domingo, 10 de outubro de 2010

Uma história do Parque do Sabiá


Neste ano, com as obras no Mineirão, Cruzeiro e Atlético têm mandado seus jogos em diversos estádios de Minas Gerais. Um deles é o Parque do Sabiá, em Uberlândia, onde jogarão Cruzeiro e Fluminense neste domingo. Foi nesse estádio que, em dezembro de 1987, a Seleção Brasileira utilizou o modelito acima, com patrocínio da Coca-Cola.

O jogo com o Chile foi a única partida da história da Seleção com um patrocínio na frente da camisa. Vale lembrar que, neste mesmo ano, a Coca-Cola patrocinou também quase todos os grandes clubes do futebol brasileiro.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi duramente criticada, e resolveu abandonar a idéia do patrocínio na camisa. O Jornal do Brasil noticiou: "a vitória não abafou as reações contrárias à publicidade da Coca-Cola na camisa da CBF: os telefones da redação não pararam, tantas as reclamações".

A Seleção terminou o primeiro tempo perdendo, com gol de Martínez. Mas virou o placar na segunda etapa, com gols de Valdo (chute forte de esquerda, da entrada da área, em jogada iniciada pelo estreante Mílton) e Renato (de cabeça, após cruzamento de Valdo). É interessante notar que todos os jogadores utilizados pela Seleção no amistoso jogavam em clubes brasileiros. O São Paulo tinha 4 atletas (Gilmar, Zé Teodoro, Nelsinho e Pita), assim como o Atlético Mineiro (Batista, Luisinho, Sérgio Araújo e Renato). O Fluminense contava com três jogadores (Ricardo Gomes, Eduardo e Washington). Completavam a escalação: Douglas, do Cruzeiro; Raí, do Botafogo de Ribeirão Preto; Mílton, do Coritiba; e Valdo, do Grêmio. Jogadores de Sport Recife, Guarani, Flamengo e Internacional, os finalistas do Campeonato Brasileiro, não puderam ser convocados.

PC

Ficha Técnica: Brasil 2 x 1 Chile
Data: 09/12/1987.
Motivo: Amistoso.
Local: Parque do Sabiá (Uberlândia).
Árbitro: F. Valdez (Paraguai).
Público: 14.604 pagantes.
Renda: CZ$ 3.050.400,00.
Brasil: Gilmar; Zé Teodoro, Batista (Ricardo Gomes), Luisinho e Nelsinho (Eduardo); Douglas, Raí (Mílton, depois Washington) e Pita; Sérgio Araújo, Renato e Valdo. Técnico: Carlos Alberto Silva.
Chile: Osben; Reyes, Rivera, Huerta (Bigorra) e Leonel Pedreros; Pizarro, Manuel Pedreros (Hugarte) e Suazo; Salgado (Zamorra), Hurtado e Martínez.
Gols: Martínez (1T); Valdo e Renato (2T).

5 comentários:

  1. Post citado no orkut:
    http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=70521693&tid=5750327976551999785&na=3&npn=28&nid=70521693-5750327976551999785-5828328628529668242

    ResponderExcluir
  2. O Raí já era do São Paulo neste dia. Foi contratado no meio do ano para disputar a Copa União.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha fonte para os times dos jogadores da Seleção foi a Enciclopédia da Seleção Brasileira, de Ivan Soter. Neste livro, Raí aparece ainda como jogador do Botafogo de Ribeirão Preto.

      Excluir
  3. Boa noite amigo, bela matéria.
    Tenho uma duvida, Mauro Galvão jogou este amistoso ou ao menos foi convocado?!
    Obrigado
    Meus contatos
    Whatsapp (31) 9 9499-7177
    rafaelmartins.psa@gmail.com

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.