terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Flamengos pelo mundo

Continuando com a série de posts sobre times inspirados por clubes cariocas, hoje é a vez do Clube de Regatas do Flamengo. Possuidor da maior torcida do Brasil, naturalmente o Rubro-Negro da Gávea teve seu nome e suas cores copiados em todo o país.

Antes de começar, vou contar uma história que pouca gente conhece: a origem do nome Flamengo. No final do século XVI, talvez início do XVII, um navegante holandês de nome Olivier van Noort ganhou muita fama. Suas embarcações viajavam principalmente no litoral da América do Sul, procurando negócios (e problemas) com portugueses e espanhóis. Certa vez, arrumou uma confusão tão grande que precisou fugir, tornando-se assim o primeiro navegador holandês na história a realizar a circunavegação. Em uma de suas vindas ao nosso litoral, Olivier Van Noort esteve no Rio de Janeiro. E pelo visto sua passagem por aqui foi marcante. Por sua origem, ele ganhou em terras cariocas o apelido de "Flamengo". E, em sua homenagem, os habitantes batizaram um dos bairros litorâneos da cidade com o nome Flamengo. Mais de duzentos anos depois, surgiria o Clube de Regatas do Flamengo. E depois os seus vários filhotes, abaixo listados.

O Flamengo!

Um Flamengo relativamente famoso é o do Piauí, fundado em 8/12/1937. O clube de Teresina copiou o nome, o escudo e o uniforme do original carioca, mas não foi só isso. Apelidos tradicionalmente dados ao time da Gávea também foram herdados, tais como Mengão e Mais Querido. O hino da filial também inclui versos de músicas do original, tais quais "vencer, vencer, vencer", "tua glória é lutar" e "Flamengo até morrer". O Flamengo do Piauí já venceu 19 campeonatos piauienses.


Outro Flamengo com alguma fama é a Associação Atlética Flamengo, de Guarulhos/SP, fundada em primeiro de junho de 1954. Sua primeira seqüência de glórias foi o heptacampeonato amador municipal de Guarulhos, de 1969 a 1975. Depois, veio o pentacampeonato da Liga Guarulhense de Futebol, de 1983 a 1987. Então o Flamengo de Guarulhos ganhou a Copa Paulista Amadora de 1992, primeiro troféu estadual. Mais recentemente, o Mengão vem escalando as divisões inferiores do futebol paulista, tendo vencido a Série B2 em 1999, a Série B em 2000, e a Série A3 em 2008.

Em Curitiba, temos a Associação Beneficente Esportiva Flamengo, atualmente licenciada da Segunda Divisão do Campeonato Amador de Futebol de Curitiba, devido à falta de patrocínio. O Flamenguinho, como é conhecido, foi fundado em 20/07/1972. Ainda no Paraná, há o Esporte Clube Flamengo, na pequena cidade de Marechal Cândido Rondon; e o Flamengo Esporte Clube, em Foz do Iguaçu. Em Santa Catarina, mais um rubro-negro: o Flamengo Esporte Clube, de Florianópolis.

Um clube famoso que de certa forma se inspirou no Flamengo é o Atlético Paranaense, fundado em 1924, copiando as cores, o uniforme, e o escudo do clube carioca. Posteriormente, o uniforme mudou, passando a apresentar as listras na vertical, e não mais na horizontal. Também o escudo foi modificado. Mas o preto e o vermelho continuam, até hoje.

O Rio Grande do Sul também possui os seus Flamengos: um sediado na cidade de Horizontina e fundado em 07/01/1957; outro sediado em Bento Gonçalves e fundado em 27/11/1958; e ainda mais um em Alegrete, fundado em 1963. Havia outro em Caxias do Sul, que chegou a ser campeão gaúcho da segunda divisão, mas este Flamengo já não existe mais.

Em Recife, também já houve um Flamengo, fundado em 20/04/1914. Sua maior glória foi a conquista do primeiro Campeonato Pernambucano de futebol, no dia 12/12/1915, ao bater o Torre na final, por 3 a 1. Os nomes dos heróis são guardados até hoje: Luiz; Alves e Albuquerque; Frederico, Ruy e Abdon; Waldemar, Gastão, Taylor, Percy Fellows e Lelis. Ao contrário de quase todos os outros, este Flamengo não era rubro-negro, mas sim alvi-negro. Disputou seu último campeonato em 1949.

Ainda na Região Nordeste, há o Flamengo de Arcoverde/PE, conhecido como Tigre do Sertão, e fundado em 1959. Um menos cotado é o Flamenguinos, de Juazeiro do Norte/CE.

Na Região Norte, há o Flamengo de Belém/PA, e o Flamengo de Porto Velho/RO (10 vezes campeão estadual).

No Centro-Oeste, há o Flamengo Tiradentes em Brasília, e o Flamengo Rondonópolis, em Mato Grosso.

No Sudeste, há o Flamengo de Americana/SP, o Flamengo de Araçatuba/SP, o Flamengo de Pirajuí/SP, e o Flamengo de Varginha/MG (uma vez campeão da Segundona Mineira).

No Estado do Rio, em Campos, há o Flamenguinho de Porto da Lama.

E no resto do mundo, será que também há Flamengos? A resposta é positiva, ¡por supuesto! A Sociedad Deportiva Flamengo, de Cotopaxi, no Equador, não me deixa mentir.

A Inglaterra possui duas filiais do Flamengo. O Bromley Flamengo FC foi fundado em outubro de 2005, pelo carioca William Morris, torcedor do Flamengo original. Once you are Flamengo, Flamengo eternally... Na foto, a formação da equipe em 2007:
O outro Flamengo inglês é sediado em Birmingham, e foi fundado em 2002. O "Mengao" começou na décima-primeira divisão da Liga Amadora de Birmingham, mas foi campeão tão facilmente que foi promovido diretamente para a quinta divisão. How do you say virada de mesa in English? Não sei, mas aí está o escudo do Rubro-Negro de Birmingham:
O leitor conhece algum Flamengo que eu não listei aqui? Aguardo seu comentário com mais informações!

PC

8 comentários:

  1. Será que os juízes também roubam para eles?

    ResponderExcluir
  2. tem um Flamengo na Rússia, mas fiz uma procura rápida por aqui e não encontrei. Fugindo levemente do tópico, tem uma cidadezinha na Bahia que se chama Flamengo, por causa do CRF

    ResponderExcluir
  3. Rafs, o que encontrei na Rússia foi na verdade um site mantido por um russo e um ucraniano, com informações sobre o Flamengo do Rio mesmo. EM RUSSO! hahahaha

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo PC,

    Sou fã de seu blog e acompanho constantemente seus artigos.

    Embora suas matérias despertem sempre um grande interesse, aqui vai o apelo de um tricolor, pois afinal de contas Jornalheiros é um blog majoritariamente tricolor.

    Nada contra que vc fale da urubuzada, cachorrada e outros bichos, o que não entendi e não aceitei é porque até agora nenhuma matéria ou mesmo uma linha foi dedicada para denunciar a safadeza que os anti-tricolores infiltrados em nossas hostes vêm impetrando contra o Tartá.

    Após aquele boicote absurdo engendrado pelo Parreira, que chegou ao cúmulo de declarar que "o Tartá não se enquadrava em seu esquema", quando o time não tinha esquema algum, amigos me afiançaram que a origem da coisa seria o fato do atleta não ter aceitado ter parte de seus direitos cedidos à Traffic. A princípio fiquei cético quanto a essa afirmação, mas a repetição do fato, treinador após treinador me faz ficar com a pulga atrás da orelha.

    Senão vejamos, Tartá é uma joia. Já provou isso em várias oportuniudades. Cito apenas aquele gol antológico contra o São Paulo, em pleno Morumbi, quando deixou o Miranda sentado de bunda no chão, após um drible sensacional. E não se tratava de nehum botinudo e sim do zagueiro eleito duas vezes o melhor do Brasil.

    Aquele jogo crucial contra a Portuguesa, em que perdíamos o primeiro tempo por 1 x 0 e viramos para 3 x 1, com a ajuda do Tartá, que entrando no intervalo, destroçou a defesa lusa.

    Com o Cuca mesmo, ou será que ele já se esqueceu do brilhante segundo tempo contra o Cruzeiro?

    Tartá é, sem dúvida alguma, muito melhor que Fabio Neves e Marquinho, então por que foi descartado?

    Pois bem,juntando meus pauzinhos,
    estou começando a desconfiar que esse afastamento fora de propósito foi feito para abrir caminho para a Traffic colocar o William na vitrine tricolor, já que esse atleta foi literalmente descartado pelo Palmeiras e, a julgar pelo que jogou no ano passado, deverá amargar o banco a maior parte do tempo, a menos que o Cuca seja pressionado.

    O Blog do Tricolor Verdadeiro já botou a boca no trombone, do mesmo modo que fez quando os amadores dirigentes ameaçaram não renovar com o Conca.

    Isso só não basta, é preciso que veículos com maior penetração como o seu e o do João Garcez comprem essa briga para evitar a repetição de casos como os de Diego Souza e Arouca que brilham em outras equipes e deixaram o clube sem que o Fluminense auferisse nenhum lucro.


    Pode ser também que hajam interesses velados de certas pessoas em levar algum com a liberação do Tartá, pois seu afastamente tecnicamente é injustificável.

    Solicito que vc dê uma força ao Fluminense nesse caso esdrúxulo.

    Um forte abraço.

    Helio R L

    ResponderExcluir
  5. Esse boicote ao Tartá tá foda mesmo, mas temos que tomar muito cuidado com o que falamos. É preciso nos basearmos em fatos.

    ResponderExcluir
  6. Nessa pré-temporada o Grêmio vai enfrentar o Flamengo de Valentim, equipe amadora da Serra Gaúcha.

    ResponderExcluir
  7. tem um flamengo em franco da rocha (amador-liga municipal)

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.