domingo, 24 de janeiro de 2010

Vitória do Fluminense e show do Vasco


Amigos, "clássico é clássico e vice-versa", já dizia o folclórico Jardel. (Vocês sabiam que ele foi contratado pelo Flamengo do Piauí?). Eu comecei escrevendo sobre clássicos, e esqueci o que ia dizer. Ah, sim, me lembrei: certos placares não deveriam ser permitidos em clássicos. Por exemplo, os 6 a 0 do Vasco sobre o Botafogo, em pleno Engenhão. Um placar de seis a zero é a humilhação suprema da equipe derrotada. Uma goleada tão impiedosa é devastadora, tão devastadora que terá reflexos nos próximos jogos do Botafogo. O alvinegro vinha bem, mas o sacode de hoje destrói psicologicamente qualquer time. Com o Botafogo não será diferente.

Até porque a goleada do Vasco teve requintes de crueldade. Para começar: foi no Engenhão, a casa do Botafogo. Tomar seis gols em casa é motivo de vergonha eterna. Outro requinte de crueldade: os três primeiros gols foram marcados exatamente por Dodô, ex-ídolo do próprio Botafogo. Tenho certeza: cada um desses três gols foi sentido como uma punhalada, na carne e na alma de cada botafoguense.

Após as três pinturas de Dodô, houve ainda um gol de Léo Gago e dois de Phillipe Coutinho. E assim terminou o primeiro clássico do ano no Rio de Janeiro. O time do Vasco tomou corpo rapidamente, apesar das muitas mudanças. Não há como negar: pintou o favorito para a conquista da Taça Guanabara. O jejum vascaíno já dura sete anos: será que chegará ao fim em 2010?

Pouco antes, no Maracanã, o Fluminense passou por cima do Volta Redonda, mesmo jogando sem Fred, a estrela da companhia. Antes ainda dos dez minutos, o quadro de Laranjeiras abriu o placar, em balaço de Leandro Euzébio, no ângulo. O domínio tricolor foi colossal, mas o placar magro (1 a 0) traduz a enorme quantidade de chances desperdiçadas. Esses erros precisam ser corrigidos, mas tenho a certeza de que o técnico Cuca está trabalhando nisso.

Após algumas seguidas vitórias de grandes sobre pequenos, finalmente podemos dizer: começou o Campeonato Carioca.

PC

6 comentários:

  1. Foi humilhante mesmo! E não tenho pena alguma do Botafogo, Vasco, Flamengo ou qq outro time que não se chame Fluminense. Fluminense, o Tricolor, com sede em Laranjeiras.
    Só discordo de uma coisa, o favorito já pintou há mais tempo. E é o time de guerreiros. Que ligou o botão da vitória desde novembro de 2009 e parece que não quer desligar tão cedo! Sorte da nossa torcida! Não tem jeito! Essa taça será nossa! TENHO CERTEZA!
    ST

    ResponderExcluir
  2. Tenho a sensação que a final será decidida entre Fluminense e Vasco.
    Caso, isso ocorra, que o Flu consiga a vitória.

    Já o Botafogo, nada pode ser menor.

    ResponderExcluir
  3. Previsão sobre o craque Phillipe Coutinho feita na final da série B de 2009 aqui neste mesmo blog....
    E o Dodô só estava guardando os gols para essa partida!!!!
    Como bom vascaíno, digo que torço sim para o Vasco, Fluminense e Botafogo (sim, nesta mesma ordem). Acho que todos nós deveríamos juntar nossas forças contra o inimigo....

    ResponderExcluir
  4. Falou tudo, Cidade.
    Temos que nos unir contra os compradores de árbitros.

    O Botafogo não está morto, o time tem que se entrosar...

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.