quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Sobre a F1

Amigos, esse fim de semana tem Fórmula 1: o inédito Grande Prêmio da Coréia do Sul, que será disputado no circuito de Yeongam. Será a antepenúltima prova da temporada, que será completada com os GPs de São Paulo (7/11) e Abu Dhabi (14/11). Cinco pilotos ainda estão na briga pelo título: o inglês Lewis Hamilton, o espanhol Fernando Alonso, o australiano Mark Webber, o inglês Jenson Button, e o alemão Sebastian Vettel. São, da esquerda para a direita, os cinco da fotografia abaixo:

Eu não vinha escrevendo sobre F1, mas me senti obrigado a fazê-lo quando vi a postagem do Vinicius Cabral (aqui), comparando a foto acima a uma outra foto, de vinte e quatro anos atrás:
Para quem não teve o privilégio de ver esses caras: da esquerda para a direita, temos o brasileiro Ayrton Senna, o francês Alain Prost, o inglês Nigel Mansell, e o brasileiro Nelson Piquet. A foto foi tirada em Estoril, 1986, quando os quatro brigavam pelo título (que acabou ficando com o francês). Somadas, essas figuras conquistaram "só" 11 temporadas (Prost 4, Piquet 3, Senna 3, Mansell 1). Foi talvez a melhor era da história da F1.

E essa postagem me fez lembrar de uma outra foto, esta atravessando gerações:
Em pé: James Hunt, Jackie Stewart e Denny Hulme.
Sentados: Nelson Piquet, Juan Manuel Fangio, Ayrton Senna e Jack Brabham.

Junta, essa galera aí conquistou 19 campeonatos: Hunt 1, Stewart 3, Hulme 1, Piquet 3, Fangio 5, Senna 3, Brabham 3. Deve ser a foto mais vitoriosa da história do automobilismo, né?

Não conheço a pista da Coréia, na qual nunca corri (as outras eu conheço dos video-games). Sem saber as características do circuito, aposto na vitória do Sebastian Vettel, que considero o mais promissor desse povo novato. Guardadas as colossais proporções, ele apresenta a coragem de Nigel Mansell e o arrojo de Ayrton Senna.

Mas que saudade...

PC

5 comentários:

  1. A última vc foi lá no fundo do baú, hein PC????

    Bons tempos esses de gente "com a faca entre os dentes", o pé pesado (mas sem correr muito prá não acabar o combustível), a língua afiada dos doidões, turbo-compressores, Lotus preta, Professores, Leões...

    Hoje em dia a categoria é marcada com a frase "O fulano está mais rápido que você!"... deprimente...

    ST!

    ResponderExcluir
  2. Vinicius, quando vi o seu post me lembrei que eu tinha essa "foto das gerações" em algum canto dos meus arquivos. Não demorei a encontrá-la. :)

    O James Hunt apareceu na mídia recentemente, por causa de uma biografia aí que declarou que ele teve uma orgia com 33 aeromoças na véspera da corrida do título. (hahahaha)

    19 campeonatos numa foto só... não é fácil de arranjar! E olha que nem tem o Alemão!

    ResponderExcluir
  3. Realmente, deu saudades, PC. Eu acompanhava a F1 desde o título do Emerson, em 1972!!! Depois da morte do Senna e com o 'reinado' do alemão (um grande piloto, mas em terra de cego...), desisti de acompanhar. Lendo seu post, valeu, deu uma saudade!!!!
    Abraço,
    Leandro

    ResponderExcluir
  4. "Sebastian Vettel, que considero o mais promissor desse povo novato"

    Escrevi isso antes do primeiro título dele. Hoje, conquistou o tricampeonato.

    Meu momento Profeta. hahahaha!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.