segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

O Profeta também é eterno

Rio de Janeiro, 21 de dezembro de 1980.

Amigos, a manhã de hoje merece uma hora de silêncio. Alguém dirá que uma hora é exagero. Exagero, uma ova. Perdão: exagero, vírgula. Um minuto de silêncio seria muito pouco para reverenciar o homem que perdemos.

O Rio de Janeiro e o Brasil estão de luto. Todas as bandeiras, em todos os lugares, tremulam a meio-pau. Todo o país está vestido de preto. As mulheres derramam lágrimas inumeráveis. Os homens não conseguem imaginar os próximos Fla-Flus, sem as crônicas de Nelson Rodrigues a completá-los. Cada brasileiro sente, na carne e na alma, a dor da perda.

O futebol perde o seu maior poeta em todos os tempos. Os deuses do esporte bretão curvam-se em homenagem ao Profeta: os treze pontos da Loteria Esportiva conquistados por seu bolão hoje são a prova irrefutável e inequívoca.

"Quando o Fluminense precisa de número, acontece o suave milagre: os tricolores vivos, doentes e mortos aparecem. Os vivos saem de suas casas, os doentes de suas camas, e os mortos de suas tumbas."

Todo pó-de-arroz se arrepia ao ouvir ou ler essa convocação. Ela enche nossos espíritos com o sentimento do triunfo, e assim nos empurra ao Estádio Mario Filho.

E o que dizer do simpático Gravatinha e até mesmo do nefasto Sobrenatural de Almeida? Há quem diga que são personagens fictícios, inventados por Nelson Rodrigues. Pois eu vos digo: nem mesmo a bola é mais real que eles em uma partida de futebol.

"Uma torcida não vale a pena pela sua expressão numérica. Ela vive e influi no destino das batalhas pela força do sentimento. E a torcida tricolor leva um imperecível estandarte de paixão."

Com essas palavras, Nelson Rodrigues conseguiu demonstrar que torcida ganha jogo, sim. Sem precisar chutar uma bola, o Profeta esculpiu uma das mais belas obras de arte do futebol passado, presente e futuro.

"O Fluminense nasceu com a vocação da eternidade. Tudo pode passar, só o Tricolor não passará jamais."

Outra belíssima demonstração: o Fluminense é eterno. Mas não só o Tricolor: o Profeta também é eterno. Nelson Rodrigues vive para sempre em nossos corações.

Encerro minha singela homenagem com os escritos da sua lápide, no Cemitério São João Batista: "Unidos para além da vida e da morte. É só.".

PC

Documentário "Óbvio Ululante", de Sérgio Sá Leitão, sobre a paixão de Nelson Rodrigues pelo Fluminense:

4 comentários:

  1. NOSSA ME ARREPIEI EMOCIONANTE ASSIM É TUDO QUE SE REFERE AO UNICO TIME TRICOLOR NO MUNDO POIS OS DEMAIS SÃO APENAS DE TRES MISERAS CORES SEM GRAÇA PARABENS PC POR TD DEDICAÇÃO A TUDO QUE SE REFERE AO FLUSÃO ST

    ResponderExcluir
  2. Nelson Rodrigues não é apenas o nosso maior escritor. Nem apenas nosso maior torcedor.

    É nosso maior título.

    Por isso, há de ser diariamente saudado e comemorado.

    Viva Nelson!

    Paulo-Roberto Andel
    http://cronicasdoflu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Esses vídeos com as narrações das crônicas do profeta são sempre show de bola!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.