domingo, 6 de maio de 2012

Resenha: Tricolor 4 x 1 Botafogo


Amigos, a natureza está recheada de exemplos de atrações irresistíveis. No universo, os planetas orbitam em torno do sol, puxados pela imensa força gravitacional da estrela. Nos átomos, os elétrons levitam em torno dos núcleos, eletricamente atraídos pelos prótons. O magnetismo analisa como e por quê os metais não resistem à tentação dos ímãs. O que a ciência não consegue explicar é a atração inigualável que as taças sentem pela Rua Álvaro Chaves.

Sabemos que o Campeonato Carioca não é mais aquela competição que levava multidões de cento e sessenta, cento e setenta mil pessoas ao Maracanã. Há não muito tempo, o torcedor preferia o Estadual ao Brasileiro e à Copa Libertadores. Hoje, não é mais assim, em parte por culpa de dirigentes que incham o Campeonato com clubes menores, e promovem estranhas fórmulas de disputa. Mas é uma taça, o Fluminense a disputa, e sempre que o Tricolor entra em campo, o objetivo é o triunfo, é a glória.

Na decisão deste domingo, os holofotes estavam sobre o Botafogo, que fez melhor campanha, que jogava em sua casa, que ainda não havia perdido um jogo esse ano, que tinha maioria nas arquibancadas. No entanto, ao Fluminense nunca cabe o papel de coadjuvante. Quando é o Tricolor que está do outro lado, os adversários sabem que não terão moleza. A história do futebol ensina que os "timinhos" do Fluminense levantaram muitos troféus.

Quando Renato fez 1 a 0, parecia que o Botafogo confirmaria seu favoritismo. Mas o que aconteceu depois foi o seguinte: regido por Deco - o artista - e Thiago Neves, o Fluminense tomou conta do jogo. Acuou o Botafogo, empurrou o Botafogo para perto de sua meta. E o Botafogo mal conseguia respirar.

Ainda no primeiro tempo, a pressão tricolor deu resultado: Carlinhos levantou na área, Thiago Neves ajeitou de cabeça para o meio, e Fred marcou um golaço, de bicicleta. Começava a desmoronar a cidadela alvinegra no Engenhão.

Quando já haviam transcorrido uns 10 minutos da etapa complementar, o alvinegro Lucas parou contra-ataque tricolor com falta em Thiago Neves, e foi corretamente expulso. Cabe dizer que, ainda no primeiro tempo, Antônio Carlos, ex-tricolor e atual botafoguense, havia alertado o companheiro, que estava cometendo muitas faltas e já tinha cartão amarelo. Lucas não ouviu o conselho do herói do Campeonato de 2005, e esta desatenção pode ter decidido o Campeonato de 2012.

No minuto seguinte à expulsão, lance de cinema: Deco, o artista, deu passe espetacular para Rafael Sobis, o iluminado, que mandou a bola para as redes, sem chances para Jefferson. Era o Fluminense virando a decisão para 2 a 1.

Ali, estava claro que o Fluminense tentaria aproveitar a situação de ter um homem a mais em campo, para liquidar de vez o Campeonato. O Tricolor continuou senhor do jogo, e não demorou muito para Thiago Neves efetuar uma assistência primorosa para Rafael Sobis. O iluminado driblou o goleiro e tocou para o gol com categoria: Fluminense 3, Botafogo 1.

De Deco para Rafael Sobis, deste para Fred, deste para o jovem Marcos Júnior, deste para o gol, num chute cruzado e rasteiro. 4 a 1 para o Tricolor: a antes improvável goleada era agora realidade.

O Fluminense já é o campeão? Não, ainda não. Nossas vitórias nunca são prévias: ainda é necessário o suor da partida derradeira. Não dá para negar, entretanto, que só uma catástrofe tiraria a taça das Laranjeiras. Como escrevi no começo, o Botafogo terá que superar esta atração irresistível entre o Fluminense e as taças. Uma tarefa que beira o impossível.

Quinta-feira à noite, nós tricolores voltaremos ao Engenhão, para a segunda partida do duelo contra o Internacional, pela Copa Libertadores. Preparemos nossos corações e nossas cordas vocais!

PC

Melhores Momentos - Fluminense 4 x 1 Botafogo

11 comentários:

  1. Dominamos, jogamos como nunca e vencemos como sempre. Esses caras quando querem dificilmente são batidos. Acho que o jogo de hoje deixou algumas coisas bem claras:

    - Thiago Neves gosta de decisão;
    - Fred também;
    - Sobis nem se fala;
    - Deco faz parecer fácil fazer coisas incríveis de tão simples.

    --

    - Arbitragem

    Vi botafoguense reclamando de pênalti em Loco Abreu no segundo tempo, mas se aquilo foi penalti, o que foi o agarrão do Antonio Carlos no primeiro tempo?!

    --

    Vamos que vamos, bom treino pra decisão de quinta.

    ResponderExcluir
  2. PS: Bela homenagem do Fred fazendo um gol bicicleta no Botafogo, Marcão chorou vendo a cena.

    PS2: Quase que Fred e Sobis fazem uma bicicleta dupla, tipo Super Campeões.

    ResponderExcluir
  3. PC,
    grande jogo do tricolor hoje. Talvez a melhor apresentação dos últimos 3 anos...

    Acho muito improvável uma riviravolta do fogão.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. http://kibeloco.com.br/2012/05/06/enquanto-isso-no-engenhao/

    :)

    ResponderExcluir
  5. Grandes triunfos também atraem grandes narrativas. Parabéns ao PC Filho por não ter impedido que a natureza seguisse seu curso. O título é iminente e já podemos sentir seu perfume.

    ResponderExcluir
  6. O gol do Bota se originou de mais uma pixotada
    do incrível Edinho, quase pôs a mão na bola, não dá para entender como possa ser escalado.

    ResponderExcluir
  7. Um jogo pra lavar a alma! No fim de uma semana que começou com um flamenguista me dizendo que seríamos pisados como o Vasco foi! Estava muito enganado meu caro!
    Os protagonistas do espetáculo:
    O que falar sobre o Deco? Maestro; a mente pensante dentro das quatro linhas, com uma visão do futuro ele consegue colocar a bola onde exatamente o matador vai estar. Ainda que o time num todo tenha ido bem, Deco, novamente, genial!
    TN Voltou a voar, jogar muito, faltou um gol pra ficar melhor.
    Sóbis, premiado com dois gols (um deles um golaço) pela aplicação que vem apresentando em várias partidas. Depois de amargar o sabor da reserva, para uma jovem promessa do futebol (Nem), ele soube esperar a sua hora e mostrar que o bom jogador não é só aquele, que como Neymar, dribla o time adversário todo, mas também aquele que joga com o time, pelo time, em busca de um resultado comum: a vitória, deixando de lados vaidades e apenas jogando o bom futebol que sabe jogar.
    Fred, matador! Nunca se deve subestimar jogadores do padrão do Fred, mas sempre se espera mais dele.
    Parabéns a defesa, sem erros notórios, parou o soberbo Loco Abreu, que teve que se ajoelhar diante dos gigantes Gum e Euzébio, que mesmo com suas limitações o desejo de vencer fez com que brilhassem ontem.
    Edinho, nobre, por favor, já que é impossível que o Abel lhe tire do time, pelo menos siga o exemplo dos zagueiros, vença suas limitações com sacrifício em campo!

    ResponderExcluir
  8. O time cresce na hora certa. Tomara que seja assim também na quinta-feira, com arremate no domingo. Haja emoção!

    Parabéns, PC, pela resenha. O primeiro parágrafo então...

    ST

    ResponderExcluir
  9. "O que a ciência não consegue explicar é a atração inigualável que as taças sentem pela Rua Álvaro Chaves."

    Excelente texto!

    Atuação de gala!

    ResponderExcluir
  10. Obrigado a todos pelos elogios e comentários. :)

    ST,
    PC

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.