quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Mais censura...

"Lutem até o fim!", eis o singelo conteúdo da faixa.

Já noticiei neste blog dois episódios de censura a manifestações de torcedores nos estádios (vejam aqui e aqui). Em ambos os casos, as faixas foram expostas e posteriormente retiradas por ordem da polícia.

E o que já estava ruim, ficou pior. Agora, acreditem, a censura é prévia. Todo cidadão que desejar estender uma faixa nas arquibancadas de estádios cariocas deve encaminhar um e-mail ao GEPE (Grupamento Especial de Policiamento em Estádios), solicitando autorização.

OK, é uma invasão, mas a gente tenta entender: vai que um idiota resolve fazer uma apologia ao nazismo... Porém, os policiais censores estão com tolerância zero...

O torcedor Lauro Cernicchiaro, idealizador da singela faixa "Lutem até o fim!", que praticamente simboliza o espírito do Fluminense desde 2009, tem tido a solicitação sistematicamente recusada pelos policiais (vejam a notícia no Netflu). E sem justificativa: a resposta é sempre um seco "Negado".

Eles acham mesmo que "Lutem até o fim!" é alguma espécie de incitação à violência? Não consigo conceber que um ser humano seja capaz de tamanha estupidez. (talvez eu devesse acreditar mais em um sábio professor da faculdade, que diz que "Deus limitou a inteligência do homem, mas não limitou a burrice!")

O próprio conceito da censura já é abominável. O fato de ela ser prévia aumenta o absurdo. E agora, além de tudo isso, ela ainda é executada com tamanha intransigência?

Enquanto isso, torcedores visitantes são tratados como lixo, em todo o Brasil, conforme nos revela o relato do amigo Emiliano Tolivia, sobre sua incrível viagem a Belo Horizonte no domingo passado...

Enquanto isso, torcedores sofrem nas mãos de cambistas, conforme o relato da amiga Jessyca Ponce, sobre sua jornada para conseguir exercer o direito da meia-entrada...

Perguntar não ofende: no assunto "futebol", a Polícia está mesmo se preocupando com os problemas certos?

PC

6 comentários:

  1. Isso tudo é patético, PC. O futebol está virando uma palhaçada. Um vergonha!

    ResponderExcluir
  2. É, Leandro, como você disse no outro post, daqui a pouco até vaia e olé serão julgados...

    ResponderExcluir
  3. Isso aí é uma vergonha! O time tinha que (só de sacanagem) entrar com a faixa do cara! É o mínimo.

    Acho que foi o Cuca (ou o Gum, ou o Fred, num lembro) que deu um depoimento certa vez falando justamente dessa faixa, que quando eles leram aquilo em 2009 os brios foram lá no alto, tipo: "eles acreditam na gente, vamos comer a bola!"

    ST!!!

    Ps.: O CABO É MULAMBO, fato!!!

    ResponderExcluir
  4. Não acho legal provocar nesse momento. A torcida, sim, deveria gritar hoje no estádio essa frase. Ou, no próximo, um mosaico.

    É uma ideia.

    ResponderExcluir
  5. Vinicius,

    Há mais ou menos uma hora, eu mandei essa sugestão de o time entrar em campo com a faixa, para um amigo que trabalha no clube. Ele gostou da ideia, e eles vão tentar entrar em contato com o responsável pela faixa.

    PS: o cabo é mulambo, fato!!! [2]

    ResponderExcluir
  6. O time poderia entrar com ela nos próximos 5 jogos!!!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.