segunda-feira, 24 de maio de 2010

As provas do crime

Amigos, quem assistiu ao jogo Corinthians 1 x 0 Fluminense, ou leu minha resenha de ontem, sabe que os erros do trio de arbitragem foram decisivos para o resultado da partida.

Como sempre faço, tentarei aqui apresentar as provas de mais um episódio em que o Tricolor perde pontos preciosos. Agradeço aos leitores Lucas e Fabiano pelas imagens enviadas.

Comecemos pelo gol do Corinthians, originado de uma falta que não existiu em Dentinho. Aliás, esta foi a tônica da partida: em qualquer lance "duvidoso", Leonardo Gaciba apitava favoravelmente ao time de Mano Menezes. Na cobrança, Chicão fez 1 a 0, em bola defensável pelo goleiro Rafael. Corinthians 1, Fluminense 0, arbitragem 1.

Continuemos com mais um lance de erro contra o Fluminense. Vejam a imagem abaixo, e constatem que o atacante tricolor está na mesma linha do último defensor corintiano:
A posição, portanto, era legal. A jogada seguiu, e Rodriguinho marcou o gol, de letra. O lance, porém, foi anulado, sob alegação de impedimento. Que, comprovadamente, não existiu. Arbitragem 2, Fluminense 0.

Ainda no primeiro tempo, viria o terceiro erro gravíssimo da arbitragem: mais um impedimento assinalado, de novo erradamente, pelo bandeirinha João Monteiro de Souza Júnior. Confira na imagem:
Darío Conca lança Rodriguinho, que invade a área sozinho e chuta para as redes. Novamente, jogada anulada de forma incorreta. Arbitragem 3, Fluminense 0. Repito: primeiro tempo ainda!!!

No segundo tempo, haveria ainda mais dois lances polêmicos. No primeiro, Fred recebe passe açucarado, invade a área, dribla Felipe, e é derrubado pelo goleiro. Sem alternativa, Gaciba marca o pênalti. Porém, covardemente, hesita em expulsar o goleiro, dando-lhe apenas o cartão amarelo. A regra determina que o jogador que utilizar a falta como último recurso para impedir uma clara e manifesta intenção de gol deve ser expulso de campo. É a troca do gol certo pelo cartão vermelho.

Porém, alertado pelo auxiliar Marcelo Bertanha Barison, Gaciba resolveu voltar atrás na marcação do pênalti. O auxiliar alegou que Fred estava impedido. Analisemos a imagem:
De fato, o atacante tricolor se encontra alguns poucos centímetros à frente do último defensor. Assim sendo, não contarei este lance para o placar hediondo "arbitragem x Fluminense". (Apesar da expressa recomendação da FIFA de que, em lances duvidosos, o bandeirinha deve favorecer o ataque.)

Mas quem acha que Marcelo Bertanha Barison acertou todos os impedimentos no segundo tempo está enganado. Vejam a imagem de mais este ataque tricolor, interrompido por mais um impedimento mal marcado:
Arbitragem 4 x 0 Fluminense! É goleada!

Por fim, falo da última polêmica: o suposto pênalti do tricolor Gum em Defederico. O argentino invadiu a área e cortou para o meio. Gum esticou a perna para tentar tirar a bola, e não conseguiu. Assim que a bola passa, o zagueiro tricolor recolhe a perna, deixando claro que não tinha intenção de cometer a penalidade. Não obstante, Defederico se atira no gramado. Pênalti claro, não foi. No máximo, discutível. E, ainda assim, no finzinho do jogo, e após Defederico tentar ludibriar a arbitragem em outra jogada (pela qual levou cartão amarelo). Portanto, se alguém tentar utilizar este lance para desqualificar a tese de que o Fluminense foi roubado, estará sendo desonesto.

Numa análise bondosa com a arbitragem, o Fluminense já teve 4 pontos garfados nestas 3 rodadas iniciais. O Tricolor conta apenas 3 pontos, quando já deveria possuir 7. São quatro pontos que podem fazer toda a diferença lá no final do Campeonato. Até quando teremos que aturar essa palhaçada?

PC

PS: vale lembrar que não é o primeiro jogo do Corinthians decidido por um erro de Gaciba. Ano passado, na semifinal da Copa do Brasil, o gaúcho ignorou um pênalti claríssimo a favor do Vasco, conforme relatei no post "Está cego, Gaciba?". O Corinthians acabou classificado. Vejam a foto:
- * - * -

PPS: no Brasileirão do ano passado, o Corinthians venceu o Fluminense no Pacaembu por 4 a 2, em outra arbitragem contestadíssima, do senhor Héber Roberto Lopes, que expulsou Fred por xingar um adversário (!). Leia aqui minha crônica sobre aquela partida.

25 comentários:

  1. PC,

    pior foi o comentário - creio que do Wright - dizendo que o cartão amarelo dado ao Felipe deveria ter sido anulado.

    Daí eu pergunto a este comentarista sabe-tudo da Rede Globo: quer dizer que o cartão só pode ser dado com bola rolando agora? Se o Felipe tivesse quebrado a perna do Fred, por exemplo, não estaria errado pois fora marcado impedimento anteriormente?

    Francamente, Gaciba e Wright nunca mais!

    ResponderExcluir
  2. Excelente observação, R.T.!

    A flapress tá usando esse lance do amarelo pra dizer que o Gaciba errou pros dois lados e inocentá-lo de ter agido de má fé.

    ResponderExcluir
  3. Ano passado, o Botafogo também foi roubado em Pacaembu contra o Curintia. E foi uma coisa escandalosa. O jogo terminou empatado.

    Só pra constar: o juiz deu de bandeja a vitória ao Framerda ontem. Marcou dois pênaltis inexistentes. Mas isso a gente já tá cansado de saber...

    ResponderExcluir
  4. No lance do penalty no Fred o bandeirinha deve ter ficado com dúvida e deixado o lance seguir, dai quando viu que iria sair o gol, ele levantou a bandeira, dai o arbitro já tinha marcado o penalty, já deveria ter expulsado o goleiro, etc.

    Desisto.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. show cara mandou bem pakas
    vamos dar a volta por cima e ganhar essa partida contra o mengo mingal !!!!!

    ResponderExcluir
  7. A televisão mostrou para o país inteiro. Os absurdos só não foram vistos por quem não quis ver o se faz de sonso pra viver.
    Fazer o que, né? Bola para frente...
    A arbitragem anda tão bem equipada e cheia das parafernalhas, não é possível que não viu.
    Mas esqueci de uma coisa...técnico tem nova função. Apitar o jogo! #fato

    ResponderExcluir
  8. Os comentaristas da Globo não podem ser levados a sério, PC. O tal apadrinhado Luis Roberto torce discaradamente para o imperio do choro, e até o Junior resolveu torcer agora!!!

    Outra coisa, o Felipe não era o último jogador? Então, o cartão amarelo deveria ser realmente anulado, em seu lugar deveria ser dado o VERMELHO! A regra é clara, quando interessa ao patrocinador do campeonato!

    Sds Tricolores e agora é vencer ou vencer o fla-Flu!!!
    Leandro

    ResponderExcluir
  9. Caro PC Filho,

    Perfeita sua análise. Acrescento a ela mais um lance de erro capital (novo impedimento mal marcado) em que o Marquinho, salvo engano, foi lançado em condição legal e cruzou para a área, onde havia pelo menos dois jogadores do Flu em condições favoráveis de arremate. O lance foi no segundo tempo e o bandeirinha novamente o invalidou, apotando um impedimento inexistente.

    Um grande abraço e conte com o apoio do FEA (inclusive se for necessária a arrecadação de verba para a faixa).

    Felipe Fleury - FEA (flueternoamor.com)

    ResponderExcluir
  10. O bom do Mauro Cezar e do pessoal da ESPN é a própria cultura da ESPN, lá não existe uma uniformidade de opinião, cada comentarista fala o que pensa sobre cada assunto com independência e isso é princípio básico do bom jornalismo e eles levam isso até o fim, só ver as discussões ferrenhas entre o Trajano e o PVC no Linha de Passe.

    []'s

    ResponderExcluir
  11. PC tem outro lance,que acho que ngm tem a imagem,lançamento na esquerda para Marquinho, que tava em posição legal,a bola passou pelo Gum até no meio da área ...outro erro grave.

    ResponderExcluir
  12. Prezados, acrescentei mais uma imagem de impedimento mal marcado, esse no segundo tempo.

    ResponderExcluir
  13. PC, depois de ouvir do nosso VP Alcides Antunes, hj no almoço, que o FFC não deve reclamar sobre arbitragens na CBF, por conta da atuação do Simon no FLU x Palmeiras do ano passado...nem reclamo de mais nada, pois virou acomodação total !!!
    Em tempo: Diego Souza não vem e tanto Deco qto Cleber Santana estão certos.

    ResponderExcluir
  14. Kleber, foi este lance que eu acrescentei agora. Obrigado pelo alerta.

    ResponderExcluir
  15. Wagão, HAHAHAHA inacreditável. Você ouviu isso da boca dele??????

    ResponderExcluir
  16. Sem contar que a Globo em momento algum, sequer repetiu o lance do primeiro impedimento. Wright devia estar tomando um cafezinho na hora. O "super tirateima" só foi ultilizado para confirmar q o Fred estava milimetricamente adiantado no lance do penalti. E ainda não mostrou um replay de um lance faltoso (ignorado pelo juiz) de um passe q Rodriguinho recebera de Fred. Algo estranho???

    ResponderExcluir
  17. Isso aí PC, parabens por analizar o jogo por completo, a imprensa só fala dos roubos de alguns lances e não de todos os lances.

    ResponderExcluir
  18. PC,

    Não vi o jogo.

    Mas analizando somente as fotos que você colocou no blog, nota-se erros de posicionamento do banderinha, nas duas únicas fotos em que ele aparece.

    Em uma, ele está dois metros além da linha do último defensor e na outra ele está na linha do atacante e não na linha do último defensor.

    É claro que tem o dinamismo do jogo e a foto é estática, mas duas vezes dá para pensar, não?

    Se ele se posiciona mal, tende a marcar mal, certo?

    ResponderExcluir
  19. Aquino,

    Acho que o problema dos dois bandeirinhas de ontem ia além do posicionamento incorreto.

    Eu diria que se trata de um "reflexo condicionado": chance de gol do Fluminense, levanta a bandeira!

    Talvez eles teriam errado também contra o Corinthians, se este tivesse atacado. Mas o Timão passou 90 minutos lá atrás, só se defendendo...

    ResponderExcluir
  20. é PC...hj fui comprar meu ingresso pro FlaFLU e antes de sair resolvi passar no bar do fidelis e comer um daqueles salgados...qdo de repente ouvi nosso VP conversando c/ alguns funcionários insatisfeitos com a arbitragem de ontem...e o restante da história foi o que relatei acima.
    Pra imprensa é jogado uma coisa e pra quem está lá dentro é outra completamente diferente !

    ResponderExcluir
  21. Wagão, que coisa bizarra, ridiculo e o Simon foi punido pelo ter ACERTADO no ano passado, acho justo um juiz que errou ser punido também.

    ResponderExcluir
  22. Nem me fala PC...concordo em td com o q vc disse, e sim, eu estava no Pacaembú =/
    Meu retrospecto era de 8 jogos do Flu, 7 vitórias e um empate...masessa arbitragem conseguiu tirar minha invencibilidade!

    Felipe Epelbaum

    ST

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.