sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Jogo dos 7 Erros



#1) Programa Guerreiro Tricolor

Os fatos comprovam o absoluto fracasso do programa: nas partidas da Copa Libertadores da América, o previsível deserto no Engenhão; no Campeonato Brasileiro, cerca de dois mil pacotes vendidos. Com um agravante: o plano foi idealizado quando a torcida estava no auge de empolgação, embriagada por uma conquista pela qual esperou vinte e seis anos. Preços errados, marketing mal feito... e o ânimo da torcida murchou.

#2) Negociação dos direitos de transmissão

O abismo criado em relação a Flamengo e Corinthians resultará, a médio e longo prazos, numa desvantagem competitiva muito difícil de ser superada. E o pior nem foi ter assinado o atestado de pequenez em relação aos outros clubes: foi ter sido um dos primeiros a fazê-lo, sentando na mesma mesa que o Flamengo, maior beneficiado do acordo.

#3) Venda de Darío Conca

Por mais assolado por dívidas que o Fluminense esteja, a venda do maior ídolo dos últimos 25 anos por um valor abaixo de sua multa rescisória é injustificável. O prejuízo técnico da equipe não compensa o lucro obtido pelo clube na transação.

#4) Falta de transparência

Pelo visto, a prometida auditoria nas contas do clube foi conversa para boi dormir. Os contratos com empresas, tais quais FSB e Traffic, continuam obscuros para sócios e torcedores do clube. Os balanços publicados esclarecem pouco a respeito das contas da instituição.

#5) Preços dos ingressos

Utilizando mil desculpas esfarrapadas, a diretoria insiste na manutenção de preços claramente acima do valor real dos ingressos. O baixo comparecimento dos torcedores é a evidência de que a política de preços adotada está equivocada. Alguns conselheiros ainda têm a coragem de jogar a culpa na torcida... quando vão entender que o cliente nunca é o responsável pelo fracasso de um produto?

#6) Planejamento inadequado no futebol

Foram seis meses sem um gestor profissional contratado para o futebol. Foram três meses com um treinador interino, com a Copa Libertadores da América em pleno andamento. Os treinos continuam sendo realizados no mesmo Estádio de Laranjeiras. Nossos atletas continuam se lesionando mais que a média. Em algumas posições, o elenco não possui sequer um reserva.

#7) Nenhum movimento para Associação em Massa

O Fluminense vai ficando para trás, enquanto seus concorrentes já desfrutam de uma receita que pode chegar a dezenas de milhões de reais por ano. E o pior é saber que, mesmo que haja a intenção de implantar um projeto nesse sentido, nosso Conselho Deliberativo dirá "não, obrigado". Um dia chegaremos ao século XXI?

PC
(postado no PAVILHÃO TRICOLOR)

4 comentários:

  1. Tem toda razão, o nosso Fluminense está muito atras dos rivais, principalmente no departamento de marketing, uma torcida que consome muito e é apaixonada, mais essas pessoas não são profissionais e não estão enxergando isso.

    ResponderExcluir
  2. Lembro que quando saiu o HORCADES disse que o PETER era a PATRICIA do FLUMINENSE...estava errado...a PATRICIA é melhor que o PETER...ST.:

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o Hulk,

    acho que o nosso principal problema está no marketing mesmo. Quanto a adm do futebol, com erros e acertos, tirando aquele período de mudanças, as coisas vem seguindo de forma razoável. As contratações se mostraram acertas, etc.

    Mas o marketing é horroroso, não sabem gerar renda e resultados esportivos em conjunto com a torcida. O clube tem que se posicionar como um parceiro de seus torcedores e não como um extorquidor, como é o caso atual do Flu!

    As negociações com a TV foram ridículas, partiram para um modelo retrogrado que pode levar a falência do futebol nacional. Além disso não tomam cuidado com coisas mínimas como a escolha da camisa a ser dada ao cara do UFC (escolheram a grená e não a tradicional), o uso excessivo da camisa grená também é algo não favorece ao clube (que quer reforçar sua identidade com a camisa tradicional) e sim a Adidas (que quer vender a novidade dela).

    Etc.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.