sexta-feira, 17 de setembro de 2010

A maior vitória do Fluminense


Amigos, sabemos que, ao longo de mais de cem anos de história, o Fluminense acumulou triunfos espetaculares. Foram inúmeras vitórias no último minuto, viradas imprevisíveis, sacrifícios que valeram taças. O Fla-Flu de 1969, as finais dos Brasileiros de 1970 e 1984, a decisão da Copa Rio de 1952, o Carioca de 1995, e outros, muitos outros triunfos épicos.

Há, porém, uma vitória que está acima de todas as outras. Naquela tarde de inverno em 1912, o Tricolor lutou não apenas pelo resultado: lutou também pelo seu destino. Insisto: uma derrota naquele dia teria sido o fim do Fluminense.

No verão anterior, o Fluminense havia conquistado o Campeonato, invicto, e não só invicto, tendo vencido todos os jogos disputados. A brilhante conquista, entretanto, despertou vaidades adormecidas. Todos os titulares - à exceção de Oswaldo Gomes e James Calvert - resolveram sair, foram procurar outro clube para jogar o football. E o Fluminense foi obrigado a promover os reservas.

O Flamengo, até então só de Regatas, aceitou o time campeão, embora receoso. Os rubro-negros estavam satisfeitos apenas com o remo, eram felizes assim. Mas resolveram dar uma chance aos rapazes, desde que vestissem uma camisa diferente (a papagaio-vintém, com quatro grandes quadrados, dois pretos e dois vermelhos).

Na clara tarde de 7 de julho, ocorreu a batalha fatídica, no campo de Laranjeiras: pela primeira vez, os jogadores do Flamengo enfrentaram o seu antigo clube. Uma vitória rubro-negra, dos titulares contra os seus antigos reservas, e o Fluminense morreria ali, ou pouco depois.

E a batalha foi feroz: com apenas um minuto, o Fluminense fez 1 a 0, goal de Edward Calvert. Logo depois, o Flamengo empatou, com Arnaldo. No segundo tempo, James Calvert fez 2 a 1 para o Fluminense, cobrando falta (diziam as testemunhas que foi frango de Baena). Mas, faltando dois minutos para o fim, Píndaro disparou um belo chute, e o Flamengo mais uma vez empatou.

Quando todos davam como certo o empate, James Calvert cruza da esquerda, e surge Bartholomeu para marcar o gol da mais doce vitória tricolor. Um triunfo que jamais - repito, jamais - poderá ser vingado.

Nascia ali a vocação da eternidade.

PC
(texto publicado no PAVILHÃO TRICOLOR)

Leia também:

9 comentários:

  1. Por isso, PC, que a caminhada para o título de 2010 recomeçará neste domingo, com uma bela vitória sobre o Flamengo!
    Está escrito!

    ResponderExcluir
  2. Poxa blogueiro, vejo q vc recuperou a auto estima!!
    É isso... qdo vc estiver triste com a derrota, pense como eu q dali a umas horas vc lembrará o q é ser tricolor...torcer sem desanimar e fazer mais torcedores serem sócios para mudarmos as pessoas q venderam o Maicon por exemplo.
    Nós precisamos de vc sempre positivo e comentando os jogos mesmo com a dor da derrota!!
    Cesar Soledade

    ResponderExcluir
  3. Espero que o triunfo se repita domingo, ou receio que a coisa desande.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Quando eu li o título do texto eu pensei que vc ia falar do Fla X Flu da Lagoa.

    Mas nossa primeira vitória foi tão importante quanto! (e amanhã, tomara que venha outra, igualmente importante prá que esse caneco descanse eternamente nas Laranjeiras)

    ST!

    ResponderExcluir
  5. Cesar, obrigado pelo incentivo, de coração.

    Leandro e João Mario, obrigado pelos comentários!

    Vinicius, o Fla-Flu da Lagoa foi um empate. rsrsrs! Claro que um empate com sabor de vitória, e das mais épicas da história do futebol.

    (pra quem não sabe, o Fluminense terminou o jogo de 1941 com dois jogadores lesionados - entre eles o goleiro Batatais, que jogou quase todo o segundo tempo com - pasmem! - a clavícula deslocada!!!)

    ResponderExcluir
  6. Esse post traduziu o que acho sobre este jogo.

    ResponderExcluir
  7. Olá PC. Foi uma grande conquista mesmo. Eu tenho o belo catatau de Robeto Assaf e Clovis Martins sobre o Campeonato Carioca,que li com prazer, inteiro, abraço M
    PS: como previsto, já que o Prudente é fraco, conseguimos golear. Agora, para vcs retomarem a liderança, terão de golear o Fla amanhã por 3 a 0 ou fazer uma diferença de dois gols, mas marcando quatro (ou fazer 3 a 1 e empatar em tudo, menos no confronto direto, que não sei se tem no Brasil para desempatar). boa sorte e que vença o melhor (entre Corinthians e Flu, dois grandes times). Que belo Campeonato Brasileiro este, hein?

    ResponderExcluir
  8. Precisamos da vitória.

    Acho que o campeonato tem o novo favorito, o Cruzeiro.

    ResponderExcluir
  9. Luzíada,

    É, o Corinthians fez sua parte e bateu bem o Grêmio Prudente.

    O Fluminense jogará o Fla-Flu com a pressão de ter que vencer para acompanhar o Timão.

    Quem mandou a gente tropeçar tanto, né? Espero que a retomada tricolor comece contra o rival rubro-negro.

    Obrigado pela visita aqui, e é isso aí: que vença o melhor.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.