segunda-feira, 29 de março de 2010

A Armando Nogueira


Amigos, na manhã de hoje o mestre Armando Nogueira sucumbiu à cruel imposição da natureza humana. E o céu ganhou uma brilhante estrela solitária.

Armando está, sim, no céu. Ele sempre acreditou em Deus. Duas de suas frases mais famosas citam o Divino Ser: "Deus é esférico" e "A tabelinha de Pelé e Tostão confirma a existência de Deus".

E, lá no céu, ele está acompanhado de muita gente boa. Nelson Rodrigues, o profeta tricolor, por exemplo, já está pensando em como será a primeira "Grande Resenha Facit" celeste. Uma das frases mais espetaculares de Nelson foi uma resposta a Armando, na histórica mesa-redonda da TV Rio: "O video-tape é burro!".

Hoje à noite, o Botafogo enfrenta o Boavista pelo Campeonato Carioca. Os cartolas incompetentes conseguiram agendar um jogo para uma segunda-feira, mas acabaram acertando em cheio. Será a estréia de Armando Nogueira como torcedor em alma. Sim, a morte não exime ninguém de seus deveres clubísticos. Com Armando não será diferente.

Percebam a profundidade dessa frase: "Para Garrincha, a superfície de um lenço era um latifúndio". Trata-se de uma demonstração inequívoca do talento de Armando para a crônica esportiva. O Mané Garrincha, inspiração maior do mestre, será mais um a encontrá-lo hoje, no céu. Assistirão juntos ao jogo do Botafogo.

Botafogo que sempre foi uma paixão na vida de Armando. Os botafoguenses mais antigos me dizem: aqueles 21 anos seriam muito mais sofridos sem o consolo de Armando. Certamente, certamente. O Botafogo não seria o gigante que é, sem Armando Nogueira. Sem chutar uma bola sequer, o mestre conseguiu se tornar ídolo de uma torcida inteira. Façanha para poucos.

Se, para Garrincha, a superfície de um lenço era um latifúndio... para Armando Nogueira, a superfície de um campo de futebol era uma página de caderno, pronta para receber linhas imortais.

Armando vive. E isso é tudo.

PC

8 comentários:

  1. E a imprensa esportiva perde sua única referência em isenção.

    ResponderExcluir
  2. http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/0,,MUL1548994-9825,00-DEZ+FRASES+INESQUECIVEIS+DO+MESTRE+ARMANDO+NOGUEIRA.html

    “Gol de letra é injúria; gol contra é incesto; gol de bico é estupro."

    ResponderExcluir
  3. Era um ícone não só para os botafoguenses. Mas foi chegada a sua hora e ele fará compania a muitos mestres lá em cima!
    Grande texto...

    Saudações alvinegras ;*

    ResponderExcluir
  4. o Cara era fantastico! Pronto

    ResponderExcluir
  5. Sabia que você não deixaria de homenagear o mestre Armando Nogueira, caro PC. Rivalidades clubísticas à parte (e Armando e Nelson, ao mesmo tempo em que se deixaram marcar na alma por seus respectivos clubes de coração, são patrimônios da crônica esportiva brasileira em geral, devendo ser respeitados por tocerdores de qualquer clube), seu texto, em reverência a esse poeta alvinegro, evidencia um dos elementos sem ao qual ninguém pode se dizer torcedor do Tricolor das Laranjeiras: a fidalguia. Parabéns pelo texto. Mas há um lamento aqui: se vai o Armando que, talvez, foi uma das últimas referências da crônica esportiva brasileira que sabia respeitar todos os clubes e principalmente a inteligência de qualquer torcedor. Em tempos de uma mídia esportiva parcial, que tenta impôr uma monocultura no futebol brasileiro, goela abaixo do torcedor, suplantando a pluralidade em que se construiu o esporte bretão em terras tupiniquins, esse sujeito representará um grande vazio.

    Abraços.

    ST

    ResponderExcluir
  6. Belíssima e justíssima homenagem a qual indiquei em meu blog.

    Crônica é a saudade que já sinto.

    SAN

    K1

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.