quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Golaço do dia #125 - Charlie George


Atleta: Frederick Charles "Charlie" George.
Nascimento: 10/10/1950, em Islington, Londres (Inglaterra).
Jogo: Arsenal 2 x 1 Liverpool (Final da FA Cup 1970/71).
Data: 08/05/1971.
Local: Wembley Stadium, em Londres (Inglaterra).

Sobre o campeonato...
A FA Cup é a competição de futebol mais antiga da Terra: sua primeira edição foi disputada em 1872. Todos os clubes ingleses participam do campeonato, todo ano.

Sobre o jogo...
Cem mil fanáticos lotaram as dependências do lendário Wembley Stadium. Faltando doze minutos para o esgotamento do tempo regulamentar, o meia George Graham, do Arsenal, cabeceou no travessão. Após um dramático empate em 0 a 0 no tempo normal, Arsenal e Liverpool partiram para a prorrogação. Aos dois minutos, Steve Heighway abriu o placar para o Liverpool. Mas, aos onze, Eddie Kelly empatou para o Arsenal. Aos seis minutos do segundo tempo da prorrogação, John Radford passou, e Charlie George marcou o golaço do título do Arsenal.

A comemoração!
Charlie George inovou na celebração do histórico gol da virada. Exausto fisicamente, ele simplesmente deitou-se no chão, esperando que os companheiros pulassem sobre seu corpo, e o levantassem.

Dobradinha!
Com a conquista da FA Cup, o Arsenal obteve, pela primeira vez em sua história, a "dobradinha", uma vez que já havia vencido o Campeonato Inglês da Primeira Divisão (com uma vitória sobre o Tottenham na semana anterior). A dobradinha não era alcançada por nenhum clube havia dez anos, tendo sido o próprio Tottenham o último a obter a glória. De acordo com o relato da BBC, enquanto o Tottenham alcançou a glória com elegância e estilo, o Arsenal o fez com coragem e profissionalismo indomáveis.

Eddie Kelly quebra tabu...
Pela primeira vez na história das finais da FA Cup, um jogador substituto marcou um gol.

Ficha técnica: Arsenal 2 x 1 Liverpool - Final da FA Cup de 1970/71.
Data: 08/05/1971.
Local: Wembley Stadium, em Londres.
Arsenal: Bob Wilson; Pat Rice, Frank McLintock, Peter Simpson e Bob McNab; Peter Storey (Eddie Kelly), George Graham e George Armstrong; John Radford, Ray Kennedy e Charlie George. Técnico: Bertie Mee.
Liverpool: Ray Clemence; Chris Lawler, Tommy Smith, Larry Lloyd e Alex Lindsay; Ian Callaghan, Emlyn Hughes, Brian Hall e Steve Heighway; Alun Evans (Peter Thompson) e John Toshack. Técnico: Bill Shankly.
Árbitro: Norman Burtenshaw.
Gols: Steve Heighway aos 92', para o Liverpool; Eddie Kelly aos 101', e Charlie George aos 111', para o Arsenal.

PC

Um comentário:

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.