quinta-feira, 5 de maio de 2011

A importância do projeto de associação em massa


Hoje escrevo sobre um ponto fraco do Fluminense no atual cenário do futebol brasileiro: a absoluta ausência de um projeto de associação em massa.

Os benefícios da democratização do clube são inúmeros: maior arrecadação, antecipação de receitas, melhor relação com a torcida, menos problemas com vendas de ingressos, maior influência do sócio/torcedor/cliente na política do clube, etc, etc, etc.

No entanto, me restringirei ao simples argumento financeiro. Para isto, citarei o melhor exemplo do assunto no futebol brasileiro. O exemplo é tão bom que, antes de eu dizer, o leitor já sabe qual é: o Internacional de Porto Alegre, com seus 100 mil sócios, ou quase isso. Na semana passada, o clube gaúcho publicou, em seu site oficial, o balanço financeiro de 2010. Na parte de "receita líquida das atividades", está a arrecação com o quadro social. Em 2009, o valor foi de R$ 37.415.874,00. Em 2010, aumentou para R$ 39.032.075,00.

Só para deixar bem claro: são quase quarenta milhões de reais por ano de receitas sociais. Traduzindo para uma linguagem que o torcedor do Fluminense se acostumou a entender: uma Unimed.

Pergunto: com suas finanças arrasadas, a maior dívida dos clubes brasileiros, pode o Fluminense abrir mão de uma receita dessa dimensão? Respondo: claro que não.

A gestão do presidente Peter Siemsen já completou quatro meses e meio, e até agora não deu mostras de ter elaborado um plano verdadeiro de associação em massa (infelizmente, o vice-presidente de marketing Idel Halfen já declarou que o clube não lançará o programa de fidelidade neste ano). Os exemplos estão aí, no Inter e em outros clubes brasileiros: poderiam ter sido copiados, e implementados no primeiro dia da gestão. Claro, o ideal seria um programa adaptado à realidade do Fluminense. Mas é melhor implementar uma cópia de outro clube do que... não fazer nada!

Um programa bem feito certamente contemplaria, pelo menos:
- vários níveis de sociedade (desde o cidadão que só pode ou só quer pagar 20 reais por mês, até o sujeito que está disposto a desembolsar 1000 reais mensais);
- direito a voto nas eleições do clube para todos os sócios adimplentes;
- vantagens interessantes, naturalmente proporcionais ao valor da mensalidade;
- separação entre "sócio de clube" e "sócio de arquibancada" (afinal, não dá para imaginar dezenas de milhares de pessoas frequentando nossa sede);
- modalidade de "associação à distância" com vantagens reais (o Fluminense possui torcedores espalhados pelo Brasil, e também no exterior).

Evidentemente, o sucesso do programa não é instantâneo. O próprio Internacional demorou anos para conseguir alcançar a quantidade de sócios que alcançou. Por isso mesmo, o início do trabalho deve ser imediato. Já deveria ter acontecido, para ser mais exato.

Aos poucos, os clubes brasileiros estão acordando, e percebendo este enorme potencial. Até quando o Fluminense continuará hibernando?

PC

Referências:
- Direto do Fonx - É muita vergonha imitar? (sobre o Racing da Argentina).

7 comentários:

  1. "... o sucesso do programa não é instantâneo. O próprio Internacional demorou anos para conseguir alcançar a quantidade de sócios que alcançou. ..."

    Apenas este pedaço de parágrafo, PC, já é o bastante para torná-lo inviável. No Flu tudo tem que ser rápido. A diretoria não espera, o patrocinador não se interessa e a torcida perde a paciência. Acho interessante, mas não creio que dê certo.

    Se implantarem, algo realmente sério, conte comigo!

    ST

    ResponderExcluir
  2. Eles não vão implementar por estas e outras razões:

    - Diluição do poder de Celso Barros.
    - A entrada de novos (e muitos) sócios tbm dilui a influência dos grupos políticos que querem se perpetuar sugando dinheiro do clube em cargos remunerados (Flusócio, Esportes Olímpicos...)

    ResponderExcluir
  3. QUE EU ME LEMBRE, ESSA ASSOCIAÇÃO SERIA LANÇADA ENTRE MAIO E JUNHO.
    ALIÁS, ESTOU ANSIOSAMENTE AGUARDANDO POR ELA PARA TENTAR ENTRAR DE SÓCIA.
    ST.
    ALÊ.

    ResponderExcluir
  4. Para falar a verdade, esta opção significa ou a redenção do FFC (desde que o projeto seja bem conduzido) ou a sua transformação em um clube de bairro, pois em estrutura e associação, nós, que fomos modelo internacional durante as primeiras décadas, não apenas paramos no tempo, como regredimos como clube de futebol de primeira linha internacional.
    De exemplo de organização e estrutura, a sermos sacaneados por ex-treinador e jogadores pela falta delas, foi uma queda brutal.
    O projeto de associação em massa bem sucedido, nos dará independência, poderá sanear as nossas finanças e nos colocar no topo de novo, segundo sonho.

    ResponderExcluir
  5. Está certíssimo, Mestre!

    Mas as barreiras políticas são muito fortes...

    ResponderExcluir
  6. Com certeza, Ramón, mas espero que o espírito de grandeza daqueles que se consideram donos, patrões, senhores feudais e assemelhados do FFC, fale mais alto em algum momento.

    Que se inspirem em Oscar Cox, que desenhou o Fluminense e o futebol carioca para serem modelos para o mundo, e menos no Caixa D'Água, Eurico Miranda e seus filhotes que ainda estão no futebol carioca, que fazem do futebol algo pequeno, egoísta e feio.

    ResponderExcluir
  7. Essa semana, estive na reunião do Conselho Deliberativo do FFC, quando foram apresentados os números do orçamento. O Fluminense arrecadou em 2010 cerca de 10 milhões de reais de receita social, o que é muito pouco.

    O Inter arrecadou 40 milhões em 2010...

    Comentários no orkut.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.