segunda-feira, 28 de março de 2011

Rogério Cem


Amigos, uma das frases feitas do futebol é: "goleiro é uma posição ingrata". O goleiro é a última pedra da fortaleza, a última esperança de evitar a ruína. O goleiro é aquele cuja falha significa o gol adversário. O goleiro é aquele cujos erros são inesquecíveis.

Há, porém, um arqueiro diferente no futebol brasileiro. Um arqueiro capaz de produzir mais do que difíceis defesas. Um arqueiro que tem a coragem de abandonar a sua meta, com um nobre e audacioso objetivo: marcar gols. Um arqueiro que defendeu praticamente um único clube em toda a sua vida, exemplo raro de fidelidade nos dias de hoje.

Falo de Rogério Ceni.

Ontem, contra o Corinthians, Rogério Ceni marcou, de falta, o centésimo gol de sua carreira, na Arena Barueri. Isso mesmo: um goleiro que assinalou cem gols.

Com 965 jogos pelo São Paulo no currículo, Rogério Ceni é também o jogador com mais atuações na história do clube. Figura, sem sombra de dúvida, na lista dos maiores ídolos do São Paulo, ao lado de mitos como Telê Santana, Pedro Rocha, Leônidas da Silva, Careca e Raí.

Ontem, na Arena Barueri, quando Rogério Ceni ajeitou a bola para a cobrança, quem estava no estádio teve o pressentimento da glória. Aquela pelota parecia inexoravelmente destinada às redes do Corinthians. Há lances no futebol em que a premonição é um sentimento tão real, tão coletivo, que a transformação em realidade é inevitável. Segundos depois, estava materializado o centésimo tento do goleiro-artilheiro.

Chego à conclusão obrigatória de que todo clube deveria ter o seu próprio Rogério Ceni.

PC

O centésimo gol de Rogério Ceni:

Anexo: lista de gols de Rogério Ceni, elaborada pelo jornal Lance! (clique para ampliar):

11 comentários:

  1. Acho-o meio babaca, pra dizer o mínimo. Mas tem estrela.

    ResponderExcluir
  2. Incrível! Bela homenagem, PC! :) Me sinto honrada por ter visto - e ver - esse cara em campo. Um beijo e saudações Tricolores!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Cheguei até o seu post pela indicação da Rê Jamus.
    Rogério é um cara predestinado. Ganhou TODOS os títulos possíveis em sua carreira. Fez defesas incríveis e marcou gols memoráveis. Mais do que o jogador, é essencial para o SPFC contar com o Rogério como pessoa. Aqueles que não gostam do M1TO é pq não o conhecem verdadeiramente. Pq ele tem fama de ser estrela, mala ou metido? Só pq ele é ítegro e não fica fazendo macacada em frente às camêras? Engraçado que NENHUM JOGADOR E NENHUM VEÍCULO DA IMPRENSA têm essa opinião medíocre sobre o Rogério.

    Enfim, eu como São Paulina, sou eternamente grata à este homem capitão. Eu vi o 1º e o 100º gol do craque e afirmo que dia 27/03/2011 foi um dos melhores dias da minha vida!

    Ah, o futebol é tão magico....

    Abraços, PC!

    ps.: Tb fiz o meu post sobre #RC100gols. Passa lá depois: http://www.spfc1935.com.br/2011/03/quebra-de-tabu-e-cenitenario.html

    ResponderExcluir
  4. É um mito, realmente. Fiquei saudoso pois o gol foi na Arena Barueri, onde vivemos dois finais de semana de muita alegria no ano passado, inclusive reverenciando o arqueiro são-paulino com gritos de "melhor do Brasil".
    Parabéns, Rogério Ceni!

    ResponderExcluir
  5. PC, apesar da enorme e longa batalha que a imprensa paulista travou nos últimos 10 anos para transformar o RC em titular da seleção brasileira nem mesmo ele conseguiu se firmar com este lobby. Sabe pq? Pq ele é fraco em mais de um fundamento(nunca vi goleiro ajoelhar apenas uma perna em cruzamentos rasteiros - só esse maluco faz isso). Eu não o queria no meu time, fui goleiro, sei que goleiro tem que ser regular, estar debaixo das traves e ponto (o Roger Flores entende o que eu digo). Pq ele não foi ser jogador de linha?
    Na boa, não merece este crédito, temos vários goleiros brasileiros melhores que ele.
    Abs

    ResponderExcluir
  6. Obrigado a todos, são-paulinos e tricolores, pelos comentários.

    Respeito a opinião de todos, e peço que façam o mesmo. Somos todos tricolores, civilizados, e não precisamos "brigar" sem motivos.

    Por favor, não quero que esta caixa de comentários se transforme em "ringue", como acontece nos posts sobre Flamengo e Corinthians.

    :-)

    ResponderExcluir
  7. Thiago, excelentes as nossas lembranças da Arena Barueri, né? hehe!

    "PQP, é o melhor goleiro do Brasil, Rogério Ceni!" HAHAHAHAHAHA

    Até o juiz foi elogiado naquele dia. :D

    ResponderExcluir
  8. "Rogério Ceni é chato pra cacete" Milton Leite.

    --

    Eu tenho boas lembranças do Rogério Ceni, vamos a três delas:

    1)http://www.youtube.com/watch?v=ipJdECzyy_I

    2)http://www.youtube.com/watch?v=cCskWAi7WqA

    3)http://www.youtube.com/watch?v=gbpcAUYyNb4

    --

    Quanto as são paulinas que vieram dar o ar da graça aqui, elas serão sempre bem vindas.

    --

    Saudações Tricolores.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo post.

    Em 2000, eu estava no Morumbi, no jogo São Paulo 1x1 Internacional. Gol do Rogério Ceni, de falta, gol 1.000 do São Paulo em Campeonatos Brasileiros.

    Lembro que fiquei puto da cara, como pode tomar gol de goleiro? Rogério Ceni adquiriu com o tempo o respeito e acabou com o preconceito que todos tinham com goleiros batendo falta ou penalti.

    Parabéns Rogério Ceni.

    ResponderExcluir
  10. Alexandre,

    Eu também estive presente no estádio em um dos gols da carreira do Rogério Ceni.

    Foi ano passado, no jogo Fluminense 2 x 2 São Paulo, no Maracanã. (foi o único gol dele no Maracanã)

    E ele ainda pegou um pênalti na partida... Sorte que aqueles dois pontinhos não fizeram falta para o Fluminense ser o campeão brasileiro de 2010. hehe!

    ResponderExcluir
  11. O Rogério é um desses jogadores raros hoje em dia. Meio marrento, às vezes, mas não deixa de ser um grande goleiro. Quem dera ter um Ceni no gol do Flu. Aliás, goleiro era o nosso forte tempos atrás!!!

    ST e parabéns aos torcedores do São Paulo e, em especial, ao Rogério 'Cem' pela bela marca. Muitos atacantes não chegam a esse número. O segredo? Ele mesmo já revelou: TREINAMENTO!

    Grande post, PC!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.