sábado, 20 de novembro de 2010

Sobre "mala branca" e "entrega de jogos"

(crédito da imagem: Globoesporte.com)

Amigos, os dois assuntos têm dominado a imprensa esportiva nos últimos dias. Só se fala em "mala branca", só se fala em "entrega de jogos". Muita gente tem me perguntado minha opinião sobre as polêmicas. Então, resolvi expô-las.

Começarei pelo assunto mais fácil: a "entrega de jogos". Evidentemente, condeno a postura de uma equipe que entre em campo para perder uma partida. Isso é desonesto com os outros times, e principalmente desonesto com o torcedor. A justificativa de perder um jogo para prejudicar um rival é patética. A rivalidade entre dois clubes é saudável quando um luta para melhorar e suplantar o outro. Deixa de ser saudável quando um quer somente prejudicar o outro.

Alguns dirão: "ah, mas o Flamengo já entregou um jogo para rebaixar o Fluminense". Verdade. Mas isso, amigos, é problema do Flamengo e dos flamenguistas, não meu. Eu sempre torcerei para que o Fluminense vença os seus jogos, sejam quais forem as consequências da vitória. Se, um dia, o Tricolor entrasse em campo para perder, sentiria, pela primeira vez na vida, vergonha do clube. Seria uma triste mancha em sua tão bela história.

Domingo, vou à Arena Barueri, e espero ver um São Paulo à altura de sua tradição, lutando com raça pela vitória contra o Fluminense. Na condição de tricolor nato e hereditário, obviamente torço para que o Fluminense vença. Mas também torço para que o São Paulo seja um adversário correto e digno. "Ah, mas o Corinthians entregou ano passado, para prejudicar o São Paulo". Verdade. Mas isso, amigos, é problema do Corinthians e dos corintianos.

O outro assunto prometido é a "mala branca", isto é, um incentivo financeiro que um clube paga a outro, para que este consiga um resultado contra um adversário direto. Por exemplo, o Corinthians, recentemente, ofereceu a mala branca aos jogadores de Vasco e Goiás, como incentivo extra para que esses clubes tentassem tirar pontos do Fluminense. O goleiro Fernando Prass, do Vasco, até foi para a área no último minuto, para tentar o empate que lhe garantiria um Natal mais gordo. Já o Goiás, virtualmente rebaixado, lutou no Engenhão como se estivesse disputando uma final de Copa do Mundo.

Há quem diga que a prática da "mala branca" é condenável. Eu discordo. Ora, o incentivo é pago para que os jogadores cumpram o seu objetivo normal, que é vencer. Não consigo ver nada de errado nisso. (É bom que se diga: se eu fosse atleta, uma "mala branca" não afetaria meu rendimento. Eu jogaria com a mesma garra e a mesma motivação de sempre. Mas aceitaria o dinheiro extra - por que não aceitar?)

(Outra coisa - bem diferente - é a "mala preta", incentivo financeiro para que um time perca sua partida. Nesse caso, nem preciso dizer que a prática é abominável, ilegal e desonesta. Sequer cabe discussão sobre isso.)

A matéria recente do Globoesporte.com mostra como são feitas as negociações da "mala branca". Tudo ocorre mais ou menos como eu sempre imaginei: um emissário do clube interessado fala com o líder do time, mostra a grana e, caso o resultado desejado seja cumprido, entrega o dinheiro combinado.

Anti-ético? Eu não acho. Tenho minhas críticas com relação ao caráter dos jogadores que correm mais só por causa do incentivo. Mas isso já é outra história...

PC

18 comentários:

  1. o jogador já ganha dinheiro pra vencer os jogos. O nome disso é salário.

    Se 0o Goiás tivesse jogado do jeito que jogou contra o Flu, não estaria rebaixado.

    Eu acho errado.

    ResponderExcluir
  2. Diogo, empresas pagam bônus para seus funcionários, fora do salário. É errado também?

    ResponderExcluir
  3. É um incentivo extra. Não vejo nada de errado com a mala branca.

    Condeno, por exemplo, os jogadores do Goiás, que não correram durante o campeonato (afinal o salário já estava garantido pelo contrato) e voaram contra o Flu por causa da mala branca. Atitudes como essa são lamentáveis.

    ResponderExcluir
  4. Exatamente, Ramón. E aí o problema está no caráter dos jogadores, não na mala branca.

    ResponderExcluir
  5. ERRADO!
    Bônus pago pela empresa para o seu funcionário é uma coisa. Quando é dinheiro dos outros é outra.
    Exemplos:
    Por que o Goiás quando o Flu empatou, não se lançou para o ataque para conquistar a vitória que lhe daria chances matemáticas de não ser rebaixado e se contetou como empate? $$$

    Em pouco tempo, teremos times com corpo mole se não tiverem a mala branca como forma de pressionar pelo dinheiro extra...

    Difícil imaginar esse corpo mole? Isso é Bra$il...

    ResponderExcluir
  6. "Diogo, empresas pagam bônus para seus funcionários, fora do salário. É errado também?"

    Pagam bônus por resultados atingidos e não por incentivos escusos e interesses alheios.

    Não procede sua comparação.

    Como disse PCFilho, se oGoias tivesse jogado o que jogaram contra o FLU, nao estariam nesta situação.

    Mas aí é problema do carater de cada um...

    ResponderExcluir
  7. Felipe, nisso eu concordo com você: quando o time do Goiás abdicou da vitória para segurar o empate, estava MUITO ERRADO.

    Mas repito: isso não é um problema da mala branca. Isso é um problema do caráter dos jogadores!

    ResponderExcluir
  8. Bruno, quem recebe tem que cumprir a demanda de quem paga. Portanto, a analogia procede sim.

    ResponderExcluir
  9. Se o Goiás tivesse jogado com a mesma vontade durante o Campeonato todo, provavelmente não estaria rebaixado. Concordo.

    E isso só comprova que o problema não é a mala branca em si. E sim o caráter dos jogadores do Goiás. Parece que pelo menos alguns deles estão colocando o dinheiro acima da instituição. O que é muito triste.

    ResponderExcluir
  10. Essa discussão da pano pra manga... já falei! Rs*
    Mas acho condenáveis todas as práticas! Porque pra mim, falta de caráter (dos jogadores no caso da mala branca) tem que ser punida sempre! Afinal quem não tem caráter é capaz de qualquer coisa, até de matar, como foi o caso do goleiro Bruno (foi por um problema pessoal, mas poderia ter sido por qualquer coisa!)... ou seja, caráter não dá pra discutir...
    Mas isso tudo pode ser transformado em comédia...
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Pra mim a culpa disso chama-se pontos corridos! Muita gente acha a fórmula ideal de competição. Eu não! E o campeonato do ano passado como o desse ano estão provando isso! Sei q com outras fórmulas tb já existiram problemas parecidos como o Fla perder pra rebaixar o Flu e etc... Mas nos pontos corridos a chance é muito maior.
    E como o mundo dá voltas... justo o CUrinthians de 2009 que entregou para prejudicar SPFC e Palmeiras, tem em 2010 como grande concorrente o Fluminense que enfrenta justamente essas duas equipes!!! Nada acontece por acaso... E nesse ponto discordo do autor do texto. Pq no lugar de qq torcedor de SP ou Palmeiras estaria fazendo campanha pro meu time perder...
    Mas se querem mesmo saber acho q o problema maior desse campeonato chama-se arbitragem! Mas isso é assunto para outro post, como já foi feito nesse blog!
    No mais, eu acredito no FLU! E só mesmo no meu FLUMINENSE! E sei que esse ano será nosso!!!
    Amanhã é invadir Baureri e trazer a liderença!!!
    ST

    ResponderExcluir
  12. Primeiro, quem aceita dinheiro de terceiros para ganhar jogos pode acabar aceitando para entregar também e, por isso, condeno a tal da mala branca.

    Segundo, a culpa não é da formula, é das pessoas. Não se vê esse tipo de situação no campeonato inglês, por exemplo.

    Agora, quanto à entregar jogos, eu acho uma baita falta de sacanagem. Eu acho que muita gente fica levantando estas possibilidades no caso de SP e Palmeiras só para tirar os méritos de uma possível conquista do Fluminense.

    O mais engraçado é o seguinte, ninguém levanta suspeitas de que o Vasco, o time que recebeu aquela mala branca do Corinthians, entregaria o jogo contra os gambás. Além disso, ninguém coloca sobre suspeita o Flamengo no jogo contra o Cruzeiro, justamente o Fla, o time do entrega-entrega.

    Para mim, todo este baralho quanto a entrega de jogos é algo direcionado para nos atingir e, até, servir como um incentivo a mais para jogadores do SP e Palmeiras que vão dar a vida para não ficarem com a fama de entregões, se tiverem caráter.

    ST.

    ResponderExcluir
  13. Concordo com vc Bigmontz, estou fazendo esta observação no blog do Maria,e aqui tb acho que mencionei o fato de nossos rivais cariocas terem de perder seus jogos para não poder entregar as próximas rodadas, até o C. Alberto está voltando no Vasco, só pra desculpar a derrota para o Corinthians. Vai pra cima Flusão, olha o Deco vai jogar vamos ver no que dá. ST

    ResponderExcluir
  14. e hoje,mais um episódio da patética tentativa de robaldo e seu professor tititi, infelizmente eles ainda somaram 1 ponto:
    além do baile do CONCAPITÃO fez dois golaços.

    hoje um curinguinha 02 foi perguntado pelo

    Concapitão : sr. TITITI, o que aconteceu aqui, quem fez isso com vcs????

    tititi, responde: foi um de vcs aí.

    Concapitão( dá um daqueles tapões no cara suja ) tem certeza ?? quem foi ( mais tapões)kkk,

    tititi: foi culpa da opinião pública que pressionou o tadinho do Simon,

    Concapitão( dá mais um tapão) não foi não , foi o sandrinho richie(agora conselheiro amoroso nos EUA), que foi imaturo roubando descaradamente, e não copiou o Simom que fez tudo de forma cirúrgica hoje garantindo pelo menos um pontinho.(nem o Horcades opera tão bem, e olha que ele é bom cardiologista) E VC Robsldo elefantinho 02 ??? o que houve???

    elefantinho 02( já se protegendo), é que ontem dei uma passeada no pelourinho com uma amiguinhas, aí vc sabe como é ???
    Concapitão: não sei não, não é do meu feitio.

    elefantinho 02:(todo borrado) é que eu fui usar um salto alto e deu uma dorzinha nas minhas regiões intimas principalmente atrás da perna, mas conquinha, por favor. neste momento ele recebe a tão esperada bofetada(páaááá)

    Concapitão: elefantinho , sem intimidade, já te falei que eu não tenho interesse um mulher elefante.então diga

    Elefantinho zerodois: é que o tititi pediu para a gente dissimular nestas duas rodadas, agora, primeiro foi o episódio do avião, agora que fomos assaltadas( mentinrinha e a gente sabe) ´pelo Simom, uuuiiii, não podemos desistir de colocar todos contra nossos adversários, entende, chuchu, neste momento Concapitão perde a paciência e do alto de seu 1,67 de altura coloca o robalducho elefantinho para correr, mancando é claro.
    Concapitão, encerra: papai do céu castiga quem mente e faz maldade com os outros.

    Concapitão: tititi zerodois não se preocupe não que o Palmeiras vai jogar pra cima também, tem muita gente para "rodar", é nessas horas que eles jogam mais.

    até o próxima cena do tropa de elite sobre o comando do Concapitão Dario Nascimento Pereira.RG 11/2008
    ST

    ResponderExcluir
  15. e hoje,mais um episódio da patética tentativa de robaldo e seu professor tititi, infelizmente eles ainda somaram 1 ponto:
    além do baile do CONCAPITÃO fez dois golaços.

    hoje um curinguinha 02 foi perguntado pelo

    Concapitão : sr. TITITI, o que aconteceu aqui, quem fez isso com vcs????

    tititi, responde: foi um de vcs aí.

    Concapitão( dá um daqueles tapões no cara suja ) tem certeza ?? quem foi ( mais tapões)kkk,

    tititi: foi culpa da opinião pública que pressionou o tadinho do Simon,

    Concapitão( dá mais um tapão) não foi não , foi o sandrinho richie(agora conselheiro amoroso nos EUA), que foi imaturo roubando descaradamente, e não copiou o Simom que fez tudo de forma cirúrgica hoje garantindo pelo menos um pontinho.(nem o Horcades opera tão bem, e olha que ele é bom cardiologista) E VC Robsldo elefantinho 02 ??? o que houve???

    elefantinho 02( já se protegendo), é que ontem dei uma passeada no pelourinho com uma amiguinhas, aí vc sabe como é ???
    Concapitão: não sei não, não é do meu feitio.

    elefantinho 02:(todo borrado) é que eu fui usar um salto alto e deu uma dorzinha nas minhas regiões intimas principalmente atrás da perna, mas conquinha, por favor. neste momento ele recebe a tão esperada bofetada(páaááá)

    Concapitão: elefantinho , sem intimidade, já te falei que eu não tenho interesse um mulher elefante.então diga

    Elefantinho zerodois: é que o tititi pediu para a gente dissimular nestas duas rodadas, agora, primeiro foi o episódio do avião, agora que fomos assaltadas( mentinrinha e a gente sabe) ´pelo Simom, uuuiiii, não podemos desistir de colocar todos contra nossos adversários, entende, chuchu, neste momento Concapitão perde a paciência e do alto de seu 1,67 de altura coloca o robalducho elefantinho para correr, mancando é claro.
    Concapitão, encerra: papai do céu castiga quem mente e faz maldade com os outros.

    Concapitão: tititi zerodois não se preocupe não que o Palmeiras vai jogar pra cima também, tem muita gente para "rodar", é nessas horas que eles jogam mais.

    até o próxima cena do tropa de elite sobre o comando do Concapitão Dario Nascimento Pereira.RG 11/2008
    ST

    ResponderExcluir
  16. e hoje, um episódio da patética tentativa de robaldo elefantinho e seu professor tititi, infelizmente eles ainda somaram 1 ponto:
    além do baile do CONCAPITÃO fez dois golaços.

    hoje um curinguinha 02 foi perguntado pelo

    Concapitão : sr. TITITI, o que aconteceu aqui, quem fez isso com vcs????

    tititi, responde: foi um de vcs aí.

    Concapitão( dá um daqueles tapões no cara suja ) tem certeza ?? quem foi ( mais tapões)kkk,

    tititi: foi culpa da opinião pública que pressionou o tadinho do Simon,

    Concapitão( dá mais um tapão) não foi não , foi o sandrinho richie(agora conselheiro amoroso nos EUA), que foi imaturo roubando descaradamente, e não copiou o Simom que fez tudo de forma cirúrgica hoje garantindo pelo menos um pontinho.(nem o Horcades opera tão bem, e olha que ele é bom cardiologista) E VC Robsldo elefantinho 02 ??? o que houve???

    ResponderExcluir
  17. elefantinho 02( já se protegendo), é que ontem dei uma passeada no pelourinho com uma amiguinhas, aí vc sabe como é ???
    Concapitão: não sei não, não é do meu feitio.

    elefantinho 02:(todo borrado) é que eu fui usar um salto alto e deu uma dorzinha nas minhas regiões intimas principalmente atrás da perna, mas conquinha, por favor. neste momento ele recebe a tão esperada bofetada(páaááá)

    Concapitão: elefantinho , sem intimidade, já te falei que eu não tenho interesse um mulher elefante.então diga

    Elefantinho zerodois: é que o tititi pediu para a gente dissimular nestas duas rodadas, agora, primeiro foi o episódio do avião, agora que fomos assaltadas( mentinrinha e a gente sabe) ´pelo Simom, uuuiiii, não podemos desistir de colocar todos contra nossos adversários, entende, chuchu, neste momento Concapitão perde a paciência e do alto de seu 1,67 de altura coloca o robalducho elefantinho para correr, mancando é claro.

    ResponderExcluir
  18. ai PC desculpe mas fiz alguma coisa errada que repettiu tudo.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.