domingo, 18 de dezembro de 2011

Resenha: Barcelona 4 x 0 Santos


Amigos, o incrível Barcelona confirmou o favoritismo no Japão, e atropelou o Santos: quatro a zero, fora o baile.

Para explicar o triunfo do gigante da Catalunha, precisamos voltar no tempo, para a década de 70. Foi quando o consagrado holandês Johan Cruijff, um dos maiores futebolistas de todos os tempos, chegou ao Barcelona. E foi o responsável pela maior transformação que um clube de futebol jamais sofreu. Cruijff impôs a manutenção da posse de bola como maior lema do clube: "se eu tenho a posse de bola, o adversário não tem", dizia o gênio. Desde então, o Barça forma todos os seus atletas sob esta filosofia. A obsessão pela posse de bola se traduz na bizarra marca atual: três anos e sete meses com mais posse que todos os adversários enfrentados.

O irritante tico-tico do Barcelona prova-se hoje, sob o comando de Josep Guardiola, uma estratégia quase perfeita. Os resultados são impressionantes: de 2006 pra cá, o clube conquistou 2 Mundiais da FIFA, 4 Campeonatos Espanhóis, 3 Ligas dos Campeões da Europa, e 1 Copa do Mundo (como base da Seleção da Espanha). O último time a demontrar tamanha superioridade com relação a todos os seus concorrentes foi o lendário Bayern de Munique da década de 70.

Neste domingo, em Yokohama, o Barcelona encarou o Santos da mesma forma como enfrenta todos os seus adversários. Para a mítica equipe catalã, não importa se o oponente é o Rayo Vallecano ou o Real Madrid, o Al-Sadd ou o Santos. Tampouco importa se sofrem um ou dois gols, ou se marcam um ou dois gols. O jogo é o mesmo, e deve ser jogado da mesma forma, sempre. Simples e, ao mesmo tempo, assustador.

O Santos não deve procurar culpados pela derrota. Todos sabíamos que era um duelo desigual, cruelmente desigual. Ainda que Neymar estivesse naqueles dias de inspiração peléica, o triunfo brasileiro seria bastante difícil. Mesmo que Muricy inventasse uma tática revolucionária, mesmo que Rafael se transformasse numa muralha intransponível, mesmo que Ganso atuasse em seu máximo potencial... o triunfo brasileiro seria bastante difícil.

Para derrotar o atual Barcelona, não basta jogar bola. Fosse escalada e treinada uma seleção de estrelas internacionais para enfrentá-los, eu ainda apostaria minhas fichas no Barça.

Como parar o carrossel catalão? Não sei, sinceramente não sei. E ouso afirmar que ninguém no mundo sabe. O esporte mais assistido do planeta está de joelhos, diante de onze semideuses banhados em azul e grená.

PC

Narração espanhola do quarto gol:

***

3 comentários:

  1. Ano que vem o Abel vai mostrar como faz, escreve aí.

    Marquinho >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Xavi

    ResponderExcluir
  2. Gostei do 'peléica', PC! Eheheh...

    O Neymar assimilou o que aprendeu com o jogo; o Muricy, nem tanto. Continuou marrento.

    Ano que vem, Flu x Barça!

    ST

    ResponderExcluir
  3. O Barcelona tem mais talentos individuais, mais entrosamento, mais confiança, melhor esquema de jogo...

    Complicado, só Marquinho mesmo pode pôr fim à hegemonia catalã.

    Com o jogo de ontem, eis minha lista de campeões mundiais atualizada:

    1951 - Palmeiras
    1952 - Fluminense
    2000 - Corinthians

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.