segunda-feira, 5 de julho de 2010

A próxima convocação


Ontem, em animada interação no twitter, discuti com alguns leitores sobre o futuro da Seleção Brasileira a curto prazo. Qual seria a primeira convocação ideal? Reforma geral? Modificação gradual? Manutenção da base atual? Mudança de filosofia?

Sem ter visto a "Seleção" de ninguém, resolvi montar a minha. Eu começaria o "projeto 2014" com um time armado num ofensivo 4-3-3: Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Ramires, Kaká e Ganso; Robinho, Neymar e Nilmar.

Alguns aplaudiram a escalação, outros até iniciaram uma campanha para que eu assumisse o escrete (risos). A crítica mais ouvida foi: "cadê a marcação nesse time?". Ora, obviamente nesta equipe eu precisaria que todos os cinco atacantes marcassem a saída de bola adversária. Todos eles, sem exceção. Quem não se enquadrasse, cederia vaga a outro.

Como alternativa tática (sim, Dunga, isso existe), eu escalaria um terceiro zagueiro (que poderia ser Lúcio ou Juan, apesar da idade avançada que terão em 2014). Sairia um atacante (a princípio Nilmar), e os alas Daniel Alves e Marcelo teriam mais liberdade para atacar.

Talvez a transição correta seja mais gradual. Talvez Júlio César, Daniel Alves e Kaká não estejam mais no auge em 2014. Não sou senhor da verdade, e evidentemente testaria muitas opções. Ah, que vontade de ser o técnico da Seleção! (risos)

E você, leitor deste espaço? Qual seria a sua Seleção inicial?

PC

5 comentários:

  1. vamos logo começar a testar o victor
    deixa o luis fabiano, coloc a o hernanes e o neymar, entra aos poucos.

    ResponderExcluir
  2. De início, eu mesclaria, para dar experiência aos novos: Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, Lucio e Marcelo; Ramires, Hernanes, Elano e Ganso; Robinho, e Nilmar.

    Banco: Victor, Miranda, Richarlyson, Sandro, Neymar, Thiago Neves.

    Tem marcação, certo? Rs...

    ResponderExcluir
  3. Eu acho legal o "Projeto 2014" pegar quem esteve bem na Copa de 2010 e mesclar com testes pra caras novas.

    Meu time titular:

    Victor, Maicon, Rafael Tolói, Thiago Silva e Marcelo; Sandro, Hernanes, Paulo Henrique Ganso e Giuliano; Robinho e André.

    Abraços,

    Vinícius Faustini

    ResponderExcluir
  4. Eu escalaria um 3-5-2 de meio assimétrico.

    Julio Cesar; Thiago Silva, Miranda, Tolói; cabeça-de-área a definir, Hernanes, Ramires, Marcelo e Ganso; Neymar e André (Fred).

    ResponderExcluir
  5. Anderson, Fábio, Rafael seriam possibilidades tbm.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.