sexta-feira, 30 de abril de 2010

Tricolor nunca desiste


Amigos, qual é a chance de, no dia de uma partida, um atleta ser acometido por uma crise de apendicite aguda? Remota é pouco. A probabilidade é praticamente nula. Semana passada, contra a Portuguesa, aconteceu com Alan, o príncipe pó-de-arroz, centroavante do Fluminense. Nova pergunta: qual é a chance de, na partida seguinte, um outro atleta da mesma equipe sofrer uma nova crise de apendicite aguda? Ontem, aconteceu com Fred, o artilheiro do Fluminense. O evento da dupla apendicite aguda é tão improvável que parece uma piada, tal qual a anedota do chinês.

E então o Fluminense, que já não tinha Darío Conca (suspenso), Maicon (vendido) e Alan (operado do apêndice), ficou também sem Fred para a partida contra o Grêmio. Praticamente toda a força ofensiva tricolor estava no estaleiro. O treinador Muricy Ramalho, estreando, se viu sem escolha: precisou lançar os reservas Marquinho, Wellington Silva e André Lima. Três reservas instantaneamente promovidos a titulares, por conta das circunstâncias.

Na derrota para o Grêmio (3 a 2), o desfalque inesperado de Fred foi a tragédia do Fluminense. Alguns podem objetar que o ataque foi bem, fez dois gols. Mais ou menos. É bom lembrar que, durante todo o segundo tempo, o Grêmio jogou com dez. Em vantagem numérica e jogando em casa, o ataque poderia ter sido mais efetivo. E provavelmente teria sido, com Fred em campo.

Além disso, há o fator da liderança que Fred exerce sobre os outros atletas, que correm por ele, que lutam por ele. Qualquer análise do jogo que não cite a ausência de Fred estará incorreta, pois ela foi de fato o principal motivo da derrota do Fluminense.

Para completar a noite de azar tricolor, a arbitragem de Francisco Carlos Nascimento foi um desastre. Apesar da farta distribuição de cartões amarelos, o juiz não conseguia coibir a violência da equipe do Grêmio. Nem mesmo a expulsão - corretíssima - do zagueiro Rodrigo fez os gaúchos pararem de descer o sarrafo. Houve também os dois pênaltis ignorados, ambos favoráveis ao Fluminense. Mas o pior mesmo foi ver o goleiro Victor fazer cera durante os noventa minutos, e sair do gramado sem sequer um cartãozinho amarelo.

Dizem os mais velhos que águas passadas não movem moinhos. Então, vamos parar de remoer o estrago feito na partida de ida. É hora de pensar na revanche, no Olímpico, quarta que vem. Muricy já declarou: "Vamos para Porto Alegre com o pensamento da vitória".

Os idiotas da objetividade já repetem o discurso do ano passado. Dizem eles que o Fluminense já era, que a eliminação tricolor já é certa. Achei que tinham aprendido em 2009. Mas entra ano e sai ano, e eles não aprendem. Meu professor e amigo Mauros dizia o seguinte: que Deus limitou a inteligência do homem, mas não limitou a burrice. É a única explicação que consigo enxergar.

Não se trata de menosprezar o Grêmio. Sabemos que a tarefa é muito difícil. Mas muito difícil não é impossível. Tricolor nunca desiste.

PC

PS: peço que leiam o relato de meu amigo Pedro Caratori, sobre um episódio profundamente lamentável ocorrido na saída do jogo.

15 comentários:

  1. Fluminense tem que tomar uns passes, jogar uma água benta nos jogadores, é muito azar num time só, somando se a isso uma diretoria amadora, que vende um atacante e perde um zagueiro, e agora tem que correr atrás de contratação...
    Acho que o Flu tem que voltar para Laranjeiras o mais rápido possível, lá nossa sorte vai mudar...

    ResponderExcluir
  2. Perfeita análise como sempre, Paulo. Sem contar o azar inacreditável, num estilo "generalseveriânico"...

    No mais, não custa lembrar: depois do que fizemos ano passado, podemos reverter QUALQUER revés.

    Brax.

    Paulo.

    ResponderExcluir
  3. E ai PC, que falta de sorte ontem heimm!!!
    O Fred e principalmente o Conca fizeram muita falta, sem contar que é imprecionante como o Gremio gosta de jogar esse tipo de competição, o titulo de copeiro é a mais pura verdade.

    ResponderExcluir
  4. Vc não tem o cérebro do time suspenso, aí olha para os reservas e vê Marquinhos. Vc "perde" na última hora o seu melhor jogador, aí olha para o banco e vê Andre Lima + Adeilson. Assim, não tem Muricy que dê jeito!
    A. Lima tem q agradecer muito a Mariano. Pq o cruzamento foi qq coisa. Ele não teve trabalho. Fez o gol e parou por aí.
    O Gum levou um baileeee do Borges. Rídiculo.
    Sobre Rafael, a alegria do ataque adversário, nem falo mais nada. Perdi a voz!
    O juiz não marcou uma falta do Flu no nosso 2o gol. Menos mal, foi menos vergonhoso.
    Pra mim quem deve vencer é quem merece. E o Flu não mereceu. Acho que a desclassificação é questão de uma semana. E olha que eu SEMPRE acredito. Mas sem Fred, sem Mariano, sem Alan e pior com L. Eusébio, Rafael e André Lima. Tá muito difícil. Só um milagre daqueles!
    E só pra não perder o momento deboche vamos para o momento apresentações: Vamos apresentar Julio Cesar à linha de fundo. Rafael à saída do gol. Gum ao L. Eusébio. Marquinho ao olho da rua.
    E o mais IMPORTANTE: Vamos apresentar a torcida TRICOLOR aos títulos!
    ST

    ResponderExcluir
  5. PC,

    que tal um post sobre vitórias improváveis fora de casa?

    A do Fluminense em cima do Cruzeiro no returno do ano passado, a do América do México em cima do Flamengo, etc.

    Estarei no Olímpico nesta 4a feira, com sorte vendo mais um capítulo dessa história!

    Abraços,

    ResponderExcluir
  6. "E só pra não perder o momento deboche vamos para o momento apresentações: Vamos apresentar Julio Cesar à linha de fundo. Rafael à saída do gol. Gum ao L. Eusébio. Marquinho ao olho da rua.
    E o mais IMPORTANTE: Vamos apresentar a torcida TRICOLOR aos títulos!"

    Sensacional, Fernanda!

    Guilherme, boa sorte!

    O Flu não tem mais nada a perder, é com esse pensamento que a gente tem que partir pra cima deles.

    ResponderExcluir
  7. Apêndicite aguda: HÁ COISAS QUE NÃO ACONTECEM SÓ AO BOTAFOGO! (rs)

    Abraços Gloriosos!

    ResponderExcluir
  8. Boa, Rui!

    HÁ COISAS QUE NÃO ACONTECEM SÓ AO BOTAFOGO! [2]

    ResponderExcluir
  9. Me desculpe PC mais se não fiserem algo com esta defesa...vai ficar difício, hein! Exelente matéria.

    ResponderExcluir
  10. PC,
    EU JÁ VI ESSE FILME
    PASSOU ANO PASSADO

    FLU ETERNO AMOR...

    ResponderExcluir
  11. Não vi esses 2 penaltis,mas realmente o time do grêmio bateu MUITO e o jogo TODO.

    Ficar fazendo cera pra bater tiro de meta,escanteio,falta,e etc é até aceitavel,mas se jogar simulando lesão é patético,coisa de time pequeno,ridículo.

    E a zaga? medíocre,os caras nao conseguiram achar o Borges,NAO ADIANTA DEIXAR ELE DAR AS COSTAS,SE NÃO ANTECIPAR NÃO TEM COMO TIRAR DELE.aliás um zagueiro de 1,93m perder no corpo pra um cara de 1,75m chega a dar pena

    enfim,3 gols dados pela zaga,leandro euzébio,marquinho ridiculos,nao tem vaga nem em time amador.


    difícil? MUITO,mas ano passado fico mais que provado que não existe impossivel

    gremio 0x2 FLUMINENSE

    ResponderExcluir
  12. em tempo,21 mil presentes numa quarta de final da copa do brasil?
    VERGONHOSO

    atlético mineiro botou 46 mil (alias,tiro o chapéu pra torcida do atlético que se tratando de comparecimento pra mim é a melhor)

    palmeiras botou 24 mil (o que no palestra itália é estádio lotado)

    só nao sei o público la no barradão,mas com certeza foi casa cheia também .


    simplesmente vergonhoso.

    ResponderExcluir
  13. Eu só queria ter certeza dos dois pênaltis... agora tive! Eu gostaria muito de saber qual o problema dos árbitros brasileiros contra o FLUMINENSE...
    Mas enfim, o jogo é de 180 minutos!!! Temos mais noventa pra virar...
    Basta acreditar!
    Bjo!

    ResponderExcluir
  14. Também achei o comparecimento bem fraquinho.

    A torcida do Galo é show, sempre comparece.

    ResponderExcluir
  15. Acho que não é hora de cornetas (eu sempre acho que nunca é hora de cornetas). Evidente que existem falhas, evidente que nem todos os jogadores são os de nossos sonhos, mas é fato que grandes times nem sempre são feitos de grandes jogadores (no sentido de midia, marketing e nivel técnico). Acho que o elenco do Fluminense tem bons jogadores e que a contratação de grandes nomes só serviriam para endividar mais ainda o clube e gerar mais frustações.

    Mostro isso mostrando como foi feita a montagem do time que chegou a libertadores. Aquele time foi montado quando o time de 2006 não deu certo, jogadores foram mandados embora, alguns ficaram e outro muitos chegaram e não eram jogadores de grande midia, eram destaques de clubes menores e nenhuma estrela.

    Bom, aquele time de 2007 fez uma grande temporada e no ano seguinte vieram as grandes contratações, porém daqueles carissimos jogadores, somente Dario Conca e Washington deram o retorno desejado e esperado.

    Ou seja, temos que ter paciencia, não precisamos de grandes nomes e sim de um grande time e ja temos o nosso artilheiro, temos nosso meia acima da média (e são dois, alias), um excelente lateral direito (que a tanto pegamos no pé no ano passado) e um punhados de bons jogadores mesclados com jogadores de grupo, creio que este elenco esta no caminho certo, falta só tempo para amadurecer e a reposição a perda do Maicon e daquele monte de volantes que foram embora.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.