campo da Rua Figueira de Mello, e conquistou o bicampeonato carioca com uma rodada de antecipação...


Rio de Janeiro, 20 de janeiro de 1938.



Amigos, ontem o Fluminense viveu uma de suas mais belas noites. Na entrada dos jogadores em campo, puxada por Batatais e Nascimento, a torcida presente em Figueira de Mello fez uma grande festa, atirando serpentinas, ao som da banda de clarim. Todos tinham uma certeza profética: aquela era a noite do bicampeonato tricolor.



Antes da rodada, que foi a penúltima, o Fluminense estava três pontos à frente do Flamengo, segundo colocado no certame.



Assim, bastava uma vitória contra o Olaria, para a obtenção antecipada do bicampeonato, sem depender do resultado da última jornada.



Às 21 horas e 36 minutos, a bola rolou. E a equipe tricolor mostrou que estava mesmo disposta a levantar a taça com antecipação. Logo aos sete minutos de jogo, Tim abriu o placar. Elba de Pádua Lima foi o grande reforço desta temporada. A equipe de 1936 já era fortíssima, mas os dirigentes do pó-de-arroz foram buscar em São Paulo uma das maiores estrelas do futebol brasileiro. E Tim chegou para ser um dos heróis do bicampeonato.



O time atual do Fluminense joga por música. A classe de Hércules, Tim e Romeu combina-se perfeitamente com a cooperação de Sandro, Celeste, Orlandinho e Sobral. Os dois últimos não puderam jogar ontem, mas os seus substitutos deram conta do recado.



Pouco depois do primeiro tento, Alcebíades cortou centro de Hércules com a mão. Pênalti assinalado pelo árbitro Carlos de Oliveira Monteiro e convertido pelo próprio Hércules, o artilheiro do campeonato: Fluminense 2 a 0. O Olaria simplesmente não tinha forças para parar o rolo compressor que era o Tricolor. E os gols foram brotando, um atrás do outro, ainda no primeiro tempo. Sandro fez 3 a 0 e Guimarães 4 a 0. Quando faltava um minuto para o intervalo, o goleiro Gabriel rebateu fraco, e Romeu emendou para o gol: Fluminense 5, Olaria 0.



Cabe ressaltar aqui a hospitalidade do São Cristóvão, que recebeu em seu campo o jogo do título do Fluminense. O clube anfitrião ofereceu ao Tricolor uma linda cesta de flores, com fitas tricolores e alvinegras. Era o presente especial da Rua Figueira de Mello para a galeria pó-de-arroz.



O segundo tempo foi o início da comemoração do bicampeonato. A banda de clarim animava a torcida, que ovacionava feericamente seus heróis. Hércules ainda ampliou para 6 a 0 e Romeu para 7 a 0, após falha do keeper do Olaria. Faltando pouco para terminar, Bahiano fez o gol de honra. Placar final: Fluminense 7, Olaria 1.



E então começou a festa que atravessou a madrugada. Torcida e jogadores fizeram o trajeto de Figueira de Mello até Álvaro Chaves em clima de muita comemoração. A campanha do Tricolor até ontem foi irretocável: 17 vitórias, 3 empates e 1 derrota, com incríveis 64 gols assinalados e 21 gols sofridos. Um título não se conquista numa única noite: é fruto de sangue, suor e lágrimas de um campeonato inteiro. Parabéns, Fluminense!



Já se inicia 1938: vamos tratar do tri.



***


Observação: no dia 26/01/1938, o Fluminense empataria com o Flamengo em 1 a 1, no Estádio das Laranjeiras, no jogo da comemoração do título, válido pela última rodada.


***


Ficha técnica
: Fluminense 7 x 1 Olaria - Penúltima rodada do Campeonato Carioca de 1937.
Data: 19/01/1938.
Local: Campo da Rua Figueira de Mello.
Fluminense: Batatais; Ernesto e Machado; Santamaría, Brant e Guimarães; Sandro, Romeu, Celeste, Tim e Hércules. Técnico: Carlos Carlomagno.
Olaria: Gabriel; Enéas e Alcebíades; Zarcy, Del Popolo e Nonô (Nobre); Ary, Avelino (Velha), Bahiano, Nestor e Januzzi (Motta).
Árbitro: Carlos de Oliveira Monteiro.
Gols: Tim, Hércules (2), Sandro, Guimarães e Romeu (2), para o Fluminense; Bahiano para o Olaria.


***

Agradecimentos:
- Alexandre Magno Barreto Berwanger, Natália Linha, Marcelo Pitanga e Mylena Mattos, pelas sugestões e colaborações.
- Luisinho, funcionário do clube responsável pelo Flumemória.

Fontes de pesquisa:
- Jornais do dia 20/01/1938:
> A Noite.
> A Nota.
> Correio da Manhã;
> Correio da Noite.
> Jornal dos Sports.
> Vanguarda.
- Livro "FFC - História, Conquistas e Glórias no Futebol", de Antonio Carlos Napoleão.

Outras fotos:
Romeu Pelliciari, um dos grandes craques do Fluminense que dominava o futebol brasileiro.

Batatais, o goleiro daquele lendário time do Fluminense.

3 comentários:

  1. Um timaço esse, talvez o melhor da história do Fluminense. Repleto de craques...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela crônica, jornalheiro PC.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, amigo Zito. :)

    -----------

    Comentários no site do Pavilhão Tricolor:

    1 Sexta, 25 Setembro 2009 13:38 Gustavo Castro

    Inacreditavel termos que voltar à decadas passadas para lembrar das glórias. O que fizeram com o Fluminense? Desde que me conheço como gente tenho lembranças de um clube mal administrado, amador. O torcedor, sempre apaixonado, é quem paga o pato.

    Saiu no globoesporte.com o quadro com as maiores glórias e derrotas. Muito triste só ter presenciado um dos jogos no maraca e por outro lado lembrar de todas as maiores decepções.

    Hoje o Fluminense é um clube do passado. Espero conseguirmos transforma-lo num clube de futuro.

    ST

    2 Sábado, 26 Setembro 2009 06:08 Paulo Cezar da Costa Martins Filho

    Esse time do Fluminense ganhou os campeonatos de 1936, 1937, 1938, 1940 e 1941.

    É sempre bom lembrar que, nessa época, o Carioca era o principal campeonato do país.

    Bons tempos em que o Fluminense dominava o futebol brasileiro...

    Gustavo, também espero que consigamos transformar o Tricolor num clube de futuro tão glorioso quanto seu passado.

    ST,
    PC

    3 Sábado, 26 Setembro 2009 18:28 Leonardo

    E pra completar o q flw o PC, em 1939 nós fomos vice pro Fla. Se ganhássemos esse título, teriamos sido Hexa-Campeão Carioca; 36-41.

    S.T. e naum vamos cair!

    4 Domingo, 27 Setembro 2009 12:51 Marcelo de Freitas

    http://veja.abril.com.br/230909/holofote.shtml
    .
    .
    O tricolor não pode cair

    Guilherme Gonçalves

    O Fluminense corre o risco de cair – e não estamos falando apenas da primeira divisão. Inaugurado em 1920, o palacete que sedia o clube no bairro carioca de Laranjeiras está em petição de miséria.
    .
    Para restaurá-lo, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional autorizou o presidente do clube, Roberto Horcades, a captar 13,4 milhões de reais. Ele poderá gastar até 1,4 milhão de reais no projeto de recuperação e os outros 12 milhões de reais nas obras.
    .
    Horcades contou com uma mãozinha de tricolores bem posicionados no governo.

    5 Quinta, 01 Outubro 2009 00:36 Cristiano de Freitas

    AMIGOS, PRECISO DE AJUDA...

    COLECIONO JOGOS DE FUTEBOL DE TODAS AS ÉPOCAS.
    TENHO IMAGENS DE UM FLU-fla REALIZADO NAS LARANJEIRAS, LÁ PELOS ANOS 30. NAS IMAGENS APARECE UM GOL DO FLU. A PESSOA QUE ME CEDEU ESSE JOGO, DISSE QUE TRATAVA-SE DA FINAL DO ESTADUAL DE 1938. ALGUÉM NO PAV TRI PODE ME AJUDAR, CONSEGUINDO ALGUMA REPORTAGEM DA ÉPOCA ONDE CONSTA A DESCRIÇÃO DO GOL QUE NOS DEU O TRÍTULO DE 1938, PRA EU CONFERIR COM O GOL E VER SE REALMENTE É DAQUELE ANO?????

    DESDE JÁ AGRADEÇO

    Cristiano de Freitas

    6 Quinta, 01 Outubro 2009 01:02 Paulo Cezar da Costa Martins Filho

    Cristiano de Freitas,

    Por acaso você se refere a esse vídeo?
    http://www.youtube.com/watch?v=8lLt05ACDd4

    Se for, tenho certeza de que as imagens são do Fla-Flu de 1919 (Fluminense 4 x 0, tricampeão).

    Se não for, só vendo o vídeo para analisar.

    Abraço,
    PC

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.