quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Esclarecimento: vagas na Copa Libertadores 2012

Na foto, os velhinhos da Conmebol...

Após as recentes mudanças de regras e algumas declarações contraditórias por parte de dirigentes da Conmebol, achei necessário escrever este post para esclarecer os critérios de classificação à Copa Libertadores.

Amigos, a Copa Libertadores da América de 2012 terá 38 clubes: o atual campeão Santos, outros 5 clubes brasileiros, 5 clubes argentinos, e 27 clubes dos outros 9 países (3 de cada: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela e México). Este número de clubes por país não muda em hipótese alguma, qualquer que seja o resultado da Copa Sul-Americana.

12 clubes não entrarão direto na fase de grupos, tendo que passar obrigatoriamente pela "primeira fase", que chamamos de pré-Libertadores. Esses clubes serão os piores classificados de cada país (totalizando 11). O décimo-segundo é do país do atual campeão (este ano, o Brasil). Portanto, a pré-Libertadores em 2012 terá 2 clubes brasileiros, 1 argentino, 1 boliviano, 1 chileno, 1 colombiano, 1 equatoriano, 1 paraguaio, 1 peruano, 1 uruguaio, 1 venezuelano e 1 mexicano. Novamente, este número de clubes por país não muda em hipótese alguma, qualquer que seja o resultado da Copa Sul-Americana.

Desde o ano passado, a Conmebol concede uma vaga na pré-Libertadores ao campeão da Copa Sul-Americana. Aqui, cabe ressaltar: esta não é uma vaga "nova". Em 2010, o Independiente venceu a Copa Sul-Americana e entrou na última vaga argentina, "roubando" o posto de um outro clube do país. Este ano, três dos quatro semifinalistas (Vasco, Universidad de Chile e Vélez Sarsfield) já estão classificados à Copa Libertadores de 2012. Surgiu então a pergunta: se um deles vencer, para qual clube irá a vaga da Copa Sul-Americana?

Há algumas semanas, um dirigente da Conmebol declarou em entrevista à Folha de São Paulo que a vaga seria herdada pelo vice-campeão, e se este também estivesse classificado, pelo terceiro colocado, e assim por diante. No entanto, não houve nenhum comunicado oficial da Conmebol nesse sentido. Hoje, finalmente, veio a resolução: "en el caso de ganar alguno de ellos la actual Sudamericana, entrará a la Libertadores mediante la plaza obtenida en sus torneos nacionales". Em tradução minha: "caso algum dos clubes já classificados vença a atual Sul-Americana, entrará na Libertadores pela vaga obtida nos torneios nacionais". Isto é, o Vasco jogará direto na fase de grupos (pela vaga da Copa do Brasil), independentemente de vencer ou não a Copa Sul-Americana. Novamente, o comunicado não cita a possibilidade de herança da vaga pelos colocados seguintes da Copa Sul-Americana.

As vagas do Brasil estão preenchidas assim, por enquanto:
- Santos direto na fase de grupos (campeão da Copa Libertadores de 2011);
- Vasco direto na fase de grupos (campeão da Copa do Brasil de 2011);
- Corinthians direto na fase de grupos (um dos dois primeiros colocados do Brasileirão 2011, exceto Santos e Vasco);
- Fluminense já garantido, mas sem saber ainda se direto na fase de grupos ou na pré-Libertadores (com mais 1 ponto se garante na fase de grupos);
- Internacional, Figueirense, Flamengo, São Paulo, Botafogo e Coritiba brigando pelas duas vagas restantes, provavelmente ambas na pré-Libertadores.

Repito: o triunfo ou não do Vasco na Copa Sul-Americana não terá absolutamente nenhuma influência na distribuição acima, porque o clube já está classificado pela Copa do Brasil.

Além de Santos, Vasco, Corinthians, Fluminense, Universidad de Chile e Vélez Sarsfield, outros clubes já estão classificados: Arsenal de Sarandí (Argentina), Nacional, Peñarol e Defensor (Uruguai), Bolívar e Real Potosí (Bolívia), Universidad Católica (Chile), Emelec e Deportivo Quito (Equador), Nacional (Paraguai), Alianza Lima (Peru), Atlético Nacional (Colômbia), Táchira, Zamora e Caracas (Venezuela), Chivas Guadalajara, Cruz Azul e Tigres (México).

O sorteio dos grupos da Copa Libertadores de 2012 se dará nesta sexta-feira, 25, na sede da Conmebol, em Assunção, capital do Paraguai.

PC

4 comentários:

  1. Esclarecedor!! Em meio à tantas informações equivocadas...
    Sendo assim, como torcedor do Figueirense, continuo na esperança de morder um 5º lugar no Brasileirão!
    Muito Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Luiz, obrigado pelo elogio.

    Boa sorte ao Figueirense. A belíssima campanha merece ser coroada com esa vaga na Copa Libertadores!

    ResponderExcluir
  3. Mais um poucos anos e será mais fácil saber quem não vai, porque a cada ano empilham mais times e mais times.

    Hoje, um quinto colocado pode ser o melhor do continente, é inadmissível isso, está-se perdendo legitimidade.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.