terça-feira, 8 de setembro de 2009

Só acaba quando termina

Amigos, em futebol há uma verdade incontestável: o jogo só acaba quando termina.

O leitor assíduo deste espaço já se acostumou a essa verdade, pois eu já a ilustrei de várias formas possíveis. Mas recordar é viver, então farei mais uma demonstração do óbvio ululante.

Voltemos a 1976: Campeonato Alemão, Bochum x Bayern no Ruhrstadion. No início do segundo tempo, a equipe da casa abre 4 a 0. Acabou, né? Será mesmo? Placar final: Bayern 6 x 5. Só acaba quando termina. (clique aqui para ler a história completa)

Em 1949, o Vasco comemorava seu aniversário em jogo contra o Flamengo, em São Januário. Os visitantes resolveram estragar a festa, e com menos de dez minutos já venciam por 2 a 0. O placar anunciava, ao final da partida: Vasco 5 x 2. Só acaba quando termina. (clique aqui para ler a história completa)

Em 1958, no Pacaembu, o Santos foi para o intervalo vencendo o Palmeiras por 5 a 2. O alviverde conseguiu uma virada histórica para 6 a 5, mas achou que o jogo estava vencido. No final: Santos 7 x 6. Só acaba quando termina. (clique aqui para ler a história completa)

Em 1995, o Fluminense chegou a estar oito pontos atrás do Flamengo no octogonal decisivo do Campeonato Carioca. Os jornais do Rio afirmavam que o Fluminense não tinha mais chances. No dia 25 de junho, o Fluminense vencia o Flamengo por 3 a 2, e conquistava o Campeonato Carioca, por 1 ponto. Só acaba quando termina. (clique aqui para ler a história completa)

Nossa viagem no tempo vai agora para o ano 2000: na final da Copa Mercosul, o Palmeiras faz 3 a 0 no Parque Antártica. O jogo acabou Vasco 4 x 3. Só acaba quando termina. (clique aqui para ler a história completa)

Em 2005, no Campeonato Brasileiro, o Fluminense precisava de 1 ponto nos últimos 5 jogos para ir à Libertadores. Os matemáticos afirmavam, categóricos: "o Fluminense está virtualmente classificado para a Libertadores". Após cinco derrotas, a vaga foi para o Palmeiras. Só acaba quando termina.

Em 2008, o Flamengo venceu o América do México por 4 a 2, lá na Cidade do México. Fim de papo, rubro-negro classificado às quartas-de-final da Libertadores, correto? No Maracanã, América 3 x 0. Só acaba quando termina.

Ainda em 2008, o São Paulo chegou a estar 10 pontos atrás do Grêmio durante o returno do Campeonato Brasileiro. Em dezembro, o tricolor paulista sagrou-se tricampeão, com 3 pontos a mais que os gaúchos. Só acaba quando termina.

Um amigo pó-de-arroz me telefonou ontem. Não tenho como saber, mas acho que pendia de seus lábios uma grossa e bovina baba. Ele afirmava, repetidamente: "O Fluminense já caiu, o Fluminense já caiu. Se não fez em 23 jogos, não fará em 15". Não aceitei o argumento, respondendo ponderadamente: "o futuro não está condenado a ser uma repetição do passado. As próximas rodadas presenciarão uma meteórica arrancada tricolor".

Quem viver, verá: está feita a profecia. Só acaba quando termina.

PC

15 comentários:

  1. PC,incrivel a capacidade que voce tem de me fazer acreditar no quase impossivel '-'

    ResponderExcluir
  2. O FLUMINENSE, NÃO CAIRÁ PRA 2ª DIVISÃO EM 2009 !! " escrito à 2 milhões de anos atrás !

    ResponderExcluir
  3. Pc, eu compactuo da sua esperança. No domingo contra os chorões se inicia a arrancada do tricolor.

    ResponderExcluir
  4. Eu acredito em viradas e tenho esperanças ainda no Flu , pena que os jogadores tricolores não acreditam e entram derrotados , eles são covardes , inaptos e deveriam ser banidos de vestir o manto sagrado , aquela camisa vitoriosa não foi feita para derrotados e covardes

    ResponderExcluir
  5. PC pode contar comigo sempre
    pq assim como vc eu acredito no Fluminense....
    Prefiro morrer acreditando no Fluminense... do que passar minha vida inteira a questiona -lo...
    porque além de tudo se eu não acredita - se não seria um tricolor...

    ResponderExcluir
  6. Essa arrancada ja ta pra começar a muito tempo e até agora so derrota e empate... Mais sou tricolor e não desisto!

    Fluminense Naum vai cair...!

    ResponderExcluir
  7. Como eu disse.. só seus textos mesmo pra dar alguma esperança ao torcedor tricolor..

    Mas ver os esses jogadores desanimados.. com salários atrasados.. enquanto Leandro Amaral (só pra citar UM) tá no limbo ganhando fortunas é complicado.

    Mas, meu amor pelo Flu vai além. Fui a todos os jogos no Maraca e pretendo ir ao Engenhão! A esperança NUNCA vai morrer!

    ResponderExcluir
  8. O FLU NÃO CAIRÁ, ACABEI DE FAZER UMA APOSTA COM UM FLAMENGUISTA,OITO VITORIAS E DOIS EMPATES E PRONTO

    ResponderExcluir
  9. tds os exemplos citam uma partida vencida, e n 10 como nos devemos vencer

    ResponderExcluir
  10. Pedro,

    Os exemplos de 1995 e 2008 são reações com várias vitórias.

    ResponderExcluir
  11. http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=28077&tid=5379039134822700246&na=1&nst=1

    ResponderExcluir
  12. Citação desse post:
    http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=1135020778706058169
    (perfil de Manuela H. de Miranda)

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.