quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Passado, presente e futuro


Amigos, olhemos para o passado. O Rio de Janeiro ainda era a capital federal, e o Fluminense ainda era o mais vitorioso clube de futebol em solo brasileiro. O Tricolor ganhava o Campeonato Carioca ano sim, ano também (e o Carioca era o mais importante certame do país). Éramos o time mais temido do Brasil. De 36 a 41, por exemplo, papamos cinco das seis taças. Em 52, vencemos a Copa Rio, com direito a 3 a 0 no Peñarol recheado de uruguaios do Maracanazo.

Em 70, todos duvidavam do Fluminense no Campeonato Brasileiro. Mas o Tricolor chegou ao quadrangular final, e três jogos depois levantou o caneco. Viria uma década maravilhosa, com Lula derrubando o Botafogo, Manfrini lavando o Flamengo, Doval derrotando o Vasco, Cafuringa entortando o Bayern bicampeão europeu. O lema da Máquina era "vencer ou vencer".

80, Edinho nocauteia o Vasco. 83, Assis acaba com o Flamengo. 84, Romerito nos dá mais um Campeonato Brasileiro, e Assis repete a dose contra o rubro-negro. 85, Paulinho sai do banco para derrubar o Bangu: mais um tricampeonato. Ai do clube que não cultiva santas nostalgias, já dizia o Profeta.

Voltemos a 2010: para nossa alegria infinita, o Fluminense está no topo novamente. O Tricolor é o primeiro colocado do Campeonato Brasileiro, tendo vencido 9 dos 13 jogos disputados. O Corinthians ainda nos persegue de perto, os outros só nos enxergam com binóculos. Por ora, voltamos a ser a equipe mais temida do Brasil.

Domingo, teremos Fluminense x Internacional no Maracanã, que ainda não fechou para as obras. E o povo pó-de-arroz se mobiliza para encher o Maior do Mundo. Virá gente de Juiz de Fora, de São Paulo, de Vitória, de Brasília, do país inteiro. A torcida promete relembrar o passado de conquistas, para inspirar um futuro épico. Afinal, a história tricolor traduz a predestinação para a glória...

PC

Vídeo editado por meu amigo Bruno Lucena, contando a história do Fluminense em fotos. Prepare-se para chorar:

10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. É muito engraçado ver Flamenguistas nos minimizando, ou mesmo os outros do rio. Vasco e Flamengo tiveram uma fase boa "recente", foram dominados durante MUITO tempo. Mas tudo bem, o mundo da voltas e bola pra frente. O importante é manter a pegada, e pensar jogo a jogo. Por sorte, temos Muricy que é muito competente no que faz.

    Bom texto PC.

    Galera tricolor, mais uma casa do Flusão:
    www.canelada.com.br/fluminense

    passem por lá e dêem suas caneladas!

    ResponderExcluir
  3. Carissimos,

    Acompanho o Fluminense diariamente desde 1978. Neste mesmo ano, o decano jornal "O Globo" publicava também diariamente um boz cujo título era "A novela Marinho", com o intuito de ridicularizar a perda de nosso lateral-esquerdo para o mundo árabe.

    Já se foram 32 anos.

    JAMAIS o Fluminense foi tido como favorito a qualquer um dos muitos títulos que ganhou nestes período, JAMAIS. Mesmo em situações de evidência, como no ano de 1984. Nunca tivemos a imprensa do nosso lado. Em 80, o mesmo Globo entrevistava Zagalo, saído das Laranjeiras para treinar o Vasco: "Somos os favoritos ao título". Cartola adormeceu, a chuva tomou o Rio, a bênção de João de Deus cercou o estádio e Edinho decidiu.

    Em 1995, ironicamente um único comentarista carioca nos indicou: Washington Rodrigues. Para todos os outros, seria uma lavada da Gávea. E deu no que deu.

    Procurem nos arquivos. A história do "timinho" é coisa da imprensa. Quem era campeão do mundo em 1952 não tinha um timinho na temporada anterior. Procurem pela batalha da Gávea em 1941: o ator Sérgio Brito, presente à decisão, me contou pessoalmente em entrevista o quanto éramos ridicularizados. E o Fluminense foi campeão.

    Estamos em agosto. É muito cedo para tudo. Mas se hoje alguém consegue vislumbrar um time que mostre futebol e campanha de campeão no Brasil, esse time só pode ser o Fluminense.

    Brax!

    ResponderExcluir
  4. PC,

    Do 2º parágrafo em diante, eu estava lá.

    E sobre o parágrafo que você ainda não escreveu, eu também estarei lá.

    2010, tri campeão brasileiro.

    Como o "Repórter Esso", faço questão de ser "testemunha ocular da história".

    ResponderExcluir
  5. O que diferencia o Flu dos demais é ser constantemente grande. Temos títulos e grandes times ao longo de toda a história.

    São Paulo e Inter, por exemplo, só se tornaram equipes de dimensão nacional na década de 70.

    Santos e Inter tiveram grandes times isolados no tempo. No caso do Santos, o time do Pelé e muito tempo depois o do Robinho. No caso do Inter, a equipe do Falcão e só agora (2006) um grupo com algo a mais.

    O Botafogo teve um longo período de ouro e um enorme sem times de qualidade.

    O Grêmio tem sido uma grande equipe...desde a década de 80.

    O Corinthians conquistou a totalidade de seus grandes títulos a partir de 1990.

    E por aí vai...

    Nossa única década verdadeiramente fraca foi a de 90. E mesmo assim quase conquistamos o Brasileiro em 95 e a Copa do Brasil em 92.

    ResponderExcluir
  6. Perfeito co comentário do Ramon. O post também está muito bom.

    ResponderExcluir
  7. Numa roda de conversa entre um flamenguista, um vascaino, um botafoguense e um tricolor. Surge na mesa a pergunta sobre qual o maior idolo da história do seu clube. Logo o botafoguense responde, "Mané, é claro.", o vaiscaino ja fala com todo orgulho, "Roberto Dinamite, atual presidente do vascão", o flaguenguista e sem dúvida diz "Zico, o galinho jogava muito". O tricolor para, pensa, pensa, pensa e responde: "Não sei, são tantos."

    Eu criei esta história aqui e ela exemplifica muito bem o que o Ramon disse.

    ResponderExcluir
  8. Comentários no Pavilhão Tricolor:

    1 Quinta, 12 Agosto 2010 16:13 Cesar Augusto de Lima Brandao Guimaraes
    Depois dos anos 80, dos grandes, 5 se transformaram em verdadeiros cagalhões, são eles: atletico/mg, botafogo, fluminense, santos e internacional.

    Santos, viúva de Pelé, e Internacional, viúvo do Falcão, conseguiram sair desse grupo.

    Fluminense, tenta sair, respirou para fora da merda com a conquista da CB 2007 e vice da liberta em 2008 e quer sai em definitivo neste ano.

    Sinceramente, se ganharmos o Campeonato Brasileiro e a Liberta do ano que vem nos consolidados pra fora do bueira e retornamos à elite.

    Atletico/MG e Botafogo nem preciso comentar...

    Rumo ao Tri!!


    2 Quinta, 12 Agosto 2010 21:13 Emílio Rossini
    É isso aí PC! Juiz de Fora estará lá... para empurrar o tricolor com o sangue do encarnado! ST!


    3 Sexta, 13 Agosto 2010 17:00 Leonardo
    Essa é a nossa diferença pra qualquer time do Brasil: somos grandes desde o nosso 1º dia de vida!

    E hj o Tricolor Campeão do Mundo e eterno maior do Rio, luta pelo Tri do Brasileiro! Vamos na fé pq ele virá!!

    ST

    ResponderExcluir
  9. 4 Sábado, 14 Agosto 2010 14:25 Brunão
    Em primeiro lugar eu quero o tri. Depois, o que vier é lucro!

    Eu quero o tri brasileiro!

    S.T.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.