quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Libertadores - Cinco gols de uma vez

Guayaquil, Equador, 22 de fevereiro de 1962.

Era um jogo da fase de grupos da terceira Copa Libertadores da América. Quarenta mil espectadores aguardavam ansiosos, no Estádio Modelo, o confronto entre o Emelec e a Universidad Católica do Chile. Para seguir vivo, o Emelec precisava da vitória, mas não seria nada fácil. Doze dias antes, em Santiago, a Universidad Católica vencera por 3 a 0. Começa o jogo e, ainda no primeiro tempo, os chilenos abrem 2 a 0. Os equatorianos não desistem e logo empatam, com Vicente Lecaro (cobrando pênalti) e Jorge Bolaños.

E aí então apareceria o primeiro grande recordista individual da Copa Libertadores: Enrique Raymondi. El Maestrito, como era chamado, viveria uma tarde memorável, assinalando nada menos que cinco gols. E ele ainda conta mais: "depois anotei o sexto, legítimo, mas o árbitro Correa, do Uruguai, anulou, dizendo que eu já havia feito cinco, e estava bom".

A vitória por 7 a 2, de virada, manteve o Emelec vivo, mas não foi suficiente para classificar a equipe equatoriana à semifinal. Uma semana depois, o Emelec perdeu por 3 a 1 para o Millonarios, em Bogotá, e deu adeus à Copa: a Universidad Católica foi à semifinal, com um ponto a mais que os equatorianos.

Enrique Raymondi acabou como artilheiro daquela Libertadores, com seis gols, ao lado do brasileiro Coutinho, do Santos, e do também equatoriano Alberto Pedro Spencer, do Peñarol.

O recorde de Raymondi só foi superado em 1985, quando o argentino Juan Carlos Sánchez assinalou 6 gols no mesmo jogo (07/03/1985 - Blooming/BOL 8 x 0 Deportivo Itália/VEN). Outros quatro atletas igualaram o feito de Raymondi, assinalando cinco gols na mesma partida: o equatoriano Alberto Pedro Spencer (07/07/1963 - Peñarol/URU 9 x 1 Everest/EQU), o argentino Raúl Castronovo (22/03/1971 - Peñarol/URU 9 x 0 The Strongest/BOL), o brasileiro Fernando Baiano (10/03/1999 - Corinthians/BRA 8 x 2 Cerro Porteño/PAR), e o argentino Alfredo David Moreno (22/03/2000 - Boca Juniors/ARG 6 x 1 Blooming/BOL).

PC

Um comentário:

  1. 7 a 2 de virada e precisando da vitória.

    Incrível! O maluco ainda marca 5(6).

    Que dia!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.