sexta-feira, 16 de outubro de 2009

A decadência do Fluminense


Amigos, hoje foi ao ar mais um texto meu no Pavilhão Tricolor. Clique aqui para conferir. Ou leia abaixo. Vale a pena, para perceber que o Fluminense já foi muito melhor do que é hoje. O texto começa com uma notícia fielmente extraída de um jornal paulista do ano de 1941...

***


O profissionalismo tem diretrizes seguras no Fluminense

(O Esporte, SP, 26/11/1941)



Dois homens dirigem o futebol



Ondino Vieira é o técnico. E existe também o diretor da seção de futebol. Esses são os dois únicos homens que teem a vêr com os quadros. Ninguém mais. No Fluminense F.C., o presidente é o presidente, o tesoureiro é o homem do dinheiro, o secretário trata do que diz respeito à palavra escrita, e assim por diante. Ninguém dá palpites. Cada qual trabalha em seu setor, e deixa que os dois responsáveis façam o que julgarem conveniente, sem intromissão. Não é isto indício de que a organização do clube que vem de conquistar o campeonato carioca da temporada passada é das mais perfeitas?



Um exemplo para os nossos clubes.


Não pretendemos ferir susceptibilidades de quem quer que seja. Não visamos nestes comentários apontar qualquer de nossas agremiações. E sabem porque? Porque todas elas deviam nortear-se pelo modo como é encarado o profissionalismo no Fluminense F.C.. E fazer a devida distinção entre o joio e o trigo. Em São Paulo, quantos clubes existem que possam se equiparar ao Fluminense? Existirá algum? Mormente no que se refere aos jogadores profissionais e aos seus deveres. E à maneira de trabalhar de todos os nossos técnicos, sempre debaixo de ordens de terceiros, na mor das vezes verdadeiros leigos na matéria? Duvidamos, francamente...



***


Os trechos acima foram retirados fielmente de uma notícia de 1941, ano em que o Fluminense sagrou-se bicampeão carioca. Mais: dos últimos seis campeonatos, o tricolor havia levantado cinco. O domínio absoluto do futebol do Rio de Janeiro pertencia a Laranjeiras. Como aqui estavam os melhores times brasileiros na época, não é exagero afirmar que o Fluminense era o senhor do esporte bretão em solo tupiniquim.



A matéria ilustra como o Fluminense era o exemplo de organização e profissionalismo, até mesmo para a imprensa paulista. De acordo com o relato, simplesmente não havia clubes paulistas que pudessem se equiparar ao Tricolor.



É impressionante como, em seis décadas, os papéis se inverteram completamente. O exemplo a ser seguido não é mais o Fluminense. Muito pelo contrário, hoje o Tricolor é exatamente o exemplo do que não deve ser seguido. Se você lesse essa matéria em 2009, na Folha ou no Estadão, certamente a encararia como uma piada. Porém, para nós tricolores, a piada não tem graça nenhuma.



A leitura dessa notícia empoeirada nos traz dois sentimentos opostos. Primeiro, o de orgulho pela gloriosa história do Fluminense Football Club. Depois, a tristeza por termos mudado tanto, para tão pior.



Em 1941, o Fluminense já possuía o segredo do sucesso: profissionalismo. Que não era segredo algum. E que funcionaria até hoje, se não tivesse sido abandonado.



Que possamos ver o Tricolor ser exemplo de novo. É por isso que lutamos: as coisas como são. Ao Fluminense, o que lhe cabe.



Agradecimentos aos amigos:
- Luizinho, funcionário do Fluminense responsável pelo Flumemória, por ser sempre solícito e ajudar nas pesquisas.
- Natália Linha, minha interlocutora na conversa que originou esse texto.
- Leandro Pontes, pela sugestão da foto de Sebastião Salgado.

PC

5 comentários:

  1. a decadência moral é maior do que a administrativa, mas uma está diretamente ligada a outra. Portanto, a hora é de reestruturação administrativa para levantar a moral do tricolor. O vasco está fazendo isso, o flu pode fazer tb. As promessas tão decantadas de xerém pouco brilham no próprio clube. Em geral, se vão abntes de renderem os dividendos justos ao belo trabalho feito por lá, que rende muito mais frutos ao sr. Americo faria, sdabia disso? e o parreira tb leva o dele... mundo sujo e porco,mundo do futebol! grande texto, ótimo blog e parabéns! abs, leandro

    ResponderExcluir
  2. O time citado, o do final da década de 30 e início da década de 40 era com certeza o melhor do mundo, possivelmente o melhor da história do Fluminense. O time do campo é reflexo do time da diretoria.

    ResponderExcluir
  3. Comentário no site do Pavilhão Tricolor:

    1 Sexta, 16 Outubro 2009 08:21 Ian

    Muito grato por ter o prazer de ler uma notícia como essa.

    Parabéns pela pesquisa.

    S.T.

    ResponderExcluir
  4. 2 Sábado, 17 Outubro 2009 17:04 Zeca Pereira

    Paulo Cezar,

    Parabens pela pesquisa realizada.

    A decadência do Fluminense precisa ser interrompida, estamos vivendo um momento crucial.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.