quarta-feira, 30 de março de 2011

Fluminense fechará com Rede Globo


Amigos, o acordo é este: pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro em cinco mídias (TV Aberta, TV Fechada, Pay-Per-View, Internet e Celular), a Rede Globo pagará ao Fluminense 47 milhões de reais por ano. Provavelmente, será assinado para as temporadas de 2012, 2013 e 2014.

Alguns argumentarão que os valores aumentaram muito em relação a este ano, quando receberemos cerca de 25 milhões de reais. Verdade.

Mas também é verdade que o aumento virá para todos os clubes brasileiros.

E também é verdade que a distância do Fluminense para os que recebem mais aumentará.

Junto com o Tricolor, no grupo que receberá 47 milhões anuais, estão Grêmio, Internacional, Cruzeiro e Botafogo. (O Atlético Mineiro, quando se render à Rede Globo, entrará neste grupo.)

No grupo acima, que receberá valores próximos a 70 milhões anuais, estão Santos, Vasco e Palmeiras. (O São Paulo, quando se render à Rede Globo, entrará neste grupo.)

No grupo que receberá mais, estão os dois clubes mais populares do país: Flamengo e Corinthians. (Por enquanto, só os paulistas, mas o rubro-negro não tardará em assinar.) Alegando uma cláusula de confidencialidade, nenhuma das partes revela o valor da negociação. Mas especulações conservadoras falam em 95 milhões de reais anuais. Em outros termos, o dobro do que receberão os clubes do "terceiro grupo".

O resultado da negociação individual é este: cada vez mais para os populares, cada vez menos para os outros. Emocionante Campeonato Espanhol, aí vamos nós!

Alguns dirão que estou exagerando, que os grandes nunca deixarão de ser grandes. Não deixarão mesmo, suas torcidas continuarão por aí, talvez mais tristes, talvez menores, mas continuarão aí.

Mas não me iludo: o dinheiro faz a diferença. Em quase todos os Campeonatos do mundo, é assim: quem investe mais, ganha. Um exemplo é o último Brasileirão: o Fluminense venceu e tinha o maior orçamento. Outros exemplos são os últimos Campeonatos Espanhóis, polarizados entre Real Madrid e Barcelona.

Só eu enxergo que o Fluminense e outros grandes estão entrando na canoa errada?

PS: para entender mais sobre o assunto, sugiro a leitura deste recente post meu, detalhando e exemplificando os tipos de negociação estabalecidos nos principais campeonatos europeus.

10 comentários:

  1. É isso aí. Concordo muito que esses acordos em separado só fazem aumentar a disparidade de Flamengo e Corinthians pros outros.

    Mas nossos clubes são burros, não sabem conviver em união. Suas diretorias levam pro lado profissional a rivalidade que deveria acontecer só nas arquibancadas.

    Se os clubes fossem mais espertos mesmo, se uniriam e não aceitariam nenhum valor muito abaixo que Flamengo e Corinthians. Aí eu quero ver se a Globo vai se interessar em só transmitir dois jogos por ano.

    Mesmo pros clubes do segundo escalão, a disparidade ainda é muito grande. 30 milhões é muito dinheiro. Essa diferença dá a Flamengo e Corinthians a possibilidade de contratarem 3 Freds a mais que os outros.

    ResponderExcluir
  2. Sendo que ao que parece a licitação daria um valor próximo a este somente para transmissão em tv aberta. Ou seja, ganharíamos mais negociando bloco. Aliais, todos os clubes ganhariam mais negociando em bloco, até Flamengo e Corinthians (só que a diferença seria menor).

    ResponderExcluir
  3. Redes Tv & Record peidaram?!

    Havia um caô de 9milha$ em prol da tv do Bi$po...

    ResponderExcluir
  4. Engraçado... dia desses me falaram que a torcida do Flu é a que mais compra pay-per-view... não sei se é verdade.

    Mas se é, e entrando nessa onde de negociar "em separado", porque o Flu não beliscou mais um pouco da Toda-Poderosa (que tb é dona do ppv)???

    Agora o comentário que invalida os dois primeiros parágrafos: QUE CUMPRA-SE A LEI DO MERCADO E AS REGRAS DA LICITAÇÃO QUE FOI FEITA PELO CLUBE DOS 13...

    Putaria essa de zoar a RedeTV e NÓS, TORCEDORES, porque vamos continuar com aquele horário DELICIOSO, AGRADABILÍSSIMO E TESUDO de 21:50...

    VERGONHA!

    ResponderExcluir
  5. Vinicius,

    Quando o "ranking" do pay-per-view não valia nada, as "pesquisas" indicavam que a torcida do Fluminense era a terceira que mais comprava, quase igual à do Corinthians, e menor apenas que a do Flamengo.

    Quando passou a contar para a divisão da grana, misteriosamente o Fluminense caiu para oitavo lugar nessas "pesquisas".

    O futebol brasileiro está uma podridão...

    ResponderExcluir
  6. Vou deixar de assistir as partidas dos outros times na TV aberta e só ver a do Flu!

    ResponderExcluir
  7. DENIS LEAL ESTA CORRETO: FLUMINENSE E OS OUTROS CLUBES AMADORES VAO RECEBER 47.000.000,00 A MENOS PARA DISPUTAR O CAMPEONATO..............E A GROBO VAI PASSAR MAIS JOGOS DAQUELES DOIS QUE VAO RECEBER 100.000.000,00!!!!!!!!!!!!
    TV PAGA FLA 15%, FLU 13,5% E CURINTHIA 13,5%, AGORA MUDOU????
    QUANDO COMEÇOU A HISTÓRIA DE NEGOCIAR SEPARADO ERA TUDO QUE A GLOBO QUERIA, POIS IA TRATAR DE SOMAS MILIONARIAS COM AMADORES E DEU NISSO AI...SABIA QUE ERA FURADA PRA MAIORIA.....
    ME ESTRESSEI...........

    ResponderExcluir
  8. PC, acabou o futebol.

    O que teremos é um campeonato Globrasileiro onde o Flamengo e o Corínthians irão conquistar um HEXA a mais que cada um dos outros juntos.

    Ninguém vê que o "mal necessário" vai à longo prazo arruinar com o futebol. Quero saber se depois de tudo acabado, os imbecis, idiotas, retardados, maria-vai-com-as-outras, débeis mentais, estúpidos, etc. dos flamenguitas vão ficar satisfeitos em jogar futebol só entre eles.

    ResponderExcluir
  9. exemplo de como deve ser é a NFL la o lucro da tv e da liga eh dividido de forma equilibrada assim existem times de cidades pequenas mas com dinheiro

    ResponderExcluir
  10. A Flusócio já se pronunciou a respeito disso?

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.