terça-feira, 25 de setembro de 2012

01/06/1980 - Flamengo 3 x 2 Atlético Mineiro


Vídeo: Canal 100.

Diante de 154.355 pagantes no Maracanã, pela primeira vez em sua história o Flamengo sagrou-se campeão brasileiro de futebol. Mas bater o espetacular Atlético Mineiro do artilheiro Reinaldo não foi tarefa fácil.

No primeiro jogo da decisão, o Atlético Mineiro vencera o Flamengo por 1 a 0, no Mineirão. Assim, na partida de volta, o Flamengo precisava da vitória, ao passo que o empate já bastava para o Atlético ser campeão.

Logo no início, o Fla fez 1 a 0 com Nunes, mas o Galo empatou no minuto seguinte, com Reinaldo. No finalzinho da primeira etapa, Zico fez 2 a 1 para o Fla. Mas, aos 21 minutos do segundo tempo, mesmo se arrastando em campo, lesionado, o craque atleticano Reinaldo fez mais um, empatando o placar em 2 a 2.

Quando Reinaldo seria finalmente substituído, foi expulso pelo árbitro José de Assis Aragão, que alegou que o ídolo atleticano estava fazendo cera. Os atleticanos até hoje não se conformam com a arbitragem de Aragão nesta partida.

O rubro-negro só conseguiu o gol do título aos 37 minutos da etapa final, em grande jogada individual de Nunes. Flamengo 3, Atlético 2, e era o fim da incômoda fama de "time regional" que assombrava a Gávea. O Flamengo finalmente era campeão brasileiro de futebol.

PC

Ficha Técnica
01/06/1980 - Flamengo 3 x 2 Atlético Mineiro - Maracanã (Rio de Janeiro)
Motivo: Decisão do Campeonato Brasileiro de 1980 (Taça de Ouro).
Público: 154.355 pagantes.
Renda: Cr$ 19.726.210,00.
Árbitro: José de Assis Aragão (SP).
Flamengo: Raul; Toninho, Manguito, Marinho e Júnior; Andrade, Carpegiani (Adílio) e Zico; Tita, Nunes e Júlio César. Técnico: Cláudio Coutinho.
Atlético: João Leite; Orlando (Silvestre), Osmar, Luisinho (Geraldo) e Jorge Valença; Chicão, Toninho Cerezo e Palhinha; Pedrinho, Reinaldo e Éder. Técnico: Procópio Cardoso.
Gols: Nunes, aos 7' do 1º tempo (1-0); Reinaldo, aos 8' do 1º tempo (1-1); Zico, aos 44' do 1º tempo (2-1); Reinaldo, aos 21' do 2º tempo (2-2); Nunes, aos 37' do 2º tempo (3-2).
Expulsões: Reinaldo, Chicão e Palhinha (todos do Atlético).

Mais de 150 mil pessoas pagaram ingresso para assistir ao grande jogo.

Ingresso de arquibancada da decisão Flamengo x Atlético MG.

Mesmo lesionado, o heroico Reinaldo fez grande partida.

A finalíssima foi um jogo muito dramático. A tensão tomou conta do Maracanã.

Os atleticanos Chicão e Cerezo e o flamenguista Zico disputam a bola.

2 comentários:

  1. Tomara que hoje o Fla consiga uma vitória mais tranqüila. Adoraria um 3 a 0, com dois de Liédson e um do Love. Ronaldinho expulso também seria bem bacana.

    ResponderExcluir
  2. Esse blog é sensacional. Estou usando muitas imagens para o mundorubronegro.com

    Estamos fazendo, junto com o jornalistya e maior colecionador de jogos, Gustavo Roman, um especial chamado Biografia Rubro Negra

    http://www.mundorubronegro.com/biografia-rubro-negra-capitulo-14-o-campeonato-brasileiro-de-1980-parte-2/

    Abs

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.