sábado, 19 de junho de 2010

Pré-jogo - Brasil x Costa do Marfim


Amigos, neste domingo a Seleção Brasileira volta a campo pela Copa do Mundo, para enfrentar a Costa do Marfim, no Soccer City, em Johannesburg. Uma vitória simples garante matematicamente a classificação às oitavas-de-final.

Brasil e Costa do Marfim nunca se enfrentaram na história. O último jogo do escrete canarinho contra uma seleção africana foi no início do mês, diante da Tanzânia, no Estádio Benjamin Mpaka, em Dar es Salaam (vitória por 5 a 1). Na história, a Seleção Brasileira principal enfrentou equipes africanas em 26 jogos, tendo obtido 25 vitórias e 1 derrota (clique aqui para ver o retrospecto completo).

Na primeira rodada do Grupo G, o Brasil venceu a Coréia do Norte, no Ellis Park, por magros 2 a 1, enquanto a Costa do Marfim empatou sem gols com Portugal, no Nelson Mandela Bay.

O embate será apitado pelo francês Stéphane Lannoy. Ele foi o árbitro de Holanda 2 x 0 Dinamarca na semana passada, com boa atuação. Lannoy será auxiliado por seus compatriotas Eric Dansault e Laurent Ugo.

Equipes prováveis:
Brasil: Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano e Kaká; Robinho e Luís Fabiano. Técnico: Dunga.
Costa do Marfim: Barry; Demel, Kolo Touré, Zokora e Tiene; Yaya Touré, Eboué e Tioté; Gervinho, Drogba e Kalou. Técnico: Sven-Göran Eriksson.

Observações técnicas:
- os marfinenses mostraram excelente preparo físico no primeiro jogo. Os laranjas correram durante os 90 minutos, e terminaram o jogo inteirinhos, para desespero dos portugueses. Que nossos jogadores se preparem para correr muito!
- o lateral-direito Guy Demel anulou Cristiano Ronaldo, marcando-o com muito ímpeto. Acredito que Demel será o responsável pela marcação de Robinho, que tem se mostrado o atacante mais efetivo da Seleção.
- com o retorno confirmado de Didier Drogba, a Costa do Marfim deverá atuar com três atacantes: Gervinho pela direita, Drogba pelo centro, e Kalou pela esquerda. Os zagueiros brasileiros Lúcio e Juan precisam prestar atenção às tabelinhas entre Drogba e Kalou, entrosados por jogarem juntos no Chelsea.
- apesar da disposição tática ofensiva, a Costa do Marfim jogará na retranca, buscando os contra-ataques. Se já fez isso contra Portugal, não tenho dúvidas de que Eriksson repetirá a estratégia contra o Brasil.

Palpite? 1 a 0 pro Brasil, bem sofrido. Palpite você também, nos comentários! :)

PC

4 comentários:

  1. Outro detalhe é que empatando com o Brasil, Costa do Marfim só precisaria ganhar de dois gols de diferença da Coréia do Norte para classificar, então Costa do Marfim vai jogar na defesa.

    Outra, se o Brasil empatar com a Costa do Marfim (e esta fazendo seu papel contra os coreanos) e Portugal ganhar de 2 gols de diferença da Coréia do Norte, o Brasil será obrigado a ganhar de Portugal (que neste cenário vai jogar na retranca).

    Por isso, acho que a covardia do Dunga no jogo contra a Coréia pode custar caro e fazer a seleção correr riscos desnecessários.

    []'s

    ResponderExcluir
  2. Mas se Portugal e Costa do Marfim tão achando que vão fazer 2 a 0 fácil na Coréia do Norte vão quebrar a cara. Especialmente Portugal me parece ofensivamente limitado e a retranca coreana é bem forte.

    ResponderExcluir
  3. Comentários no Pavilhão Tricolor:

    1 Sábado, 19 Junho 2010 18:18 Paulo Cezar da Costa Martins Filho
    Meu palpite: Brasil 1 a 0, sofriiiido...

    2 Domingo, 20 Junho 2010 07:50 Ricardo Filgueiras
    A seleção brasileira joga pra ganhar de 2x1, 1x0 e 2x0.
    Copa do Mundo são 7 jogos... se ganha os 7 de 1x0 campeão. Esse ano aposto final Brasil x Argentina... e como Argentina só ganha do Brasil na Argentina... Entao aposto no hexa.

    Acabei de ler no Blog do Torcedor da Globo.com
    http://globoesporte.globo.com/platb/joaomarcelo/
    uma entrevista com o candidato a presidencia Alexandre Cony. Uma entrevista bastante interesante com um candidato sensato. Acho que seria uma boa aposta nesse ambiente conturbado que vive o Flu. Ou menos pior que outros candidatos.

    Abraço e ST.

    3 Segunda, 21 Junho 2010 13:28 Thiago Rachid
    O Fluminense me faz sofrer, me irrita, me causa uma porrada de desconfortos...

    Mas como é dificil viver sem o Fluminense...

    4 Segunda, 21 Junho 2010 13:41 Eduardo Manfredo
    A Vitória foi boa sobre uma seleção que nada mais é do que disposição. A qualidade técnica da Costa do Marfim é ridícula.

    Aliás, essa Copa do Mundo, de todas que eu vi, é a pior em qualidade técnica. Dizem que a de 90 foi horrível mas eu não vi essa copa.

    Por estas e outras, essa FRACA seleção Brasileira com esse treinador FRACO tem tudo para ser campeã com os pés nas costas. Mesmo tendo um time fraco, o Brasil é melhor que todos os outros.

    5 Segunda, 21 Junho 2010 17:44 Alexandre N.
    Anunciando um novo reforço para o Fluminense: André Lima foi contratado pelo Grêmio. Menos um perna de pau. Obrigado Grêmio!

    6 Segunda, 21 Junho 2010 20:37 Marcos Barreto
    André Lima no Grêmio?
    Grande reforço.
    Saudações tricolores

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.