quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O irresistível estímulo da humilhação




Amigos, quarta-feira nós tricolores sofremos, na carne e na alma, a triste humilhação da goleada. Mesmo atuando na doce terra carioca, o Santos não teve piedade, e assinalou um, dois, três gols no Fluminense. Um extraterrestre que pousasse no Engenhão haveria de anotar, em seu caderninho: "o Tricolor é um timinho".

Imaginem a surpresa e o espanto do extraterrestre quando abrisse o jornal da quinta-feira: "primeiro lugar, Fluminense". Apanha de três a zero, e é o líder!? É um timinho, e está na ponta!? Como é possível?

Nosso personagem começaria a entender tudo quando olhasse a tabela de assistências, e visse o nome de Darío Conca em primeiro lugar, disparado. Os quinze ou dezesseis passes decisivos do argentino deveriam constar em um dicionário, um almanaque, uma enciclopédia futebolística. São obras de arte, desde já na antologia do futebol brasileiro. Conca é o grande craque deste Campeonato, e assim merece levantá-lo, mais que todos os outros.

O ET continuaria sua compreensão quando visse que o Fluminense tem mais desfalques que os outros times. Emerson não joga há mais de um mês, Diguinho idem. E que falta fazem os dois, Emerson no ataque e Diguinho na defesa! São dois jogadores que se entregam, se doam, e terminam a partida com a camisa encharcada de suor. Lembro-me de quando Emerson chegou, e alguns esbravejaram: "está velho! está velho!". No entanto, o vemos correndo noventa minutos ininterruptos, feito coelhinho de desenho animado.

Quarta-feira, descemos as rampas do Engenhão cabisbaixos, com um passarinho imaginário em cada ombro, e as duras e feias sandálias nos pés. Amigos, tenho uma teoria: a humilhação era necessária. Precisávamos sofrer uma derrota de goleada, de banho. A humilhação era o combustível que faltava para o título. A partir de agora e até o fim do Campeonato, o Fluminense há de jogar por música. E haverá, por trás do maravilhoso futebol apresentado, o irresistível estímulo da humilhação.

Em sua caverna, coçando sua longa barba branca, o Profeta segue inabalável, reafirmando seu vaticínio: "Fluminense campeão! Fluminense campeão!".

PC
(a foto é de Julia Johansen)

9 comentários:

  1. deus te ouça!
    não só ele, o time também.

    beijos.

    ResponderExcluir
  2. Caro PC:
    O titulo do Botafogo esse ano começou com uma humilhante goleada de 6 para o Vasco. Dali em diante não perdeu mais nada e foi campeão antecipado.
    Houveramos perdido de 6 e o titulo estaria garantido!
    Abs

    ResponderExcluir
  3. PC,
    Que assim seja. Mas acrescento que a vitória contra o Cruzeiro é imprescindível. Ali se decidirá o campeonato.

    ST

    ResponderExcluir
  4. É PC, o tricolor vem pagando pra perder esse campeoanto.
    é difícil manter-se sempre no alto, mas não pode perder pontos como vem perdendo, só não é pior poe que os outros times tbm vem perdendo pontos importantes. Concordo com o Euripedes, o jogo contra a raposa é quase uma final...

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. O jogo contra o Cruzeiro é importantíssimo!!! Mais uma final! Uma vitória e embalaremos novamente. Mas, uma derrota e... não sei o que pode acontecer. O Cruzeiro embala!
    *
    Pior, do outro lado está nada mais nada menos que o Cuca. Podem preparar um marcação forte sobre o Conca. Muricy precisa pensar uma alternativa antes de começar o jogo, pois farão de tudo para que o Conca não consiga jogar. E sem Mariano...
    *
    Mas continuo acreditando! Afinal, somos ou não somos os Guerreiros?
    *
    Parabéns pela crônica, PC!!! Nota dez!
    ST

    ResponderExcluir
  6. Escrevam, Rodriguinho nos levará ao título.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.